Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Primeira Gravidez X Segunda Gravidez

Uhuuuu! Completados os primeiros seis meses e já caminhando na primeira semaninha do sétimo mês é hora de fazer uma avaliação (sabe avaliação semestral?) sobre as nuances da primeira gravidez e desta segunda. Vamos lá?

0 a 6 semanas

ÍSIS
Nós não planejamos a primeira gravidez (sim, gravidezes surpresas ainda acontecem no século XXI), mas eu havia parado de tomar meu anticoncepcional injetável dois anos antes, impulsionada por uma greve da Anvisa, que deixou minha dose mensal de esterilidade presa na alfândega (valeu, Dona Anvisa!) seguida de uma libido aumentada sem a dose de hormônios e uma vontade louca de "desintoxicar" meu organismo, deixar ele trabalhando sozinho. A solução encontrada por mim e marido foi aquela tabelinha meia boca, sabe? Camisinha nos dias férteis, tudo liberado antes e depois. O que a gente não previa é que a natureza tem caminhos escusos para garantir a procriação da espécie e naquele mês de agosto de 2008 eu ovulei duas vezes...E aconteceu uma coisa muito legal: sabe aquelas cenas de filmes em que a mulher chora após transar com o parceiro dizendo "amor, nosso filho foi concebido hoje?". Pois é, aconteceu comigo. Marido não acreditou, afinal não estávamos no período fértil, mas...Ísis está aí para não me deixar mentir. Fiz um exame de urina com uma semana de atraso que deu tão, mas tão positivo que nem precisei confirmar com o de sangue. Era um domingo pela manhã, estávamos em Balneário Camboriu/SC e nossos sentimentos foram de surpresa (mentira, eu já sabia!), felicidade, emoção e medo. Tiramos uma foto do resultado do exame e eu coloquei a foto no meu finado orkut. O exame real está guardado dentro do álbum de fotos dela.

PEDRO
Sempre disse que engravidaria novamente, a depender da experiência com o primeiro filho, que logicamente foi muito boa; e gostaria de engravidar 2 anos após o nascimento do primeiro, então, ao contrário da Ísis, a gravidez do Pedro foi muito planejada. Ísis completou 2 anos em abril e nós engravidamos em maio. Mais uma vez eu soube que havia engravidado antes mesmo de fazer o exame, de urina novamente, com 4 dias de atraso. Era uma segunda feira, estávamos em casa no nosso intervalo de almoço e nossos sentimentos foram de felicidade, fertilidade, emoção e medo. Tirei uma foto do resultado do exame e publiquei aqui no blog. O exame real ainda está dentro da minha bolsa...

7 - 16 semanas

ÍSIS
Aqui começou meu inferno astral. Um mal estar inicial que foi gradualmente sendo substituído por um enjoo comparável apenas a minha pior ressaca de vinho, mas era uma ressaca 24x7, intolerável. E um gosto na boca que...credo, enjoo só de lembrar. Paladar alterado também aconteceu muito...ao colocar o alimento na boca aquilo parecia tudo, menos o que eu estava comendo. Um horror!

O que é isso? Vou morrer? O bebê está fazendo isso? Ele vai morrer? Isso não pode ser normal...O quê? Não tem remédio que dê jeito nesse enjoo? E o que eu faço? E os vômitos? Vomitar 6 vezes ao dia é normal? Como assim? Eu vou morrer? Essa placenta demora muito para se formar? O quê? Tenho 10 semanas ainda nesse inferno? Nunca mais quero engravidar na vida...O quê? Tem grávida que passa mal os 9 meses? Nunca mais quero engravidar na vida...

Sério, eu detestei esse início. Eu parecia um zumbi, eu tirei férias para vomitar, ao faltei ao trabalho para vomitar, e cheguei atrasada para poder vomitar em paz em casa. E tive enjoos de várias coisas insanas como: propagandas de TV (eu sentia ânsia só de ver uma de uma atriz, Lavínia não sei o quê, grávida), sites da internet (eu sempre gostei de ver blogs de tricô, mas só de ver uma lã e uma agulha corria para o banheiro), cidades (incrivelmente eu passei a sentir ânsia sempre que pensava em Balneário Camboriu), cheiros antes amados (eu amava lavanda, tinha um desses odorizadores em casa e hoje ainda não posso sentir esse cheiro), comidas e bebidas antes amadas (passei a detestar peixe, feijão, café, doces, ensopados, lazanhas).

Passava as horas vagas, entre uma vomitada e outra, deitada, conversando com o BB e explicando que aquilo tudo de ruim que eu estava pensando, falando, não tinha nada a ver com ele, mas sim com essa natureza ingrata que ainda não havia evoluído o suficiente para que eu pudesse engravidar sem passar mal.

O resultado foram 3 quilos a menos.

Tive infecção urinária.

PEDRO
Copiar e colar tudo o que eu descrevi acima, com algumas diferenças: eu sentia que comendo, mastigando algo, ficava mais fácil tolerar os enjoos; e que quando ficava de estômago vazio, a coisa toda ficava insana. Eu enjoei do cheiro da minha cozinha, eu enjoei dos livros, do tricô, feijão, ensopados, café, doces, pão, queijos, sucos, frutas (salvo maçã) e saladas cruas. Não enjoei de cheiros, salvo lavanda.

Por conta das mastigadas constantes eu vomitei menos, mas a sensação era de que eu passava mais tempo no auge do enjoo. Apesar disso, psicologicamente, eu me senti melhor, porque já não era novidade para mim e havia sido um risco calculado na fase de preparação para a segunda gravidez. Eu engravidei sabendo o que poderia passar nos meses iniciais.

O resultado foram 3 quilos a mais.

Tive infecção urinária.

17 a 24 semanas

ÍSIS
Nas primeiras semanas fui deixando de vomitar, passando a um leve enjoo, depois mais 15 dias de azia forte, para em seguida...nada! Passei a curtir, enfim, a gravidez, a barriga começou a aparecer bem redonda, alta. Comecei a fazer hidroginástica para gestantes, drenagem linfática, pensar na decoração do quarto, que queria que estivesse pronto até o sétimo mês, comprar as roupinhas, acessórios. Marido e cunhados pintaram o quartinho de lilás e decoramos com o tema "fundo do mar", baseados num quebra cabeças da Grow, que eu e marido montamos especialmente para o quarto dela.

Não tive grandes alterações de humor e descansava bastante. As dores na lombar que começaram a aparecer por volta do quinto mês, foram embora com a hidro. Não tive grandes desejos alimentares, salvo frango à passarinho!

O nome foi escolhido no dia do ultrassom em que saberíamos o sexo. Até aquele dia eu pensava que a Ísis era um menino, mas, incrivelmente, não conseguia chamar o bebê de Pedro, nome escolhido desde sempre. Ísis nunca foi um nome previamente pensado por nós como possibilidade para filhas meninas, mas marido sonhou com esse nome, me contou naquela manhã e eu senti que era Ísis o nome da nossa pequena assim que ouvi.

Ganhei 9 quilos desde o início da gestação (3 perdidos no início + 6 quilos).

PEDRO
Eu já não vomitava muito, então a transição não foi bem sentida nessa segunda gravidez. Com 18 semanas eu ainda enjoava, mas já não tinha tanta necessidade de mastigar para ficar melhor. Passei a aceitar os alimentos antes recusados, principalmente as frutas cítricas (teve uma tarde que comi 3 laranjas seguidas!) e as saladas. Leite e queijo ainda são um probleminha, mas eu como todos os dias, assim como o feijão e os doces. Ainda sinto muita azia, sofro horrores com gases, não tolero muito líquido e, devido ao frio que faz aqui e a necessidade de usar muitas roupas e sapatos fechados, sofro mais com inchaços.

Não consigo me exercitar regularmente, tento caminhar de vez em quando, fazer alguns exercicios de yoga para gestantes, mas só consigo manter a drenagem, desta vez 2 vezes por semana. É o que me salva. A consequência são muitas dores nas costas.

Eu tenho mais alterações de humor. Passo da euforia à raiva, desta à tristeza profunda para dali a pouco ficar eufórica novamente. Tive - e ainda tenho - vários desejos alimentares não saciados. Será que o Pedro vai nascer com cara de supermercado? O-O

A barriga veio crescendo diferente, mais para frente, mais baixa, num formato totalmente diferente da primeira...será que é verdade isso de que barriga de menina é redonda e barriga de menino é pontuda? Não sei se tem fundamento, mas minhas barrigas foram diferentes...

Eu sinto muito mal estar após as refeições e muito mais fome que no mesmo período da primeira gravidez. Incrivelmente, o resultado até o momento foram 6 quilos a mais, talvez porque eu não tenha perdido nada nas primeiras semanas.

Eu não descanso como deveria/gostaria, não passo hidratante no corpo e barriga com a mesma regularidade, não tenho tempo de ficar horas filosofando com a barriga debaixo do chuveiro, não tiro sonecas.

Não conseguia me decidir por nomes de meninas, antes de saber o sexo, mas já pensava firmemente em Pedro desde o início. Desta vez não tive palpites ou intuições furadas...salvo a incompetência por me decidir por um nome feminino, o descobrimento do sexo do nosso segundo filho foi realmente uma surpresa.

O quartinho dele ainda não está pronto, salvo os móveis que eram da Ísis, e que serão dele agora. Ele ainda não ganhou roupinhas, acessórios, decoração. Já bolei tudo na minha cabeça, mas já não tenho mais o mesmo tempo disponível da primeira gravidez para arrumar tudo. Espero conseguir deixar o quarto pronto antes do nascimento!

14 comentários:

  1. Ui amiga,nme me fala em ganho de peso na gravidez...kkk..eu engordei nada menos que 23 quilos,tive muita mas muita azia..blah!
    Mas como dizem cada gravidez é unica...será que um dia farei essa comparação???rsss
    beijos e otimo fds!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  2. OI ADOREI O BLOG, TO SEGUINDO. PASSA LÁ NO NOSSO CANTINHO E SE GOSTAR NOS SEGUE TBM... BJUS

    ResponderExcluir
  3. Legal teu post!
    Interessante que dizem que cada gravidez é diferente da outra, as minhas eu achei bem parecidas!
    Felizmente não tive enjoos e curti cada minuto... certo que no final a ansiedade de ver o rostinho é uma loucura!
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Adorei sua postagem! Fica calma, o segundo filho é mais na correria mesmo. Comigo foi igual! O quartinho dele vai ficar lindo e pronto a tempo. No final, tudo dá certo! Vc viu que linda minha filhota ja com "senso crítico". Fiquei toda metida! rsrsrs...
    Obrigada pela sua visita lá no meu Blog e desculpe a demora em responder. Uma ótima semana para vcs!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa nine como der ser ruim ter enjoo!
    Eu não tive mas tinha uma fome, comia tanto resultado 24 kg a mais hauhaua
    (tem que rir pra não chorar)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Impressionante a sua habilidade de registrar esse detalhes! Ainda estou dentro da gravidez e já esqueci várias coisas! hehehe
    Mas posso dizer que as minhas foram bem diferentes tb, com o agravante que eu achava na primeira que já tinha sentido "o pior"... na segunda? enjoos até o quinto mes e azia (aparentemente até o parto)
    Será que o segundinho vai dar mais trabalho tb?
    Bjo, obrigada pelo carinho no Super!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    eu de novo...esqueci de dizer que fiquei suuuper feliz que vc achou a Ana Luisa parecida comigo!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ai, como você aguenta tanta enjôo?
    Sim, sei que pelos filhos...

    Você me passou seu e-mail um tempo atrás mas não estou encontrando. Passa de novo? Ou me escreve:

    danielagarbellini @ gmail ponto com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana! Saudades suas por aqui! Pois é, o assunto balança é um saco, ainda mais agora com essa ditadura de que tem que engordar no máximo 10 quilos...fala sério!

    Oi, Natália, seja bem vinda!

    Oi, Gisele! Pois é, eu fiquei nessa de cada gravidez é diferente e tals...mas na parte ruim as minhas foram iguais, hahaha Beijos!

    Oi, Chris! Pois é, o segundo entra, ou melhor, sai, com o jogo já andando...daí temos que adaptar quase tudo! Beijos!

    Oi, Ju! Na primeira eu só emjoei...na segunda eu enjoei e tive/tenho bem mais fome...um horror...vamos ver o saldo até o final, né? Beijos!

    Anne, eu gravei bem todas as sensações da gravidez, principalmente as ruins, olha que chato! Mas o resultado é tão bom, mas tão bom, que estou aqui novamente, hahaha Beijos!

    Dani, pelos filhos, sempre pelos filhos... Vou te escrever! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. É interessante saber que uma gravidez é diferente da outra!!! Logo mais quero mais um baby!!!
    Beijos!!!

    Lívia.

    Ah! Beijinho na Ísis!

    ResponderExcluir
  11. Caramba! Já tá no 6º mês?
    No segundo o tempo é menor, a fome maior e o enjoo é o mesmo. Rs
    Nascer com cara de supermercado foi ótimo! Kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Realmente as gestações são bem diferentes, né? Obrigada pelo comentário lá no blog. O Victor, meu primeiro filho, tem alergia a proteína do leite de vaca. Já por esse motivo parei de consumir LV como prevenção...também estou cuidando da alimentação para diminuir o risco das cólicas...não estou consumindo chocolate, excesso de açúcar, frutas ácidas e etc... Acho que é a imaturidade do intestino do baby mesmo... Obrigada pela atenção. Estou sempre acompanhando o seu blog e fico muito feliz quando leio as novidades! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo Pedro, faz tanto tempo que não passo por aqui, nem por outros blogs, que nem sabia que era um menino, muito legal, um irmão pra Ísis, eu tb tive irmão um pouco mais novo e é muito bom,
    Nossa eu não tive UM enjoo, nem me sentia grávida no início :S
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Que legal esse balanço Nine!! E que divertido poder fazer essas comparações de gravidez de menina e de menino. Eu tive muuuita alteração de humor tb, será coisa de mãe de menino? Talvez as variações hormonais sejam maiores, sei lá...
    Também engravidamos "de surpresa", apesar de eu ter parado a pílula há vários meses e não fazermos controle nenhum. Eu simplesmente tinha apagado a ideia de gravidez da cabeça, não pensava nisso! Até que um exame de urina positivérrimo como o seu confirmou, tb nem fiz exame de sangue...
    E, ao contrário de vc, minha dificuldade com nome é maior para nomes masculinos!! Nome de menina adoro vários, mas de menino sempre enrosco... rs...
    bjos!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...