Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mendoza: um deserto onde eu quero estar, rodeada de bons Malbec e azeitonas argentinas!

Calma, não sou nenhuma fanática, não! E nem gostava muito dessa uva, mas me rendi ao seu sabor tomando um maravilhoso Malbec da Terrazas de los Andes acompanhado de verdejantes, suculentas e gordas azeitonas argentinas.

Mendoza foi nosso primeiro destino nas férias e decidimos chegar até lá de avião, a partir de Santiago, para evitar 8 horas de viagem de ônibus com duas crianças. O voo é tenso para quem, como eu, ainda acha que é muito antinatural estar voando! Para mim foi horrível sobrevoar os Andes, passar pelas turbulências e ouvir a cada minuto a comissaria de bordo avisar que não poderíamos desatar o cintos, levantar e tals. Medo total! Para compensar, é lindo! :)

Não planejamos muito o que fazer por lá, porque achávamos que a cidade era pequena e que os pontos  a serem visitados era todos próximos, só que não. Dei uma olhada nos pontos turísticos da cidade, que esperava vencer em dois dias; e reservamos um dia para passeio pelas vinícolas e um dia para passear num parque de água termal de lá. Só que eu não contava com o clima árido, que acabou deixando a Ísis muito indisposta para passeios durante o dia.

O clima de Mendoza é um desafio a parte, lembra muito o clima de Brasília, com seu ar pesado, seco. Eu e marido até que gostamos, mas as crianças sentiram bastante. A Ísis ficou muito mal humorada e sem vontade de fazer nada, mal caminhava durante o dia só curtindo mesmo passear a noite e o dia em que fomos para o parque de águas termais.

Uma dica: em Mendoza, no verão, faça como os mendozinos: tire uma siesta das 13:00 às 17:00 horas e fique abrigado do sol, tomando muito líquido (que pode ser um bom vinho da região), comendo sorvete e alfajor gelado! Não caia na besteira de fazer como nós que queríamos conhecer os parques e plazas nesses horários. A gente não percebe porque não sua, mas o calor é forte!

Mendoza foi uma grata surpresa, confesso que trocaria fácil dois dias de Santiago por mais dois dias em Mendoza, mas passamos um total de quatro dias por lá e dividimos nosso tempo assim:

DIA 1: visitamos as Plazas: San Martin, Independência, Peatonal Sarmiento; reservamos nosso passeio para as Termas Cacheuta e nosso tour por vinícolas e olivícolas locais. Como o comércio fecha das 13:00 às 17:00 horas ainda conseguimos dar uma voltinha a noite pelas largas calçadas do centro.

Plaza San Martin


Plaza Independencia

Plaza Independencia: ela sempre correndo em direção à água

Plaza Independencia: ensinando o mano a "curtir a paisagem"




Peatonal Sarmiento: parada para um refresco


DIA 2: visitamos o Parque General San Martin, ou melhor, parte dele, pois é enorme! Fomos até o topo do Cerro da Gloria, onde avistamos o lindo monumento em homenagem ao Exército dos Andes, descemos e paramos no lago do Rosedal, pois o calor era sufocante, o ar estava muito seco e só perto da água foi que nos sentimos melhores. Uma dica aqui é que o parque fica longe do centro e para chegar ao topo você vai precisar de muita disposição, pois é uma subida longa. Com crianças, sugiro que faça como nós: pegue um táxi e combine com o motorista para que ele aguarde no topo de 5 a 10 minutos, tempo suficiente para dar uma olhada no monumento e na paisagem, para depois descerem com o taxista. Tentamos almoçar num restaurante, mas a Ísis não se sentiu bem e voltamos para o hotel. Depois de um descanso no hotel visitamos a Plaza España. À noite caminhamos pelo centro, tomamos muito sorvete e compramos nossos regalos de viagem.

Parque General San Martin: Cerro da Gloria e Monumento ao Exército dos Andes

Parque General San Martin: Lago do Rosedal, um oásis em meio ao deserto!

Parque General San Martin

DIA 3: Tour pelas vinícolas e olivícolas da região. Optamos pelo tour de meio dia, pois ficamos receosos de um de dia inteiro com as crianças, então não incluía almoço, apenas degustação de vinhos e azeites. Eu não consegui visitar as vinícolas que gostaria, pois os passeios são divididos por dia da semana e naquele dia não havia reservas para as que eu queria nas duas empresas que consultamos. Poderíamos fazer o passeio privado, mas era muito caro e em dois deles as crianças não eram permitidas neste tipo de passeio (privado com harmonização de vinhos e almoço). Nos passeios comuns, o Pedro não pagou, mas a Ísis pagou meio tour. Pagamos R$ 100,00 por este passeio (2 vinícolas com degustação, 1 olivícola com degustação, 2 adultos, 1 criança).

Plaza España

Plaza España

Plaza España: e desde então eu penso e digo "já dizia o Martins Fierro: os irmãos tem que ser unidos!"

Sede do Governo de Mendoza, chafariz e anjo







DIA 4: Termas Cacheuta! Super recomendo! Quer fazer uma farofa com estilo na sua viagem? Vá a esse parque de águas termais encravado na cordilheira. É lindo, é barato e o parque possui serviço de transporte que te pega e te deixa no hotel. Se você for com criança então, é o programa perfeito!




Minhas impressões da cidade é que é uma cidade muito turística, onde fomos sempre muito bem atendidos, onde há ótimos restaurantes (que não fomos) e bares noturnos (que não frequentamos). Há inúmeros passeios para se fazer por lagos e trilhas em meio à Cordilheira, cavalgadas, vilarejos para visitar. Há inúmeras vinícolas, uma ao lado da outra, uma mais linda que a outra e boa parte delas é classificada como bodegas boutique, ou seja, seus vinhos são para venda local ou para exportação, não se encontra no mercado local.

Enfim, apesar do que li blogs a fora, achei que quatro dias na cidade não foram suficientes e saímos de lá com gostinho de quero mais! Não conseguimos visitar algumas plazas, nem o aquário e o zoo, muito menos a Calle Aristides e a Peatonal Alameda. Restaurantes legais ficarão para uma próxima vez, mas recomendo as empanadas do Mercado Central! :)

Eu adorei conhecer uma fábrica de azeite de oliva e adorei comer as empanadas argentinas no Mercado Central da cidade. O passeio pelas termas foi o ponto alto da viagem, além das caminhadas pelas ruas lindas e largas da cidade.

Claro que houve momentos perrengues...que viagem em família não tem? Dois deles envolveram a Ísis, tadinha, que não ficou bem naquele clima árido e fez o maior chororô num restaurante e no início de nosso tour pelas vinícolas. O ponto alto para ela foi o passeio pela Termas Cacheuta, sem dúvida! E passear a noite, quando o clima estava mais amigável, mesmo depois das lojas fecharem ela não queria ir embora, queria continuar passeando!

Semana que vem teremos Santiago, yaya!

4 comentários:

  1. Que lugar lindo, que fotos lindas.. estou encantada! Parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nine, suas fotos estao dando agua na boca. Sempre quis conhecer Mendoza porque tenho amigos de la que falam maravilhas do lugar - confirmado por vc, mas tem esse detalhe - o clima seco. Nao sabia que as criancas pudessem sentir tanto, mas faz sentido.

    Esse é exatamente o tipo de viagem que a gente gosta. Nossa paixão é viajar meio sem rumo e explorar os quatro cantos do lugar, mas com criancas, me dou conta que nada mais conveniente que praia mesmo. Eu nao sou muito fã nao, mas me rendi e aproveitei muito. O esquema de ir pra resort então é super pratico. A gente foi numa época de promoção e usando as milhas do meu marido (tem que haver alguma vantagem nessa vida de ter marido que viaja, ne nao?), então ficou mais barato que se tivéssemos ido pra qualquer lugar no Canadá!

    Lá a gente tinha 4 restaurantes pra escolher e podíamos pedir na piscina pelo mesmo preço. Além disso, tinha uma equipe de lazer pra ficar com criancas, piscinas, jacuzzis e claro, a praia ali na frente. Amamos! A gente ficou o dia todo de bobeira e descansamos de verdade.
    Só me dá um treco de pensar que fomos ao México e nao conhecemos nada (mayas, astecas, who are these people?), mas DESCANSAMOS e nesse momento é isso que importa pra gente.

    Beijos e fico aguardando o Post de Santiago. Estivemos lá uma vez, mas nao com crianca!

    ResponderExcluir
  3. Nine, temos de fato algum tipo de ligação bizarra. Eu estou escrevendo nesse momento meu relato de viagem, pensando em como gosto de viajar sem rumo, como somos pão duro e ainda assim gostamos das coisas "boas"da vida... tomei Eco dos andes tb, estivemos em Puerto Iguazu. Depois eu conto, esses posts estão na área de teste! :) bjo e AMEI as fotos demais!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quanta foto linda, Ísis está lida demais, qnt tempo não passava por aqui, volto logo pra ler tudinho,
    bjs

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...