Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

A primeira sessão de por quês a gente nunca esquece...



Desde que eu escrevi esse texto aqui muita água já passou por debaixo da ponte de carneirinhos brancos e saltitantes do sono. Tem noites que tudo sai perfeito, como num roteiro de filme, mas é claro que tem aquelas noites em que nada dá certo e ontem foi uma delas, acrescida de uma pitada de especialidade, já que foi a sua primeira sessão noturna de por quê? (ou pu quê?, como você diz).

Em tempo:
A primeira vez que você fez uso do pu quê, foi numa tarde em que estávamos brincando eu, você e o porquinho (fantoche) e lá pelas tantas subiu um cheirinho característico de fraldas cheias. O porquinho prontamente te avisou que as fraldas estavam cheias e deveriam ser trocadas para continuarmos a brincadeira. Na hora você parou, olhou para mim (sua mãe) e largou um pu quê? Explicações sobre a comida, as bactérias, o bumbum assado e a higiene necessária e esperada para seres humanos e você deu o assunto por encerrado.

Continuando...

Noite passada acordo às 02:00h da madrugada com você me chamando. Tento te convencer a deitar novamente, você não aceita, quer colinho. Pego você e sentamos na poltrona. Você pede o tetinho iaiate (você já sabe falar chocolate, mas sempre que pede seu leite, pede desta forma). Eu te explico que você precisa ficar no berço para que eu possa preparar o leite. A partir daí, seguiu-se quase uma hora de pu quês:

- Filha, você precisa ficar no seu berço para a mamãe preparar o seu tetinho.
- Pu quê?
- Porque você cresceu, está mais pesada e a mamãe não consegue mais preparar o tetinho apenas com uma mão, sente dor nas costas. Você espera no bercinho?
- Nããão! Num qué becinho, qué caminha!
- Não filha, a cama da mamãe está desarrumada, não dá para você esperar lá. Você tem o seu berço.
- Num qué beço, qué caminha, tetinhoooo iaiate!
- Já te expliquei: fica no seu berço que eu preparo o teti para você. Ou ficamos aqui na poltrona até você dormir (percebe que a paciência já estava rareando?).
- Pu quê?
- Porque é de madrugada, hora de dormir.
- Pu quê?
- Porque de noite a gente dorme para descansar, para ter energia para brincar de manhã. Você não gosta de sair e brincar com seus amiguinhos? Tem que nanar (paciência zero aqui)!
- Pu quê?
- Porque é assim que as coisas são: de noite dorme, de dia brinca e agora é de noite.
- Qué tetinhoooo!
Explico tudo novamente
- Nããoooo! Mufada! (pede para ir para o sofá da sala)
- Não filha, agora não é hora de ver desenho.
- Pu quê?

Segue-se mais explicações sobre o relógio biológico, falo do Simão (do livro Todas as Noites do Mundo), falo do berço, etc, etc.

Quase uma hora depois acho que respondi todas as suas perguntas sem cair em contradição, pois você virou para mim e pediu o tetinho iaiate pela milionésima vez, aceitando esperar por ele no berço. Fiz 100ml de leite (sem o chocolate, pois de madrugada você não percebe) e vinte minutos depois de muito senta, deita, coloca bundão de fralda na minha cara, me cobre com sua mantinha, me dá seu travesseiro, você finalmente conseguiu dormir.

Quando estou te cobrindo você sorri no sonho. E eu rio junto. Mais uma noite.

8 comentários:

  1. ai Nine..só te digo uma coisa..a fase do porque começa..e não termina mais nuncaaaaaaa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.tem vezes que nem eu sei o q responder..e ai me lembro daquele velho programa dos anos 80:passa ou repassa.Eu falo: pergunta p teu pai!
    kkkkkkkkkkkk..bjs,otima semana!!

    ResponderExcluir
  2. ain amiga que coisa né.. já já é minha vez... sera q essa fase acaba? hehhehehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Ai essa fase do "pu quê" ainda vai dar muito que falar e por muito tempo! Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  4. Nine querida, essa fase do porque nao acaba nunca!!! Minha filha de 6 mudou um pouco as perguntas, mas so complicou, porque agora quer saber por que o tsunami acontece, por que existem as placas tectonicas, por que existem furacoes, etc!!!
    Chega uma hora que falo que não sei ;0)
    Obrigada pelos comentarios la no blog!!
    Muitos beijos,
    Gi

    ResponderExcluir
  5. Ai que delicia, Nine, uma fase mais linda que a outra... Mas o pior é que o nivel de dificuldade dos "pu quês" só vão aumentando, né? E haja imaginação e jogo de cintura dos pais pra responder tudo!

    Aqui, o Nic tem algo peculiar... Ele tem mania de perguntar e ele mesmo responder. Eu dou altas risadas das respostas dele. Vamos ver até quando isso vai durar!

    Beijos, querida! E obrigada sempre pelos seus comentários lá no blog, adoro todos!

    Lu

    ResponderExcluir
  6. qui lindinha !!! não vejo a hora de ouvir minha piquena falando ....

    beijoss

    ResponderExcluir
  7. Ai gurias, vcs me assustam...então tenho certeza de que essa fase de pu quê não posso ir para o sofá de madrugada será o melhor dos tempos, em?
    Beijos em todas!

    ResponderExcluir
  8. Nine, que figurinha é essa???? Olha, esses "porquês" não vão terminar tão cedo e o pior é o malabarismo que a gente tem de fazer pra achar as respostas!!kkkkkkk

    Bjos!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...