Você entrou numa fase de conversação muito gostosa! Agora, quando chegamos do trabalho, você tenta nos contar como foi o seu dia, as brincadeiras que fez, o que viu na rua, o que mais te chamou a atenção. E eu acho uma fofura suas expressões e palavras truncadas com enrolações de língua que tentam ser frases completas! Tenho vontade de te afofar e mal te deixo terminar de contar alguma coisa, já estou beijando, dizendo como você é linda, esperta, fofa, salve, salve (liga não, filha, é que a mamãe é coruja mesmo!)!
Agora você fala como o Cebolinha, da Turma da Mônica, trocando os eles pelos eles, ops, os erres pelos eles! Daí saem : pantela, colatigo (curativo, que já foi culatido), histólia, pala (do verbo parar), entre tantas outras ditas no dia a dia e que a mamãe nunca lembra na hora de escrever, ai, ai.
Outro padrão seu é trocar o jota pelo zê: zunto (junto), zétsons (jetsons, o desenho), zanela (janela) e por aí vai...
Fora essa maneira cebolenta/abelhenta de falar ainda tem aquelas palavras favoritas da mamãe! Agora temos alimba (margarina!), pampufa (pantufa), janininha (joaninha), tôi (cobertor, que você não gosta de ter por cima nem nos dias mais frios!), boletinha (borboletinha, que já foi boboletinha, não sei por que você comeu uma sílaba), tabalá (trabalhar), uim (amemdoim, que você ama de paixão e vive pedindo desde que experimentou), boeda (moeda), samonete (sabonete), opa (roupa), panta (planta), uafo (garfo), colelinha (colherinha), culé (colher).
Tem os números: um, duis, tês, caco, cinco, seis, sete, oto, novi, deeeez! Mas você não sabe as quantidades, então 5 samonetes você chama de duis! Aliás, qualquer coisa acima de um você diz que é duis, ou um monte!
A formação de frases também está bem legal: já entendemos quase tudo que você diz e você ainda está na fase papagaio: a gente fala, você repete!
- Mamãe a papai a tabalá os duis! (quando saimos nós dois para trabalhar você fala para a L. e a V., que ficam com você em casa).
- Tudo mundo, ou tudo zunto! (quando você quer que todos se abracem, se beijem ou que fiquem com você fazendo alguma coisa).
- Qué tetinho a iaiate! (Quando você quer tomar seu leite com chocolate. Essa a primeira frase que você diz pela manhã, logo depois do a mamãe?, se é o seu pai quem te tira da cama, ou do olá, bom dia!, se sou eu).
- Qué a umpódi! (Quando você quer fazer/pegar qualquer coisa que você já saiba de antemão que não pode...espertinha...).
E ainda tem as interjeições fofas: ai, ai, ai, quando você faz algo que sabe ser indevido, ou quando nos vê fazendo algo assim; ai, mideux (ai, meu Deus!), quando a gente não consegue entender o que você está dizendo ou quando a gente não quer fazer o que você quer; cudádo (cuidado) quando nós estamos fazendo alguma coisa que você considera perigosa.
Fora que o fato de contarmos história para você nos rendem ótimas tiradas e frases! Estou amando esta fase, Ísis!
Ai que delicia essa fase... E quantas palavras novas!!! Essa menina tá muito esperta e fofa, fofa, fofa! Me fez lembrar que tenho que registrar os avanços linguisticos do Nic, que agora conta até estorinha... eu me morro, assim como vc! :)
ResponderExcluirE querida, nem precisa colocar o link pro blog não, achei otimo do jeito que estava mesmo. Obrigada pelo seu carinho de sempre, ta?
Beijos,
Lu
Cada dia mais fã dessa papagaia!
ResponderExcluirEla fala muiiito amiga!
Parabéns Ísis!
Bjinhos
Ana e Pedro Augusto.
Oiii! ai que fofura essa fase..sabe que eu gravei no meu celular o Enzo contando uma historia..e n me canso de ficar ouvindo..qndo estou longe me alivia a saudade,qndo estou perto,puxo ele p perto e agarro muito ele..kkk..eu acho muito lindo o jeito que eles falam errado,e matraqueando sem parar!rsrs..
ResponderExcluirbeijos e uma otima quinta!!
;-)
Gente, quanta fofura!!!!
ResponderExcluirFase deliciosa!
Beijos!
Lívia.
ai, mideux (ai, meu Deus!), quando a gente não consegue entender o que você está dizendo ou quando a gente não quer fazer o que você quer; cudádo (cuidado) quando nós estamos fazendo alguma coisa que você considera perigosa.
ResponderExcluirHAHAHAHHAHAHAHAHAHA me afinei o ai, mideux, ela deve pensar GENTE TANSAAAA! nao entendem o que eu digo!
e o cudááádo hahahahah preciso muito ver ela vou ficar 1 mes na tua casa denovo não é justo!
Beijo amo voceeeeees!
Gente que tagarela essa Ísis, adoro essa fase de descoberta da fala...essa menininha está muito esperta!
ResponderExcluirbjs
Oii ... tudo muito lindo .... passo dia e passo a noite esperando pela primeira palavriha da minha piquena .... e enquanto não vem vou me divertindo com as palavrinhas da Isis que por sinal é uma tagarela desde piquitita ADOROOOO
ResponderExcluirBeijosss e tenha um ótimo final de semana
Oi Lu! Eu sempre tento gravar as palavras, as frases, mas quando vou escrever esqueço tudo! Beijos!
ResponderExcluirAna, tagarela é o nome do meio da Ísis, desde pequena (?), rsrsrs Beijos!
Ana! Aqui tb sempre tenho uns videos da Ísis no celular e tb sempre faço uso deles nos momentos de saudade ou em casa parea assistir juntinho dela, rsrsrs Beijos!
Li, obrigada!
Tia Mari, a casa está de portas abertas, é só vir! Beijos!
Andrea e Minha filha..., eu tb sempre gostei de ler sobre as palavras e frases das outras crianças e ficava ansiosa pelo meu momento! E ele chegou e é maravilhoso mesmo! Beijos!
Oiiiii... vim primeiro para agradecer o carinho e a preocupação com agente e depois pra dizer que realmente essa fase da fala é muito gostosa... Mas ó... essa menina tá muito adiantada hein? rs rs rs Vai dar um trabalhão...Mulher já fala pelos cotovelos por natureza mesmo... rsrsrsrsrs bjos em vcs!
ResponderExcluir