Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mãe na teoria X mãe na prática

Ísis ajudando a mamãe a fazer bolho

Um dia com certeza você vai ser mãe na teoria, vai dizer que quando você for mãe seus filhos serão educados assim, ou assado, não serão com os filhos daquela sua amiga que não consegue nem ir ao supermercado sem enfrentar uma crise birrentística por causa de um pirulito. Não, você vai ser firme!

Mas talvez um dia você seja mãe na prática e aí, minha filha, quase todas as suas teorias cairão por terra...

CENA 1:

Você vai estar atarefada arrumando o seu quarto: a cama está por fazer, o banheiro está de pernas para o ar e tem uma pilha de roupas sobre o pufe para você separar o que vai para lavar e o que volta para o armário. Olha no relógio: já deveria ter começado o almoço. Na porta você vê sua filha chegando com duas bermudas numa mão e um body na outra dizendo que vai aumá a opinha, vai dobá, vai gadá a opinha, para em seguida começar a empilhar todas as roupas das gavetas dela no meio do seu quarto ainda desarrumado. A mãe na teoria que ainda te habita diz que é para você não permitir aquilo, fazê-la guardar as roupas, explicar que não pode tirar as roupas da gaveta e colocar no chão, que isso não é arrumar, é desarrumar, etc, etc, etc, MAS a mãe na prática que você se tornou deixa tudo como está, afinal enquanto ela empilha todas as roupas dela no meio do seu quarto você ganha dez minutos de paz para fazer aquela arrumação the flash neste cômodo da casa.

CENA 2:

Você chegou do trabalho, colocou a mesa, esquentou o jantar da filha, chamou o marido para lanchar. Durante a refeição vai se desdobrando entre uma mordida no sanduiche, tentar ouvir o que o marido está contando/falando/perguntado/pedindo, enquanto gentilmente ajuda a pequena a comer o próprio jantar. Lá pelas tantas o marido está amuado porque você não consegue prestar muita atenção ao que ele diz enquanto alimenta a filha e tenta alimentar a si mesma e a pequena está derrubando a comida do prato sobre a bandeja do cadeirão para em seguida esfregá-la por toda a bandeja e esmagar os grãos de arroz e feijão nas mãos. A mãe na teoria que ainda te habita te fala para não permitir aquele tipo de comportamento, que comida não é brincadeira, que ela não deve derrubar do prato para o bandeijão, que ela vai se sujar, te sujar, sujar o chão, o mundo! MAS a mãe na prática que você se tornou pensa que ela já comeu o suficiente e que enquanto ela está distraída lambuzando tudo com os restos de comida você vai conseguir terminar seu sanduiche sossegada e trocar meia dúzia de palavras ininterruptas com o marido.

CENA 3:

Você descobriu recentemente que a arte de fazer bolos pode ser estremamente relaxante, então você se programa para testar uma receita nova toda semana, avisa ao marido que vai para a cozinha fazer um bolo e pede para ele dar aquela atenção básica para a filha não te seguir, mas a pequena ainda não descobriu que o pai será seu herói num futuro bem próximo (ao menos é o que você espera que aconteça) e te segue obstinadamente por todos os cômodos da casa, inclusive no banheiro, então nesse dia já era de se esperar que ela te seguisse até a cozinha. Enquanto você separa os ingredientes, a pequena pede colo com uma entonação de voz e carinha de fazer inveja a muito cachorro que caiu de mudança. A mãe na teoria que ainda te habita te diz para ficar firme, não ceder, não dar colo e explicar que agora você não pode, MAS a mãe na prática que você se tornou sabe que será um desgaste desnecessário, pois você só é capaz de resistir aos pedidos insistentes de cóninho por no máximo trinta segundos. Então resignadamente você pega a filha no colo, a apóia nas ancas (o que está resultando numa lordose/escoliose daquelas!) e tem uma idéia de gênio: vai pedir para ela te ajudar a fazer o bolo. O resultado é que você ganha quinze minutos de paz para terminar o bolo real, enquanto a pequena se esbalda num pote com farinha de trigo...melhor nem pensar na sujeira!

CENA 4:

Você precisa fazer o almoço. Coloca a filha no sofá e diz que vai colocar um DVD para ela assistir, pergunta qual ela prefere e a resposta é quase sempre a mesma nos últimos tempos: pantela talan, talan. Você coloca o DVD e sai para a cozinha, mas mal consegue pensar direito no que vai cozinhar e a pequena aparece ao seu lado. Você insiste para ela ir ver a Pantera Cor de Rosa, mas ela responde prontamente que nin qué a pantela. Tá. Finge que não está nem aí para ela, mas a espertinha sabe como fazer as coisas e já está com a porta do armário de comida aberto, puxando sacos de arroz, açúcar e farinha, derrubando enlatados, colocando macarrão cru na boca. Incrível como ela é rápida, você pensa, enquanto a mãe na teoria que ainda te habita fala que esse tipo de comportamento não deve ser permitido, afinal, ela pode se machucar, derrubar tudo pelo chão e além do mais comida não é brinquedo, como diria sua avó. MAS a mãe na prática que você se tornou sabe que enquanto ela está distraída ali com os potes, enlatados e pacotes você ganha dez minutos, que devem ser suficientes para fazer os piques (picar cebola, alho, tempero verde), colocar o arroz para cozinhar, temperar os bifes, fazer salada de alface e tomate e colocar o pote de feijão para descongelar no microondas.

Na sua cabeça vem aquela letra de música dos Engenheiros do Hawaii:

Somos o que há de melhor
Somos o que dá para fazer
O que não dá para evitar
E não se pode escolher

26 comentários:

  1. O pior é que tem gente que critica tanto as mães na prática... Vai ter filho de verdade pra ver! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Primeiro a pantela talan talan (ha!) e depois esse negócio de mãe na teoria é só para manual. A mãe na prática é gente que vive, que faz e que educa.
    Bjs
    Priscilla

    ResponderExcluir
  3. hahahaha, adorei o post, é bem isso mesmo! Ah, santa ingenuidade a nossa qdo ainda não temos filhos. rsss
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ai, Nine, me esbaldei nesse post!
    vieram tantas e tantas e tantas cenas de disputinhas internas entre minhas mães internas (a da teoria e a da prática)... rá!
    daria pra fazer uma série infinita de posts, não? (mas por vezes é bom a mãe na teoria dar um contragolpe na mãe na prática, porque senão desanda... na real, pode ser o marido também... hehehe... por vezes me vejo permissiva demais...)
    e vamo que vamo!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Pois é Dany, eu já sabia dos meus tempos de universitária que a teoria na prática é bem outra, mas pude comprovar isso com mais força na maternidade!

    Pantela talan, talan é musa lá em casa Priscilla! E eu estou amando essa fase cebolinha da Ísis trocar
    os eles pelos eles!

    Teoria demais na cabeça antes dos filhos, né Kelly? Depois muita coisa perde o sentido, ou fica sem condições físicas e mentais de ser colocada em prática, há!

    Ai Thaís, lá em casa o contragolpe quase sempre vem do marido, hehehe, pois tb sou mais permissiva.

    ResponderExcluir
  6. Pode se identificar com TODAS as cenas? É só trocar a 'pantela talan talan' pelo 'backiadigaaannss' ou 'cococo do julio'...
    A técnica pra fazer o almoço aqui em casa é quase a mesma, mas coloquei aquelas cozinahs de plástico da gabi na minha cozinha, ai ela pega o arroz cru, o macarrão cru e afins e coloca nas panelinhas dela. Garante até 15 min. de sossego!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. "você ganha dez minutos, que devem ser suficientes para fazer os piques (picar cebola, alho, tempero verde), colocar o arroz para cozinhar, temperar os bifes, fazer salada de alface e tomate e colocar o pote de feijão para descongelar no microondas."

    Meu Deus! Mas essa mãe na prática ta superando a mulher maravilha!!

    ResponderExcluir
  8. Ah Dany, e tem mais ma~es na prática é que conesguem essas cenas fofas para fotografar, a Ísis está linda demais, adorei as estórias de vcs duas...
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Hahahahhaha!! Perfeito!! A cena 4 acontece igualzinho aqui em casa! Bento pede um DVD do Cocoricó, depois que coloco achando que vou ter uns minutinhos ele já aparece atrás de mim! E se estou na cozinha, deixo o pequeno fuçando no armário até cansar, mesmo que isso signifique mais bagunça para arrumar depois...
    No fim, mãe na teoria fica só na teoria mesmo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai Nine, que post mais verdadeiro. Só quem vive mesmo na prática que pode falar alguma coisa! Adorei!!

    Tava com saudades de ler seus textos e adorei a nova cara do blog, viu???

    bjos!!!

    ivana

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda! Essa técnica da cozinha de brinquedo garante 15 minutos??? Daí consigo até fazer a sobremesa e o suco, rsrsrsrs Beijos!

    Bah, Mari, depois da Ísis passei a entender como a minha sogra faz almoço para dez pessoas em 20 minutos, rsrsrsrs Beijos!

    Obrigada Andrea!

    É, Sarah, meu marido sempre fala que eu me canso porque deixo ela fazer bagunça, daí tenho que arrumar tudo depois, rsrsrs, mas se não deixar, não consigo fazer o mais urgente, né? Beijos!

    Oi Ivana! Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nine ... quase morri de rir com as cenas .... amei a fotinha e principalmente me fez admitir EU SU MÃE NA PRATICA !!!!! kkkkkk

    beijosss e um final de semana maravilhoso tah

    ResponderExcluir
  13. Oi querida...gostei muito do teu blog, e me identifiquei com vc, estamos te seguindo a partir de hoje!

    OBS: Sou de Alvorada - RS
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Dei risada, querida Nine. É exatamente assim como você descreveu.
    E o mais legal é que agora, mães na prática, podemos dar tanto valor às nossas mães, já parou pra pensar nisso? Delícia esse exercício, né?
    Sobre o Luca, minha gata, ele está bem, sem sintomas, e temos novos examos marcados para daqui uns dias. Vamos investigar melhor e depois te conto.
    Beijo carinhoso pra você e pra pequena.
    Glau
    @BlogCoisadeMae

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!
    Tb já falei muito: "Ah se fosse meu filho!"
    Kkkkk
    Antes ficava irada com os comentários das mães na teoria.
    Agora eu relaxo, dou aquele sorrizinho no canto da boca e penso:"Ahahaha! Vamos ver quando vc tiver o seu!"
    Nada como um dia após o outro. Kkkk
    Amei a foto!
    Sobre a chuva tá osso por aí né?
    Que o sol volte logo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. muito bom o post amiga!!!
    adorei!
    muito facil falar qndo não se esta na pratica né?!
    bjão

    ResponderExcluir
  17. Que vontade de mandar esse post para minha irmã!!! rs

    E sim, já fui mãe na teoria e morro de vergonha disso hoje, porque mãe na prática é tão, tão mais intenso!

    Obrigada pelo comentário lá no Danielices. Já alterei a configuração.

    Bjs,

    Dani

    ResponderExcluir
  18. Nine queridissima
    Saudades de vcs...
    To sumida, ams estou aqui, viu?!
    Amei o post, otimo mesmo. Concordo em genero, numero e grau. Hj nao acho mais nada feio nos filhos dos outros...rsrsrs.
    E as chuvas ai? Li que caiu a ponte...mande noticias quando puder
    Super beijo

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. comentário reconfigurado!

    Nine, obrigada pelo feed back, acabei de alterar a configuração. por favor, veja se está ok.

    se continuar tendo problemas me fala: marianamachad arroba gmail ponto com

    espero seus comentário lá no blog!

    beijoca

    ResponderExcluir
  20. amei! estava hoje mesmo conversando sobre isso com outra mãe na prática. falou tudo!
    beijoca

    ResponderExcluir
  21. oiiiiii
    acho que agora deu!!
    não sabia disso!!
    obrigada!!
    prometo me atualizar do seu cantinho quando a mudança acabar...tô na casa da minha mãe ainda, mas semana q vem to em casa!!
    bjão

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post, rsrsrsr. É a mais pura verdade, mãe na teoria é muito fácil; mas na prática, haja sabedoria...Quase tudo é permitido para termos uns 10 minutinhos de sossego não é??

    Bjos meus e da Doce Gigi!!

    ResponderExcluir
  23. oieee ..... vim aqui agradecer muitão o recadinho dizendo as "falhas" que aconteciam quando ia se gerar um comentario .... já fizemos algumas mudanças e espero ter resolvido .... afinal de contas ADORAMOS RECADINHO eeeee .... se acaso não resolver vc me manda outro recadinho POR FAVOR !!!!

    Beijossss e não aguento ler e reler as tiradas da piquena ela é uma bonequinha ..... ah e ontem estava eu tentando dar papinha da minha filhota e ela dependurada no carrinho igual um macaco me lembrei de vc na hora dizendo .... a mãe da teoria diria que aquilo era um perigo massss a mãe da pratica somente pensou GRAÇAS A DEUS ELA ESTA COMENDO rsrsrsrs

    BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
  24. Meninas, obrigada! Já passei no blog de cada uma e pude comentar! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Kkkkkkkkkkk!!Realmente mãe na prática são outros 500...Só tendo uma cria mesmo pra poder falar...
    Amei a frase da música, super fã do Gessinger não podia não amar!!
    Bjos e vivas as mães de verdade!!Rss!!

    ResponderExcluir
  26. Amei o post Nine!
    Sou muito mais mãe na prática do que na teoria... Ainda mais com o segundo filho, às vezes me cobrando de ser tão "boa" quanto fui com a primeira...
    Bjs
    Gi

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...