Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uruguai com crianças - Parque da Fortaleza de Santa Teresa/Rocha/UY

Uma das coisas boas de se morar na fronteira é a possibilidade de conhecer duas realidades em dois países vizinhos. Uma parte da fronteira do RS acontece com o Uruguai, país este que nunca esteve na minha lista de preferidos para se conhecer, mas que a cada lugar novo percorrido me encanta, principalmente por eu considerar este país, ao menos a parte litorânea, super favorável para se visitar com crianças, apesar da pouca infraestrutura da maioria dos lugares.

Um dos meus lugares preferidos atualmente é o Parque da Fortaleza de Santa Teresa, que fica a aproximadamente 36km da fronteira com o Brasil pela Ruta 9. Este parque possui cerca de 3.000 hectares e foi projeto do historiador Horácio Arredondo, que optou pelo reflorestamento do local e restauração dos prédios históricos a partir de 1923.

Além de possuir área para camping, parrilleros públicos, orquidário, roseiral, estufas, mini zoológico, pracinha para crianças, lago; o parque ainda possui belas praias (cinco no total) em seu território, com águas transparentes e areia branca. E pasmem: tudo gratuito! E limpo! E organizado! Um luxo só!


Playa del Barco - água transparentes, areia branca e fina e mar mais tranquilo, ideal para quem vai com crianças.

 Playa Las Achiras - possui um cerro à esquerda com mirante e um riacho, que deságua no mar


 O Parque é extenso e possui vias asfaltadas e arborizadas: ideiais para passeios de carro ou bicicleta

O Lago: ótimo para as crianças, com peixes, tartarugas, capivaras, patos e cisnes

Minimini zoológico: tem poucos animais e os mais comuns, mas não faz diferença porque a maioria das crianças se encanta com os macacos e os coelhos (culelo lá em casa) 

Invernáculo: jardim de inverno magnífico e que possui espécies exóticas dos cinco continentes. Eu me senti numa sala de aula de herbologia do Castelo Hoggwarts e a Ísis amou as pantas

Invernáculo

 Teto do Invernáculo

Capela do Parque: antiga estalagem e hoje um museu

Já fomos três vezes até o parque e ainda não conseguimos conhecer tudo devido à extensão e beleza de cada paisagem, que nos faz ir ficando, ficando... Se alguém planeja viagem até Punta del Este e gosta de parques indico este: passeio belíssimo e divertido para a família toda!

Dicas:
- o parque é gratuito e controlado pelo exército, mas em dias de movimento é possível que os militares solicitem algum documento na entrada, que só será devolvido na saída, entregue o documento de identidade e confie, pois eles entregam no final;
- se tiverem tempo e disposição levem comes e bebes para um churrasco nos parrilleros públicos, lembram muito aqueles parques americanos e todos estão sob árvores gigantescas, que garantem sombra para uma boa refeição em família;
- não esqueça protetor solar e repelente contra insetos, pois apesar de a temperatura do Uruguai ser amena para os padrões brasileiros e sempre ter um ventinho soprando, o sol queima muito!
- o vento é característico da maioria das praias uruguaias, então não esqueça de levar uma roupa mais quentinha, ou uma toalha/manta de algodão para cobrir as crianças caso as mesmas sintam frio e quando o vento é sul (minuano) melhor nem ir à praia;
- o parque é gratuito para visitação, mas não o é para camping; se você for acampar melhor se informar sobre o valor da diária;
- não se assuste com os banheiros: todos os banheiros no parque são do tipo "patente", onde ao invés de ter vaso sanitário, tem uma espécie de "buraco sanitário", azulejado e tudo, com apoio para os pés e descargas, mas no chão, do tipo que você de agacha para fazer os números 1 e 2. Apesar de achar estranho no início, hoje acho até legal para banheiros públicos, pois evita os famosos respingos do banheiro feminino...E os banheiros são limpíssimos e mantidos pelo exército, assim que você sai já entra uma pessoa para dar aquela conferida se está tudo limpo.
- não há trocadores de fralda nos banheiros, mas ninguém se assusta de vê-lo trocando fralda num banco, na areia da praia ou no carro, mas leve um saquinho para armazenar a fralda suja e colocá-la no primeiro banheiro que encontrar.
- aliás os uruguaios da região têm muitos filhos e em escadinha, então em todo lugar tem crianças correndo, pulando, brincando; não se estresse com os filhos alheios que os alheios não se estressarão com os seus!

Ainda faltam 3 praias do parque para conhecermos, além do roseiral, orquidário e sombráculo e muitos caminhos arborizados, assim que conhecermos mais atualizarei aqui!

12 comentários:

  1. Que delícia de lugar e que fotos lindas!

    Bjs
    Priscilla

    ResponderExcluir
  2. Olá, fui uma vez ao Uruguai e só passei pela Fortaleza, não tive tempo de conhecer. Um lugar que visitei e que achei mto legal foi Cabo Polonio, se tiver oportunidade acho qe vale conhecer. É uma praia onde tem um farol e uma vila mto pitoresca, pra chegar tem um trecho de estrada de areia, tem um transporte 4x4 pra ir.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de lugar! Fiquei encantada e morrendo de vontade de conhecer...
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Nossa que delícia de passeio!!E ainda de graça???Aqui no Brasil não se encontra isso(de graça...)
    Bjim!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo! Eu não conheço o Uruguai, nem o sul do Brasil muito bem, pra falar a verdade, mas adoraria... Aliás, tem lugar no mundo que eu não gostaria de conhecer??? Pouquissimos.

    Beijos querida, e as fotos estão maravilhosas.

    ResponderExcluir
  6. Que passeio legal!
    Vantagem mesmo poder ir logo alí no Uruguai. Rs
    Tem sorteio no Balde!
    http://baldedeareia.blogspot.com/2011/02/sorteio.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Priscilla! Obrigada!

    Oi Kelly! Ainda não conheço Cabo Polônio, mas ouvi falar bem e acho que vamos visitá-lo no carnaval! Obrigada pela dica! Beijos!

    Oi Vivian, é muito lindo mesmo! Quando vieres ao sul do sul, já sabes onde passear! Beijos!

    Oi Dayane! Você tem razão, não se encontra não...uns amigos disseram que se parece muito com parques dos EUA e Canadá! Quem conhece algum de lá, vai poder ter uma idéia da beleza do lugar! Beijos!

    Lu! Obrigada! Também adoro conhecer lugares novos!

    Ana, obrigada, vou passar lá no Balde e participar!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nine, que lugar bacana! Fiquei morrendo de vontade de conhecer!!!

    beijos Pati

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lugar mágico!
    bjs tenha uma boa semana

    ResponderExcluir
  10. Nine..td bom querida?? qnto tempo,não? olha,amei esse lugar..que lindo e otimo p descansar em familia!!! adorei!!
    beijos,uma otima semana p vcs!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  11. Amei, Nine
    Quero conhecer tbe!
    Adorei as fotos.
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nine
    Eu vim aqui agradecer seu comentário sobre a dificuldade de comentar no meu blog. Vou tentar resolver isso pra já.
    Mas não pude deixar de passar os olhos pelo blog e encontrar aqui uma dica show! Eu já passei por este parque com a família mas nos perdemos e, como estávamos com pressa, acabamos indo embora. Só conhecemos o forte. Boa dica.\Bjs
    Alexandra
    www.destemperadinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...