Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Melhor não pedir...vai que um anjo passa e diz amém?



Desde a semana passada você rearranjou seu relógio biológico e passou a acordar britanicamente às 06:45 da manhã (ao invés das 08:30h de outrora) e dormir às 11:45h, logo após o almoço, ou nem isso. O resultado foi que passamos a não nos ver na hora do almoço, ou melhor, você não via a mim ou ao seu pai, apenas nós conseguíamos dar aquela cafungadinha básica.

O bom disso tudo foram alguns almoços super tranquilos, com mastigadas vagarosas, conversa e direito à fruta de sobremesa. Coisa rara por aqui faz 1 ano e 9 meses. Já o ruim foi aquela saudadezinha das nossas brincadeiras da hora do almoço, porque eu também sinto saudades suas, filha; esse definitivamente não é um privilégio seu.

Ontem a noite eu rezei e pedi que você dormisse até mais tarde na manhã de hoje, para que você estivesse acordada na hora do almoço.

Fui atendida! Você acordou às 08:00h e quando chegamos você estava acordada pronta para almoçar. E foi aí que começou um baita pesadelo chamado BIRRA.

Foi assim: você me viu chegar com um pote plástico na mão. Esse pote era do lanche que eu havia levado ontem para o trabalho, mas havia esquecido de levar de volta para casa. No mesmo instante em que visualizou o pote começou a gritar "o bolho, o bolho, boooolhoooo". Assim, como se matasse e morresse por um pedaço de bolo.

Demos tchau para a babá com você ainda gritando pelo bolo. Fomos à cozinha, explicamos que agora era hora do papá: arroz, feijão, carninha, cenoura assada. Por segundos você pareceu aceitar a troca. Doce ilusão! Muitos gritos e choro sentido daquele de soluçar, suspirar, ficar sem ar, resolvo te dar um pedaço de bolo para você sair da crise de choro. Você comeu, às lágrimas e suspiros, dois pedaços e pediu "caininha". Eu dei e ilusoriamente pensei que a tática de dar um pedaço de bolo tinha dado certo, que agora teríamos como continuar com o almoço...mas...não foi assim. Você quis ir para cama, depois pediu a manta (que já estava ali), o bico (que já estava ali), a cama, a caminha, o "cóninho" (você já estava no meu colo) e assim foi durante todo o almoço, um chororô sem fim! E eu, seu pai e L. tentando almoçar.

Depois que engoli o almoço mais rápido do que costumo comer, fomos para o quarto, para a cama brincar um pouco, mas aí o estrago já estava feito e você chorava por tudo. Piorou muito na hora em que tive que te avisar que íamos (eu e seu pai) trabalhar.

PAUSA
Aqui aconteceu uma coisa surreal: quanto eu disse que íamos trabalhar, você correu até a porta, tirou a chave de lá  e pegou a chave do carro que estava sobre a cadeira, dizendo "não trabaiá".
Fiquei de C-A-R-A!
DESPAUSA

Sinal dos tempos...você começa a gostar e desgostar das coisas e começa também a enfrentar as primeiras frustrações. E nós, eu e seu pai, começamos uma fase crucial na sua educação, onde teremos muito o que acertar para agir harmonicamente diante de situações como essa.

Comecei a ler os blogs de mamães que já passaram (ou ainda passam) por essa fase difícil na busca de experiências alheias para facilitar nosso caminho. Vamos a elas?

- Com a Tais e o Caio eu aprendi que na hora da birra, DISTRAIR com outra coisa é preciso!

- Com a Flavia e o João Astronauta eu relembrei que "birra" NÃO É MANIPULAÇÃO, é apenas uma resposta automática às necessidades, aos desejos frustrados. Esse texto dá uma explicação mais científica. Aprendi que ANTES DE DIZER NÃO, é melhor PENSAR bem se realmente o não naquele momento é necessário (será que se eu tivesse dado logo o bolo, ao invés de negar e ceder depois, você não teria ficado calma e almoçado, ainda que menos, mais tranquila?). No capítulo 2, que a Flavia escreve, tem um texto traduzido por ela, que muito me fez repensar esta tarde. É provável que a birra tenha acontecido por uma frustração totalmente diversa do desejo pelo bolo, talvez fosse a falta que você sente de nós quando estamos trabalhando, talvez fosse um sono que se avizinhava...o melhor é parar e amar, respeitar o momento, sem palavras (que pioram tudo nessas horas), com carinho. "Ama-me quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso." Como a Flavia sabiamente transcreveu.

- Com a Letícia e a Laura eu aprendi que depois de 2 MINUTOS a criança DEIXA DE ENTENDER o motivo do choro e daí a coisa fica feia mesmo! Melhor é distrair enquanto há tempo! E claro, o mantra de sempre: paciência, porque vai passar!


Ana, Sarah, Giovana ainda há esperança para nós!

Vou pesquisar mais e ver se amenizamos os estragos dessa fase.
Eu te amo, filha, mesmo nos piores momentos!

E mamães e papais de plantão! Socorram-me! Quem tiver dicas, aceita-se todas! Agradecida!

10 comentários:

  1. Bom dia !!! muito bom passar por aqui e ler um post que vem de encontro com algo parecido vivdo na noite de ontem ... e posso dizer que o seu post resumindo taticas de como agir me ajudaram bastante .... jajá vou postar a minha batalha contra a birra ....

    Beijosss de uma mãe e expectadora que ama passar por aqui e saber novidades sobre a pequena Isis!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda vai demorar um pouquinho para o meu Levi entrar no território das birras,mas já morro de medo de não saber lidar com isso...
    Quando dizer não?
    Quando ceder?
    Quando dá colo?
    É complicado...

    ResponderExcluir
  3. Oi Nine.. realmente somo atendidas sim.. e como.. ao pé da letra!! rsrs

    Olha.. ontem mesmo, marido estava dizendo que diz muitos "não" para a Laís. Lá em casa ta um tal de não para tudo.. e apesar de eu tentar controlar isso ao maximo (e os blogs tbm me ajudam muito com isso) as vezes agente acaba esquecendo o mantra e fazendo tudo errado.
    Vou passar seu post por email para marido para ele entender! rsrsrs

    Vamos seguindo trocando ideias.. rs

    Bjnhos

    ResponderExcluir
  4. Oiiii..olha,essa fase da birra..hum... aqui ela ta durando viu..o Enzo ta demais,nem sei mais o que fazer,juro...e relamente distrair com outra coisa acaba sendo o que surte o melhor efeito...srsrsr... contar com ajuda de outras mamães é tão bom ne:: se não ajuda,alivia..é bom de td jeito..salve os blogs! ;-)
    rsrsrs..um beijão,um otimo finde e boa sorte !
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Quer um conselho de vó e que já passou por tudo isso com você?
    Não diga muito "não", torna-se desnecessário porque essa fase passa, mas as consequências de muitos "nãos" permanecem na criança que torna-se irritada e cada vez mais "birrenta".
    Consulte o Psicólogo Dr. Delamare, não sei se ainda vive, mas seus ensinamentos me ajudaram muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Super fofo seu "diário"!
    Gostaríamos de lhe apresentar o blog da Le Chouê, uma marca de moda infantil de SC, que veste crianças dos 2 aos 12 anos com muito carinho e estilo!
    Esperamos que gostes!
    Um excelente fim de semana!
    Grande beijo da equipe Le Chouê

    www.lechoue.com.br
    www.bloglechoue.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. "Ama-me quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso." Lindo isso. A Bia ainda tá longe dessa fase, mas não vou mentir, tenho medo de não saber lidar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas! Obrigada pelo apoio! É uma fase difícil mesmo, e creio que o mais difícil nisso tudo é a gente se despir de alguns pré conceitos adquiridos ao longo dos anos, quando éramos apenas mães e pais na teoria...

    Mãe, vou dar uma pesquisada nesse psicólogo que vc indicou! Se ele já diz que não se pode dizer muito não, já ganhou uma fã, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi Nine.... parabéns pelo blog está uma graça, é pelo visto a dona Isis já descobriu o poder da Birra... rss, mas tenho certeza que vc vai tirar isso de letra, e o melhor, vai postar suas experiências para as futuras mamães.
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Ai que medo qnd chegar a nossa hora, por enquanto só tenho teorias e experiências alheias :(
    Vou ficar de olho em como vão lidar com essa fase sa Ísis ;)
    bjs

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...