Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copas do mundo: uma retrospectiva para você que está chegando!

A nossa primeira Copa do Mundo! Pensando nisso a mamãe acabou fazendo uma restrospectiva das copas das quais se lembra. Vou te contar:


A primeira de que eu tenho lembrança é a de 1986. Eu morava com a sua avó e sua tia na casa da sua bisa, lá no Passo de Torres, que na época era uma vila da minúcula cidade de São João do Sul. Nós éramos liberadas das aulas e íamos para casa assistir aos jogos. Acho que no começo eu não entendia muito bem o significado da Copa, porque demorei para entender que era "tri legal" quando o Brasil fazia um gol. Eu me lembro de pular muito no sofá verde da sua bisa quando isso acontecia. Lembro de ter ficado triste quando o Brasil perdeu e lembro também de que a minha brincadeira preferida por alguns dias foi simular jogos de futebol onde eu trocava passes com o Careca, meu jogador preferido daquela copa. E saía correndo pelo pátio gritando gooooooooooool do Brasil il il! Assina embaixo Janine!


Já da copa do Mundo de 1990 a maior lembrança que eu tenho é a de fazer um trabalho escolar sobre os países que participariam da copa, para a disciplina de Geografia. Tínhamos que descrever o país, dizer qual era a capital, a densidade demográfica, clima, vegetação, encontrar a bandeira e ainda desenhar o mapa em papel manteiga! Detalhe filha: naquele tempo nós escrevíamos em papel almaço pautado e pesquisávamos em enciclopédias! Nessa copa, nós (eu, sua avó e sua tia Ari) já morávamos em Criciúma. Eu não me lembro de assistir aos jogos, mas com certeza devo ter feito isso...


E aí veio a Copa do Mundo de 1994! Acho que vou me lembrar para sempre dos gritos do Galvão Bueno (que era o narrador da Globo na época e ainda é!) gritando "é tetra, é tetra, é tetra" enquanto estrangulava um Pelé, que usava gravata dos Estados Unidos! A mamãe passava por uma fase difícil naquela época! A primeira fossa! Você vai saber o que é isso, infelizmente! E eu vou te dizer que vai passar, que você vai namorar outros carinhas até encontrar aquele que será o pai dos seus filhos. E você vai me dizer que não, que nunca mais! Nunca mais! Então eu não assisti com aquela vontade nenhum dos jogos até a final, eu andava muito triste por aqueles dias porque tinha terminado o meu primeiro "namoro de verdade" da adolescência, depois de 3 meses! Achava que ficaria solteira pelo resto da vida porque nunca mais amaria ninguém como amava aquele, agora, ex namorado! Ainda bem que eu estava errada, né? Mas aí que sua avó havia combinado de assitir ao jogo da final no Passo de Torres com meus tios, primos...e eu levei a minha melhor amiga (daquelas da infância, adolescência, da vida) comigo, que agora é a sua tia Rosi! Ah, nessa época ainda morávamos em Criciúma e agora uma pequetita Tia Mari já estava conosco!



E a Copa do Mundo de 1998 chegou! Esse ano foi um ano de muitas mudanças na minha vida. Foi nesse ano que a mamãe saiu de casa, em Criciúma, para fazer faculdade em Florianópolis. Foi nesse ano que a mamãe conheceu o papai e nós começamos a namorar! 1998 é um ano muito especial para mim! Mas durante a copa a mamãe estava sozinha em Florianópolis porque estava rolando uma greve longa dos professores da universidade. Eu assisti aos jogos da fase eliminatória sozinha na cozinha da república onde morava, numa daquelas televisõezinhas pequenas, portáteis, preto e branco. Com certeza você verá uma dessas apenas am museus daqui alguns anos! Lembro que depois dos jogos eu saía para caminhar na Beira Mar Norte. Adorava ver a empolgação das pessoas. Mas foram dias solitários para mim. Eu estava sozinha. As aulas ainda não haviam começado e minhas colegas de república ainda não haviam voltado. Estava longe da família e dos amigos mais chegados. Eu já conhecia o seu pai e nós até já tínhamos ficado juntos, mas ainda não era namoro... Vou me lembrar para sempre daquele jogo contra a Holanda, dos pênaltis defendidos pelo Tafarel, e novamente do Galvão Bueno gritando "vai que é tua Tafarel". E depois a final. Aquele jogo contra a França. Apático. Brasil foi vice naquela copa.


E chega a Copa do Mundo de 2002! O Brasil foi Penta! E a Copa foi lá no Japão, então os jogos eram de madrugada. Eu assisti poucos jogos antes da final por causa do horário. Mais uma vez a mamãe estava sozinha, agora fazendo estágio, no último ano da faculdade. O papai já tinha indo embora de Floripa, tinha se formado e estava trabalhando em Joinville, cidade onde moramos hoje. Mas ainda não havia acontecido o "baile de formatura" dele, e o tal baile foi na véspera do jogo final da copa! Mas eu e o seu pai assistimos ao jogo final separados. A mamãe assistiu no apartamento que dividia com outras universitárias, ao lado da sua avó, que dormia; a tia Rosi também estava lá e dormia em outro quarto. E o seu pai assistiu no hotel onde estava hospedado com sua outra avó, seu avô, titios e amigos que tinham vindo para a festa. Nós não nos encontramos no dia do jogo. Ele tinha que voltar a Joinville para trabalhar naquele domingo, pois ele trabalhava no turno da noite, e eu fiquei com sua avó e com a tia Rosi. Naquele dia morreu uma pessoa de quem você vai ouvir falar muito na nossa casa: Chico Xavier.



Ah, e enfim a copa anterior a esta: a de 2006. Muitas coisas aconteceram nos últimos quatro anos! A mamãe se formou na faculdade e foi para Joinville, para trabalhar e morar com o seu pai. Nós nos casamos em 2004, depois de morarmos um tempo juntos. Eu exerci minha profissão por pouco tempo e logo desisti dela, porque queria ter estabilidade financeira e emocional para cuidar da minha família e ter filhos. Escolhi, com a ajuda do seu pai, fazer concurso público. Passei em fevereiro e comecei a trabalhar em junho, junto com o início da copa. O Brasil foi eliminado, não chegou à final.



E a Copa de 2010, como será? Ainda não sabemos, mas o que eu sei é que nesses últimos quatro anos a mamãe continua trabalhando no mesmo lugar, morando no mesmo lugar, casada com o mesmo marido, mas agora com você fazendo parte da família! E essa copa pode não te trazer lembrança nenhuma daqui alguns anos, mas vai ficar guardada nas minhas recordações, como a primeira Copa do Mundo em que você estava conosco!



Seja muito bem vinda à história das Copas! Agora elas farão parte da sua história também!

16 comentários:

  1. Oi Nine querida!
    Hj, finalmente conseguí pegar um post "fresquinho" seu, e ainda bem que estava aqui numa folguinha e conseguí apreciar tudinho...
    Então, a copa que mais me recordo é de 98 para cá, tmbém começamos á namorar nesse ano, e essa copa tmbém é a 1ª da vida do Pedro Augusto.
    Adorei sua retrospectiva!
    Outra coisa, vc é a 1ª Blogueira que encontro que mora aqui em Jlle, que legal! Mas vc disse que logo está indo embora!? ... peninha, me conte!

    Bjinhos nas duas
    * a sua Ísis é muitoooo fofa!*

    ResponderExcluir
  2. oi cunhada bom adorei ler a retrospectiva tb... foi bom ate pra mim saber oq aconteceu nas outras copas, coisas q nõ me recordo muito kkkkkkk
    mis adorei está lindo o blog
    e ai como vcs estão??
    estou com saudades... da um beijão na ísis por mim diz q estou morrendo de saudades

    ResponderExcluir
  3. que delícia de retrospectiva!!!!
    tbm estou curtindo e muito a primeira copa do filhão!
    bjocas
    carol
    http://viajandonamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi cunhada! Saudades também! Nós estamos aqui na correria para a mudança...ainda estamos decidindo se o Dani vai este final de semana ou não...

    Beijos para vcs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! Obrigada pelo comentário! Foi bem legal me lembrar daquelas copas, acontecem tantas coisas na vida da gente, né? Os marcos deste tipo ajudam a colocar tudo numa ordem cronológica e perceber como a vida vai caminhando!

    Tentei comentar no seu blog, mas não consegui devido à configuração dos comentários! Acho que já te disse isso, né? Se voltares aqui me deixa teu email!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. aix já?? e vcs dai vão quando?? antes de vcs irem vcs vão passar por aqui??
    e a ísis melhorou??
    beijos cunhas e da uma beijão na gata por mim...

    ResponderExcluir
  7. oi nine!

    Acho tao bacana a forma do teu texto escrito para tua filha! Da uma sensação muito gostosa! Adorei a retrospectiva!

    bj

    Pati

    ResponderExcluir
  8. Oi cunhada!

    Nós ainda não sabemos, porque depois que ele for, eu dependo da minha remoção para acompanhá-lo, então ainda não temos uma data; mas ao que tudo indica passaremos por aí sim, pelo menos para dormir antes de seguirmos para o Chuí!

    A Ísis está melhor! Mas não reagiu como esperado ao medicamento anterior...o pneumo prescreveu outro que vamos começar a usar na semana que vem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nine!
    Obrigada pelo comentário lá no Blog!
    Tô um caco sim! affff filho doente é = a mamãe doente né?
    Então, quanto a novalgina uma cliente minha acabou de me falar, á tarde vou dar um pulinho na Drograria e quero comprar!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  10. Oi..tem selinho la no meu blog pra vc!

    bjs

    http://estilocatarina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nine ! Desculpe-me a ausência...adorei o recadinho e cá estou pra uma espiadinha e um beijinho especial. Já estou seguindo (novamente ) vocês se quiser adicionar os Dedinhos Lambuzados, ficaremos felizes. Adorei as retrospectivas...recordar é viver ! Bjs, Mammy

    ResponderExcluir
  12. Oi NIne!!chegue atrasada,mas cheguei..rsrs..
    ai,viajei no tmepo com vc aqui..que gostoso relembrar essas copas passadas... rsrs..como esquecer Branco, Tafarel, Bebeto e etc?? e a inesquecivel final quando fomos tetra??? a primeira copa do Enzo, em 2006..que gostoso relembrar td isso...
    um post especial, e a Isis vai adorar ler td isso um dia!!!
    bjao,tenha um otimo fim de semana!;-)

    ResponderExcluir
  13. Bahh só me lembro de 98 pra frente, sua mãe é uma velhusca mesmo né Ísis...
    Provavelmente em 2014 quando a copa for aqui, você já vai estar mais consciente aos acontecimentos ao seu redor, e vai fazer mta festa e torcer como uma boa brasileirinha!
    Quem sabe pode até ir a algum jogo pois vai ter jogos em poa!

    Vou parar de comprometer sua mãe com minhas idéias!!

    Beijinhos gatinha, a tia Mari Fez dois casaquinhos para você e tá louca para entregar e ver fotinhos sua usando modelitos PhD Kids!

    :* :* AMO VOCÊ!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nine! Voltei aqui para agradecer pela dica do medicamento, estava com Tylenol Baby + Alivium, acabou o Tylenol e corrí comprar o que vc indicou a Novalgina e assino embaixo pra lá de bom... o Tylenol nem vou + comprar acho que a fórmula é bem pra bb, agora ele com 01 ano e 04 meses já ficou fraquinho.
    Graças á Deus ele hj já estava melhor!
    Bjos e obrigada pelo comentário e carinho!

    ResponderExcluir
  15. www.dilemasdeumamaesemmanual.blogspot.com21 de junho de 2010 às 13:34

    oi nine,
    muito legal a forma como você abordou a história das copas, de uma maneira suscinta e que a gente não cansa de ler! Parabéns e obrigada por proporcionar essas informações bem legais!
    Bjos, Lê

    ResponderExcluir
  16. Adorei a retrospectiva, me faz lembrar as copas do mundo quando a galera pintava o chão da rua e era uma grande farra, depois as copas nos barzinhos só paquerando os gatinhos, e depois a primeira copa com meu filhote, ele estreiou médio tivemos problemas de percurso, mas nunca vou esquecer a copa de 2010....
    bisousssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...