Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Amamentação: fase II

O leitinho é meu e eu demando mesmooo!

Eu ainda acho estranha a expressão "amamentação prolongada" para crianças com idade inferior aos dois anos preconizados pela OMS, mas, às vésperas do Pedro completar 15 meses, creio que aos olhos de quem me cerca é assim que deve parecer: que eu estou prolongando a amamentação.

Meu coração já se prepara para olhares e comentários no sentido de tal ato não ser mais natural para a idade que o meu filho terá a partir de agora. É estranho ver um bebê grande, que já precisa ficar quase sentado no colo, que tem dentes, que fala mamá e aponta o dedinho indicador em direção ao peito e que - fofura das fofuras indiscretas - puxa minha blusa e ao se deparar com os peitos solta um "ahá" com uma risada gostosa. Eu adoro! E se você pensou ou vê alguma conotação sexual, alguma perversão neste ato, você precisa de tratamento, ou, no mínimo, de uma boa desescolarizada

Desde que completou um ano de vida o Pedro vem diminuindo seu interesse pelo leite materno e em casa pratico o que chamo de livre demanda conduzida, ou seja, quando estamos juntos ele tem livre acesso ao peito e como agora ele já sabe dizer mamá ficou ainda mais fácil saber quando ele quer mamar. Da mesma forma, ele já sabe recusar o peito quando não está com vontade de mamar. E é ótimo ver cair por terra a teoria de que a amamentação deixa a criança sem iniciativa, dependente.

Outro aspecto importante é o sono relacionado com a amamentação. Roda à boca pequena que criança que mama não dorme. Lá em casa tal regra não se confirmou, pois fazem 2 meses que o Pedro não mama mais durante a madrugada e seu sono não melhorou. Ele nunca dormiu uma única noite inteira desde que nasceu. Meu cansaço crônico agradece!

Claro que não escapei ilesa ao momento das mordidas! Ui! Que dor! Foram alguns meses de mordidas recebidas e em determinado momento eu oferecia o peito com receio. Foi aí que abolimos o peito direito porque era esse que o Pedro sempre mordia. O esquerdo ele nunca mordeu. O engraçado é ficar com as mamas de tamanhos diferentes quando uma delas está cheia!

O que mudou na nossa rotina foi que eu deixei de ordenhar e congelar meu leite ** três semanas. Mantemos a rotina de 3 a 5 mamadas diárias. 

Eu sempre tive medo de não conseguir ultrapassar a marca dos 12 meses de amamentação e por uma ou duas vezes senti que pudesse acontecer o mesmo que aconteceu com a Ísis. Mas também nunca desisti de oferecer o peito, nunca me estressei com a ordenha e mesmo nos dias mais cansados ainda consigo ver aquela magia da conexão que a amamentação traz.

O irônico nesta história é que a Ísis toma mamadeira de leite de vaca. E essa é uma iguaria que o Pedro adora experimentar. O pobrezinho fica ali esperando a irmã largar a mamadeira para ir lá, de mansinho, e levar para um canto o tesouro conseguido. Sempre sobra um golinho no fundo que ele aprecia - com moderação. Mas nunca me ocorreu oferecer leite de vaca para ele na mamadeira. Ele come queijo branco, coalhada e iogurte natural de vez em quando e vejo que o leite mesmo, assim puro, é desnecessário; ou melhor, leite puro, só o meu.

Amamentar até os dois anos, pelo menos, ainda é minha vontade. Não tenho pressa de desmamá-lo, não me sinto mais constrangida em amamentar em público e ainda ser adepta da amamentação não torna minha vida mais fácil ou mais difícil do que a de qualquer mãe. É desejo meu, é para o bem do meu filho, é natural, orgânico e barato!

**Texto modificado para autopreservação.

3 comentários:

  1. Oi Nine.
    A Valentina "largou" perto dos seus 10 meses e pra ela o peito já não tinha a menor graça, mas ainda bem que foi tudo bem natural, e assim espero que seja com o Pedro, que ele não queira na hora certa e que vc também esteja preparada para esse dia.
    Por aqui estamos todos bem, o Chá com Bolinhos acho que vou tirar do ar, nem tenho mais como blogar e muitas vezes me sinto envergonhada de não poder retribuir com os blogs amigos, portanto, continuo apenas postando no viagens.
    A vida é corrida e beeem pesada com os 2, por mais descolada que me parece que sou, mesmo assim tenho dificuldades do vira e mexe do dia á dia, mas é desse jeito que vamos levando...
    Um big beijo, sorte no seu novo lar!

    ResponderExcluir
  2. Meu pequeno está com 10 meses e estamos firmes e fortes na amamentação, costumo dizer que vou amamentar até quando ele quiser! Como minha mãe e meu marido apoiam, então estou nas nuvens, pq o resto, é o resto!

    ResponderExcluir
  3. Vou comentar meio estressada... pq sabe que esse assunto mexe comigo.. e já vi que mexeram com vc tbm!!!
    Lendo vc, tbm repensei o termo Amamentação Prolongada, apesar de ter sido adepta e de levantar todas as bandeiras possíveis para ela. Prolongado, agora me pareceu que é uma coisa que é alem do que deveria.. e não é o caso.
    Acho que cada criança tem seu tempo.. e cada família idem.
    Acho que o mais importante é priorizar a necessidade do Bebe e as necessidades da mãe.. o resto já aprendi, a duras penas, que é resto!!!
    Vida longa, tão longa quanto necessário, a amamentação do pequeno Pedro Lindo!!!
    Bjoooo

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...