Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Desfralde: conta aí!

Recuperada da minha perda de ontem, resolvi escrever um pouquinho sobre o desfralde (novamente). Como escrevo muito, o pouquinho vai virar um baita texto, que, espero, o blogger não faça o favor de apagar!

Eu nunca escrevi antes (e nem pretendo agora) escrever cada etapa do desfralde, porque acho que é algo muito particular de cada família. O dia a dia, como a família vai lidar com as escatologias da criança, se penico, se redutor, se festinha, se bronca, se desfralda tudo, se vai por etapas, diurno primeiro, noturno primeiro, sei lá, são muitas variáveis! Vou contar o que nós fizemos e nossas escolhas diante de cada momento principal.

Eu nunca tive pressa para desfraldar. Tinha uma preguiça danada, nunca quis forçar e sempre acreditei que poucas crianças com menos de 2 anos desfraldam com sucesso. Quando eu digo sucesso eu quero dizer com o mínimo de vazamentos possíveis, porque para mim, se alguém diz que uma criança desfraldou mas a pobrezinha fica fazendo xixi e coco nas calças todos os dias, tem algo errado aí.

Interessante como a cada processo eu vou me lembrando de mim mesma na mesma fase. Péssimas lembranças! Xixis na cama, nas calças, coco nas calças, horas e horas sentada no vaso sanitário se segurando até doer o pulso (porque naquela época não se usava redutor de assento), ou até adormecer as pernas...aquela torneira ligada pingando água, som dos infernos, e você ali, sentado, impaciente ou cansado, louco para sair correndo e fazer outra coisa!

Decidi que não faria assim. Aqui em casa não mudamos em nada a rotina da Ísis durante o processo de desfralde, o que significa dizer que nunca a coloquei no vaso ou no penico sem que ela me dissesse que queria fazer xixi ou coco; nunca levei para fazer xixi assim que acordou sem que ela estivesse com vontade, nunca acordei no meio da noite para levá-la ao vaso sanitário; não diminui a quantidade de líquidos que ela costuma ingerir a noite. Nunca liguei a torneira para ficar vazando água.

Mas teve bronca! Quando eu percebia (e aí é um juizo meu, como mãe) que a danadinha fazia nas calças porque estava com preguiça de levantar do sofá durante o desenho ou brincadeira. Nada demais, mas num tom de voz que não deixa dúvidas que não é legal fazer xixi no sofá porque está com preguiça de levantar.

Com as escapadas porque, putz, não deu tempo, nunca chamei a atenção ou dei bronca. Ela mesma quando fazia já dizia "não tem problena, acontece, eu aviso da próxima vez". Lindinha!

Tive que voltar atrás na decisão de não usar penico, comprei um simples e usamos por 1 mês. Depois desse período ela passou a usar um redutor de assento simples e apoiava os pés num banquinho de madeira que já tínhamos.

No desfralde diurno o primeiro dia foi uma festa! Ela amou, fez xixi e eu fiquei esperando pelo segundo dia, que foi o caos, ela não fez de jeito nenhum! Eu percebia que ela queria fazer xixi, mas ela não ia no penico, nem no vaso. Coloquei a fralda e ela transbordou. No terceiro dia mesma coisa! Ela ficou tão nervosa nesse dia que chegou a chorar porque queria fazer xixi, mas não fazia no penico e nem queria colocar a fralda! Foi o caos! Resolvi dizendo que se ela não colocasse a fralda não poderia ir na minha cama. Ela colocou e fez xixi.

A noite conversei com marido e resolvemos dar um passo atrás: tiraríamos a fralda apenas na parte da manhã e colocaríamos a fralda a tarde, após o almoço, para que ela ficasse tranquila para fazer coco. Ficamos assim por mais 3 dias até que ela me pediu para tirar a fralda porque estava machucando.

Fiquei meio apreensiva porque era a tarde, mas expliquei que tudo bem com uma condição: que se ela quisesse ficar sem fralda teria que fazer xixi e coco no penico. Ela concordou. Naquela tarde fez coco no penico e ela passou a adorar ver o coco depois de feito! :)

Mais 3 semanas de penico, com algumas escapadas, acho que umas 2 vezes na semana isso acontecia, e ela pediu para usar o vaso grande. Compramos um redutor simples e deu certo. Abandonamos (grazadeus!) o penico.

Por 3 meses usávamos fralda quando íamos sair por um período longo até que ela finalmente passou a fazer xixi e coco em banheiros alheios. A partir daqui tenho sempre lencinho umedecido na bolsa quando saio e álcool gel.

Quando marcávamos já 6 meses de desfralde diurno e com o tempo mais quente comecei a notar a fralda: dias cheia e dias vazia. Mas algo me dizia (mais uma vez juízo meu, como mãe) que ela fazia na fralda depois de acordada e não durante a noite. Deixei quieto e fui falando que depois do casamento do tio dela não haveria mais fralda a noite.

E assim foi. Começamos o desfralde na sexta feira para acompanharmos melhor. Na quinta fizemos toda uma festa para a última fraldinha (não é necessário, mas é divertido! :)) e na manhã seguinte ela mesma me disse que aquela havia sido sua última noite com as fraldas, agora ela seria Trilo!

Trilo e Tâter são amiguinhos do Urso da Casa Azul e participam de um episódio especial sobre o desfralde, que ela adora. Usamos o Tâter para identificar a fase do desfralde em processamento e de Trilo para o desfralde completo. Ela assimilou bem a ideia.

O desfralde noturno foi ainda mais fácil que o diurno! Sucesso total! Sem vazamentos desde que iniciamos há quase 2 semanas!

Desfralde completo: 3 anos e 7 meses
Desfralde diurno: 2 anos e 11 meses

E é isso, pessoal!



3 comentários:

  1. Que ótimo ler sobre o desfralde por aí, Alice está com quase 2 anos e 3 meses, e já apresentamos o redutor com escadinha, ela já fez xixi e coco lá. Não tirei a fralda ainda, quero ir com calma, tem tarde que ela pede para tirar a fralda, pede para ir ao banheiro e fica lá sem fazer nadinha e depois se limpa, fofa!
    E vamos indo assim, sem estresse, acho que cada dia ela entende melhor como funciona e espero que eu saiba sentir a hora de deixar sem fralda mais tempo, obrigada pelo relato,
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nine,

    também não tenho pressa alguma em desfraldas as crianças.

    Lucas desfraldou com 2a e 3m e foi super tranquilo. Ele tava no tempo dele, o que fez com que o desfralde ocorresse sem grandes traumas. Está hoje com 4a e 3m e ainda usa fralda de noite. Mas aí é falta de vergonha na cara da minha parte. Ele já apresentou sinais de que estava pronto e eu não embarquei. Agora deu uma regredida, acordando com a fralda molhada e verbalizando que não quer tirar a fralda (antes eu tinha que colocar depois que dormia, não admitia usar fralda). Mas isso é reflexo de uma fase difícil que estamos pasando, porque ele está com muito ciúmes do irmão. Tá difícil, viu?

    Com Miguel (1a 10m na época) a escola já disse que poderia desfraldar e eu, delicadametne, disse que não. Prefiro esperar a viver um processo longo e conturbado.

    beijos pra vocês e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, escrevi o relato porque vc pediu um "resuminho", hehe. Beijos!

    Anna, te respondi por email! Beijos!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...