Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Desfralde? O que é isso?

Eu já disse que começaria o desfralde em novembro, quando esquentasse. Novembro veio, novembro foi, não esquentou e eu não comecei o desfralde.

Depois eu disse que começaria o desfralde depois das férias de novembro, as férias vieram, as férias se foram e eu desisti de iniciar qualquer coisa antes do Pedro nascer.

Agora meu novo prazo é durante a licença maternidade...
...
As fraldas descartáveis nos ajudam imensamente no dia a dia (questões ecológicas a parte), mas atrapalham no desfralde. Conversando com outra mãe ela me disse que o filho era imaturo demais, porque não dava sinais de querer/poder/estar apto para desfraldar.

A Ísis também não dá sinais claros de querer desfraldar, ela não avisa quando vai fazer xixi, apenas coco, quando pede um cantinho e fica lá quietinha até terminar a obra; porém, depois de tudo terminado, ela sai serelepe a brincar sem se encomodar com os resíduos agregados. Há toda uma conversa e negociação posteriores para que a gente consiga trocar as fraldas sem brigas, mas desde que nasceu ela não gosta de trocar, não tem jeito!

Nas férias, na piscina, quando ia fazer xixi ela parava, juntava as perninhas e ficava olhando para baixo, vendo o líquido escorrer. Depois saía andando e continuava a brincar! Mas mesmo sendo advertida para avisar quando fosse fazer, ela nunca avisou.

Ela já foi apresentada ao vaso sanitário, teve dia que pediu para ir ali, nós levamos, ela brincou de fazer xixi e coco, mas não fez. Percebi que ela se sente insegura de sentar ali, pois nós ainda não temos o redutor de acento. Não quero o penico, só em último caso, prefiro o redutor e uma banqueta para ela apoiar os pés.

Mas tudo, tudo isso, só para o ano que vem! Ainda mais agora que achei uma fralda maior!

9 comentários:

  1. comecei esta semana e ainda estou na fase levar a cada 40 min, tempo chuvoso e nada de calorao carioca, ela ainda nao pede mas faz no redutor, mantenho a fralda noturna e sono pos almoço, semana q vem volto c novidade.
    Ah mamae aqui estressada finjindo ser monge budista p filhota q graças aceita bem a nova fase e a escolinha me ajuda d manha. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Estive pensando há poucos dias a respeito do desfralde. Li sobre uma fase de transição: começar a deixar uma hora de manhã sem fralda, depois que fizer xixi e cocô, depois uma hora a tarde, depois uma hora de noite, seguindo a mesma regra.
    Depois vai aumentando e deixa duas horas, etc, etc.
    O pediatra recomendou fazer isso a partir dos 18 meses.
    Vou pesquisar mais um pouco a respeito, e pretendo colocar em prática.

    As vezes vc tenta ir fazendo isso com a Ísis também, nem que seja pra ela acostumar aos poucos a ficar sem fralda.

    Não deixa de falar como está sendo, é sempre bom pra nós, mamães que ainda não passamos por isso, ler e aprender com as experiências alheias! =D

    Beijo! E boa sorte, com a Ísis, e com o Pedro que está chegando também!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nine! Realmente, essas fraldas super absorventes de hoje em dia atrapalham o desfralde...
    Eu desfraldei a Gabi com 2 anos, mas ela já tentava tirar a fralda sozinha, apesar de não avisar quando fazia alguma coisa...
    O que eu fiz foi começar a demorar um pouco mais pra trocar a fralda molhada, ai ela percebia a sensação e avisava...
    Aí aproveitei a ida pra casa da sogra, que tem muita grama e comecei a deixar sem fralda. Mas comprei um piniquinho daqueles tipo troninho, aí colocava sentada, dava livrinhos, e aos poucos foi dando certo...
    O cocô demorou uns 15 dias, mas levando todo o dia no mesmo horario deu certo...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, já aestou nsiosa por aqui por causa do desfralde hihihi, mas vou fazer tudo com muita calma tb, meu sobrinho completou 2 anos qna a irmã nasceu, ele estava começando o processo de desfralde, mas regrediu e passou mais um bom tempo usando fraldas e não aceitando tirar, só um estória pra ajudar no desfralde da Ísis, nascimento de irmão já é uma mudança enorme, tem crianças que não absorvem outras mudanças juntas ;)
    bjs e ótimo fim dfe semana

    ResponderExcluir
  5. Dos processo que já passei , o do desfralde é o mais demorado, tem de ter muita paciência e perseverança e disponibilidade para secar, trocar, limpar, eu utilizei penico para dar uma independência para eles, mais cada caso é um caso, ainda não desfraldei a Analuíza que está com 1 ano e 6 , acho ela muito pequeninha, mais boa sorte tô torcendo por vc e vê se coloca as dicas pra gente tá? Bjk e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. querida, acho que você está certa.
    uma amiga fez isso: a filha estava na época de desfraldar, mas estava como a isis, sem maiores sinais, e ela estava grávida. conversou com a pedi e decidiu deixar pra depois que o bebê nascesse. E aí, quando foi desfraldar, a menininha estava prontinha, foi tudo super tranquilo!
    tudo tem seu tempo, e vai ser mudança demais pra ela desfraldar e ganhar um irmãozinho de uma vez!
    não encuca com isso agora, que tudo vai dar certo.
    Esses dias tava pensando em você... já tá na reta final?
    beijo grande!
    tha

    ResponderExcluir
  7. se te anima, meu filho tem 3 anos e tb nao tem interesse. a gente tem deixado ele de cueca, tem dia que ele avisa, tem dia que nao (ou seja, xixi pela casa). ele nunca avisa sobre coco. e fralda descartavel nao é vilao, porque ele tb usa fralda de pano e nao faz diferenca. a unica coisa que ele avisa eh quando a de pano vaza (ela absorve menos que a descartavel, eu bobeio e ela vaza). sera que eu consigo desfraldar essa criatura antes do bebe nascer?

    ResponderExcluir
  8. esse assunto me deixa maluquinha .... estou pegando dicas e dicas para ver se quando chegar a minha hora tudo aconteça tranquilamente !!! (pensamento de mãe otimista) rsrsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Meninas! Muito obrigada pelos comentários! Por aqui já está decidido esperar o Pedro nascer, a família se adaptar à chegada do novo membro, para só então começarmos o desfralde. Sem prazos, sem estresse! Beijos em todas!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...