Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A alienada

Final de semana, festinha de aniversário de 1 aninho do filhote de uma amiga. Encontros, reencontros, a famosa roda dos papais falando sobre futebol, política, economia, mulher alheia, cerveja, pelada (futebolística ou não) e a famosa roda das mamães com os filhotes sob as asas falando de suas peripécias, coco, xixi, melecas e...escolinha.

No aniversário havia muitas crianças na faixa etária da Ísis e apenas eu e outra mãe que optamos por não colocar nossos respectivos rebentos numa escolinha/creche/berçário. Todas as 485965234 crianças entre 1,5 e 3 anos estavam na escolinha.

Eu gosto muito desses encontros, sério mesmo. Não perco uma oportunidade de observar e comparar (ainda que mentalmente) a genialidade da minha filha (cof, cof) com a genialidade alheia. E posso dizer? Morro de orgulho, há!

Daí que lá pelas tantas, todas as outras mães observando aquele serzinho acima da média (cof, cof) me largam a pergunta: "ela está em qual escolinha?"

Não, minhas caras, ela não está em escolinha nenhuma há exatamente 1 ano e 1 mês.

"Nãããooo? Ah, mas por quê? Ano que vem você vai matricular, né?"

NÃO.

"Mas escolinha é tão bom, as crianças aprendem a socializar (aham, tá bom que fedelhos dessa idade aprendem a socializar, me engana que eu gosto, eu penso, mas não digo), elas são estimuladas na sua psicomotricidade (você sabe o que é isso?), elas aprendem a dividir..."

Daí nessa frase do "elas aprendem a dividir" eu, que não sou santa, nem elevada moral e espiritualmente não me aguento e largo um "Fala sério, né? É só olhar essa rodinha de bebês e pequenos infantes que dá para notar que a escolinha não ensina ninguém a dividir." Olhares me fuzilando, saio estratégicamente pela esquerda arrastando meu barrigão...bexiga de grávida, sabe comé?

Eu passei praticamente toda a festinha justificando o por quê de não colocar a Ísis numa escolinha, fazendo-me de surda (não com muito sucesso) para frases dos tipos acima.

Já escrevi dois textos sobre o assunto: aqui e aqui. Eu não fico reprovando mães que colocam os filhos desde cedo nas creches, cada família tem uma dinâmica, uma necessidade e suas crenças. Se você acredita que seu filhote vai estar melhor numa escolinha, que assim seja! Ou se você não tem outra opção viável, que assim seja também. Ninguém é melhor ou pior por estar ou não numa escolinha. A Ísis esteve numa dessas por 9 terríveis meses em turno integral...

Mas nós (eu e marido) não acreditamos nisso e não tem discurso sobre psicomotricidade, pedagogia Waldorf/Montessori que me faça mudar de idéia. Até porque eu vejo a desenvoltura da Ísis e vejo a das outras crianças que vão para a escolinha e ela não está "atrasada" em relação à ninguém. Ela fala com desenvoltura própria para a idade, se locomove bem, pula, corre, sobe sobre móveis, salta obstáculos, canta musiquinhas com coreografias, pinta, recorta, molda, encaixa, desencaixa, "lê" livrinhos, etc...etc... e convive com outras crianças também , afinal ela não vive trancada dentro de casa: vai ao parquinho, à praça, brinca com os filhos dos vizinhos, dos colegas de trabalho...sociabilidade e psicomotricidade garantidas! Ainda que sem um projeto pedagógico!

Agora aprender a dividir na escolinha...ah, isso não! É da idade não querer dividir nada nessa fase, teoria comprovada neste aniversário onde crianças de 0 a 5 anos brincavam e disputavam brinquedos alucinadamente num festival de não, é minha; não, é meu, enquanto mães apaziguadoras, estivessem seus filhos na escolinha ou não, repetiam "tem que dividir com o amiguinho, agora é a vez dele, depois você brinca."

Minha idéia é: crianças pequenas ficam em casa, na segurança do seu lar, no conforto de suas caminhas, com suas comidinhas de casa, seus passeios ao sol, seus colos exclusivos (ao menos até nascer o segundo), suas estimulações naturais, seu convívio periódico com outras crianças.

Já tive a experiência da escolinha, não é para mim, não adianta tentarem me convencer do contrário, pois não há teoria da psicomotricidade e sociabilidade que resista a uma rodinha de bebês/crianças fazendo exatamente as mesmas coisas.




11 comentários:

  1. Oi flor não acho que a escolinha ajude a criança ser mais sociável ou até mesmo aprenda a dividir as coisas.Já vi várias crianças que vão para a escola e são um "Bichinho do mato" e tbm não dividem nada,e pegam ainda da mão da outra criança os brinquedos.fora as mordidas e os biliscões.
    É tão ruim quando as pessoas querem que vivemos a mesma "vida" q elas escolheram pra elas,né!?

    ResponderExcluir
  2. concordo com tudo! eu nao coloco o batatinha em escolhinha por dinheiro nenhum nesse mundo. e ele só vai para escola mesmo quando o governo me obrigar a faze-lo... nem sei a idade... 6? 7? sei la... mas só quando for obrigado mesmo, abro mao de tudo para eu mesma educa-lo, a gente sabe que nao é facil, é uma doaçao diaria e completa, mas a recompensa é maxima, neam?

    ai amiga, ja estou louca pelo segundinho hihihi... tu completa 40 semanas quando?

    bjoca :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Nine!
    Por aqui ainda não começamos na escolinha, mas será um lam necessário, pois eu preciso voltar a trabalhar. Eu também percebo que Arthur é tão (ou mais) sociável quanto as crianças de sua idade que vão para escolas. Eu não quero babá por não ter encontrado alguém de confiança, mas acho válido que a criança fique na sua casa... sei lá... tem sido dias conturbados pensando nisso, confesso que até pensei em adiar minha volta ao trabalho por mais uns 2 anos quem sabe?
    beijos

    ps- e a foto da barriga?

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk,ri muito com o seu post passado quando li o que você colocou la no blog,rss..Mas é assim mesmo,e igual ao que vc escreveu aqui nesse post da escolinha: cada um tem a sua maneira de viver e cada um sabe o que melhor se adapta a sua rotina..seja com bichos de estimação,escolinha,babá,o que for!!
    ;-)
    E se ela está mais desenvolvida do que as outras crianças,sinal que estimulo e amor não faltam,não é mesmo??beijao Nine,uma otima semana p vcs!! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Nine, eu adorei a sua reflexão e acho sim que cada família tem a sua dinâmica, as suas necessidades! Adiei o quanto pude a escolinha para os meus filhos e João vai no ano que vem, meio período (ele faz dois anos agora em outubro). Sem dúvida, havendo opção, o melhor lugar é em casa, no convívio com a família, e concordo plenamente com você no tocante à questão do não querer "dividir" os brinquedos, isso é uma fase natural da criança!!! Pra mim é óbvio!!! Ela tem de se reconhecer, e reconhecer o que é seu, pra depois aprender a dividir e isso bem naturalmente!

    Parabéns pelo texto!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Caio foi pra escolinha com 1 ano e 8 meses. Na época, eu não tinha tanto conhecimento e tantas leituras que tenho hoje. Certamente, se pudesse voltar atrás, não o colocaria na escolinhas de jeito nenhum. Depois que li "A criança terceirizada" então... Parabéns pela sua escolha.

    ResponderExcluir
  7. Também não acredito que a escola seja responsável pela socialização ou pelo aprendizado mais rápido!
    Eu particularmente não gosto muito da ideia de escolinha para bebes novinhos.
    E outra o que essas pessoas tem que dizer o que é certo ou errado?

    ResponderExcluir
  8. Nine, Arthur foi para a escolinha com 1 ano e 8 meses, foi colocado na turma de 1 ano, porque a coordenadora pedagógica não acreditou em mim quando explanei sobre como era Arthur, deixando claro que toda mãe achava seu filho super esperto, e que ele nunca tinha ido a escola e bla, bla, bla. Um mês depois, ela veio comentar que realmente Arthur era como eu falava e bem depois ele foi trocado de turma, para a turma dos maiores, evento que foi muito traumatizante para ele e para nós.
    Aprendemos com a história que nem a escola mas bem recomendada do mundo é tão boa assim. E hoje eu vejo que realmente ele era muito novo para ir para a escola. Este ano, que ele está na turma dos três anos, percebo que faz muito mais sentido nele ir para a escola, não que seja item obrigatório, mas percebo que agora é legal, mas ainda com o "pecado" do período integral, que eu acho péssimo.
    Infelizmente, existe uma pressão social e comercial pela escola, a roda da economia quer girar, né? Mas a escola está longe de ser tudo isso que contam por ai, principalmente nesse lance de aprender a dividir. Se for assim, acredito ser mais benéfico ter vários filhos, de preferência gêmeos ou próximos. rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nine,
    Eu tive que colocar a meninas na escolinha, mas tive a sorte de achar uma escolinha pequena, com poucas crianças bem pertinho de casa! Graças a Deus! rs...
    Adorei seu comentario no Blog!
    É muito bom poder dividir todas essas maravilhas com vocês!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Queridonas, obrigada por participarem dessa minha reflexão! Muito bom "ouvir" o que vcs têm a dizer, sempre ressaltando a particularidade de cada família!

    Beijos em todas!

    ResponderExcluir
  11. Super concordo!

    Tenha dó, quase tenho um piti quando vejo uma mãe falar que manda o filho pequeno pra escolinha para aprender a dividir. AHAM. Criança aprende a ser generosa se tem exemplos de generosidade em casa.

    :p

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...