Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

OFF TOPIC Sobre perdas...para Ceila

Eu estive pensando sobre isso nesses dias, em como a minha concepção sobre o aborto mudou ao longo do tempo. E isso foi depois de ler alguns posts seus sobre o que você estava passando.


Quando eu era mais nova achava que não se poderia sofrer tanto por algo que mal chegou a existir. Eu não entendia então do amor que se sente ao ver o resultado positivo no exame. Eu não sabia que em muitas das vezes a gente pressente a chegada do filho muito antes dele estar devidamente instalado em nosso ventre. Eu era nova, imatura, inexperiente.

Depois, mais adulta, eu tive amigas que abortaram ao tentarem engravidar. Mas eu ainda não compreendia o que elas poderiam sentir, porque na minha cabeça era algo assim: não foi dessa vez, vamos tentar de novo! Simples, fácil e totalmente desprovido de sentimento. Eu já não era tão imatura, mas desconhecia o amor que se sente por algo minúsculo que passa a existir dentro da gente. Porque quando a gente sabe que algo está surgindo ali, esse algo toma formas, proporções, criamos histórias, construimos nossos castelos, um sonho, e a perda de um sonho tão bonito dói. Mas eu não sabia.

Foi depois que eu engravidei e tive que fazer repouso devido ao risco de eu perder minha filha que eu comecei a entender o quanto se poderia sofrer ao abortar. Não era apenas uma célula, um feto, um algo que sairia de mim. Seria o meu filho. O filho que já não teria. E isso é dolorido, sim.

Nós mulheres temos que aprender a falar sobre isso, a entender os motivos que levam ao aborto natural, ou não, e aprendermos com tudo, ensinarmos quem passa por situação semelhante.

Esse assunto não deve ser um tabu, nem tão pouco as mulheres e os homens que passam por isso devem ser marginalizados, ou se sentirem incapazes, menores. E nós que estamos próximos de quem passa por uma situação tão delicada como essa temos que saber como agir, temos que dar nosso apoio, nosso abraço, nossa solidariedade. E isso não significa que sentimos pena, mas sim que nos importamos.
Eu só posso te dizer que desejo que você logo se recupere, externalize seus pensamentos, sentimentos, e assim que estiver pronta, tente novamente! Tem um filho esperando por vc!

Beijos!

Nine


10 comentários:

  1. Oi Nine,
    Lindo post, é exatamente do jeitinho que você falou, algumas dores só passamos a compreender depois da maternidade...passamos por isso agora lá no RECOMADRES. Estávamos na maior festa pois a cegonha deu um rasante por lá e engravidou duas de nós três, a minha irmã Andrea que já está de 5 meses e espera um lindo menino e a nossa recomadre Jana que logo depois de uma mega virose, decobriu que estava grávida, mas infelizmente, depois de 7 semanas o pitico se foi...a vida tem dessas coisas e acredito que tudo acontece como deveria acontecer, mesmo que no início a gente não entenda dessa forma. A vida segue e tudo ficará bem e logo logo vem outro por aí.
    Beijos,
    Cris joão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris João! Eu também acredito que os acontecimentos não aparecem assim, do acaso. Eu creio que tudo serve para algum aprendizado e para a evolução, não da espécie, como se diz em ciência, mas dos serem humanos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Assunto dificil neh.

    Graças a Deus nunca passei por isso, mas sinceramente não sei como reagiria.

    Um primo do meu marido perdeu um bebe um pouquinho antes de eu ficar grávida. Bom... no mês seguinte eu engravidei e no outro mês eles engravidaram novamente.

    E o bebe nasceu. Felipe. Vc acredita que o nene tinha um problema super serio no coração q não foi detectado em NENHUM exame pré natal... resultado, ele passou por 2 cirurgias, 30 dias de internação. Agora está bem e em casa se recuperando.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Nine, como lhe disse antes: você é uma poeta. Espero do fundo meu coração que exercite esse seu talento. Você consegue falar de coisas bastante complexas de um jeito simples que nos faz chorar. Obrigada!
    Mantenha postando sempre, hem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Chara!!!

    Lindo post!!! Este tema faz nos mamae pensarmos muito!!!

    Estou te seguindo ta? Qro acompanhar vc e sua meninha!

    Bjus grande

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena! Pois é, não é fáil mesmo passar por algo assim! Que bom que o bebezinho já está em casa e se recuperando bem! Beijos!

    Ceila, querida! Obrigada pelo carinho! Beijos!

    Nine! Que legal que você veio me visitar! Volte sempre! Vou lá conhecer o seu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Nine,
    Cheguei até aqui através do seu comentário no post que escrevi no Recanto das Mamães Blogueiras, vim agradecer. E me deparo com um post tão lindo e tocante...de uma sensibilidade incrivel!
    Parabéns!
    Volto mais vezes.
    bjs,
    Lauri

    ResponderExcluir
  8. Oi Lauri! Obrigada pela visita e pelo carinho! Você será sempre bem vinda por aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. oi...lindas palavras Nine..lindas...me emocionou mt..esses doas senti que tinha engravidado..foi mt estranho..muito..sabe aquela certeza que só nós,mães temos???
    fiz um teste e deu positivo..na mesma manha mesntruei..fiquei mt mal,chorei o dia td..n sei bem uq aconteceu...
    ;-(
    n sei se o teste deu errado(acho dificil), n sei ,sei la..minha cabeça deu um nó...isso foi no mes passado...n fui atras de descobri,mas acho que estava sim,e pelas razões de Deus, ele escolheu que n era a hora,n sei...
    sofri mt, sem nem saber se de fato estava..mas ja aceitei...
    mas agora descobri que quero mt ter outro filho.. agora é convencer maridão,hehehe..
    beijos,querida..otimo fim de semana..
    p.s: ja disse que sou sua fã?rsrs..

    ResponderExcluir
  10. Ana!! A admiração é recíproca!

    Guria, exame não dá falso positivo, não! Salvo em algumas situações médicas, se não me engano!

    Mas não esquente com isso, é como você disse, Deus tem suas razões, e quem sabe essa não foi a de plantar a sementinha do segundo filho, em?

    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...