Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A pequena em Punta - última parte

Domingo pela manhã, céu nublado. Pena, queria que nós nos despedíssemos do Uruguai com sol.

Após o café da manhã, seguimos para Punta Ballena para visitarmos o Museo-Taller da Casapueblo, onde Carlos Páez Vilaró (artista idealizador e construtor da Casapueblo) cria seus quadros e esculturas, e que não havíamos conseguido conhecer no dia anterior. Chegamos lá por volta das 11:00h. Você estava reclamando muito! Só queria ficar no chão, nada de colo! Chegamos - eu e o seu pai - a pensar que não seria uma boa idéia entrarmos, mas durante  a visita você ficou encantada com todas aquelas esculturas e quadros! Não deu nenhum trabalho! Ou melhor, quase, porque você só queria subir e descer as várias escadarias do local!

Logo na entrada tem um placa pedindo para apertarmos a campainha. Assim fizemos e fomos recebidos por uma moça muito simpática! Pagamos os 120,00 pesos uruguaios (quase 12,00 reais) por pessoa e iniciamos a nossa caminhada pelas galerias.

Na primeira havia muitos quadros retratando a cultura afro-uruguaia e esculturas em madeira. Adorei as esculturas! E você também, claro! Olhava para tudo e dizia "eti, eti". Os quadros dessa galeria retratam a vida cotidiana do povo uruguaio, onde quase todos possuem um barco (ou mais), muitos retratam os bares e as mulheres. E gatos! E as cores são vibrantes, sendo as figuras retratadas circundadas por um grosso traçado escuro. E a mim pareceu que elas estavam dentro de uma garrafa, dada a perspectiva dos desenhos, mais largos no centro e mais estreitos nas extremidades!




A segunda galeria foi a que mais gostamos! Eu e o seu pai devido ao tipo da pintura exposta e você devido ao espaço! Você ficou lá caminhando de um lado a outro e às vezes parava em frente às esculturas. Eu não entendo absolutamente nada de arte e, confesso, nem conhecia o artista antes desta viagem! Então ao ver os quadros dessa galeria eu senti como se alguém de uma tribo indígena dos tempos longínquos os tivesse pintado. Cores mais sóbrias, traçados mais rudes retratando pessoas, animais, sol, lua, mar! E as esculturas era esquisitas, mas as achei divertidas com seus olhos esbugalhados!




Na loja do museu ficamos encantados com algumas peças de cerâmica! E havia as lâminas serigrafadas, bem mais para bolsos comuns, do que as lindas telas, que nem me atrevi a perguntar o preço! Eu fiquei encantada com uma lâmina que retratava símbolos indígenas diversos, mas o preço, - ó - era de 150,00 dólares! Ah, filha, talvez um dia, né? Ficamos com uma lâmina muito bonita que retratava a Casapueblo, mas lá havia camisetas, canecas, pratos, azulejos, esculturas em madeira! Tudo muito bonito!

Seguimos para a sala de cinema, onde assistimos a um video que retratava a biografia do artista, e apesar de ser falada em castelhano, com legendas em inglês, conseguimos entender o principal do conteúdo. E você, minha pequena? Adivinha...só andando entre os bancos!

Passamos pelo bar, que é um charme, e fomos muito bem atendidos. Aqui havia uma esquadria trabalhada de madeira, que era divina!

De lá seguimos para os terraços (são 6), e para a última sala do museu. Nesta última havia um espaço para os trabalhos da filha do artista (Agó Paez Vilaró), que tinham um lado mais místico e mais infantil e eram muito bonitos.



Na saída deixamos nossos cupons para concorrer a uma obra do artista (elas são sorteadas entre os visitantes a cada 6 meses) e encerramos nosso passeio em Punta del Este.

Almoçamos em Piriápolis, uma cidade muito charmosa e próxima de Punta, onde comemos o melhor sorvete de... doce de leite, claro: o "el faro", que é artesanal!



 Tão bom, né minha pequena, conhecer lugares novos! A mamãe adorou a viagem e apesar de termos tido os famosos momentos de estresse, viajaria novamente com você! Vê-la dando seus passinhos na Rambla, se jogando de rabinho no mar gelado e se encantando com as esculturas da Casapueblo, valeram todo o trabalho!

Ah, e você agora é o Bitcho!

6 comentários:

  1. Oi Nine,
    muito legal essa viagem. A pequena Ísis já está cheia de cultura.
    As fotos ficaram lindas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine, estou adorando ler seus blogs, ácho que vc tem o dom de blogueria, sua linguagem é cativante e acho que até pessoas que não te conhecem tem vontade de ler. Além disso, vamos conhecendo esse pedacinho do Brasil junto com vcs e acompanhando o crescimento da pequena Ísis.
    Beijão com saudades.

    ResponderExcluir
  3. Oi Isa! Que legal que vc está gostando dos blogs! É legal conhecer outras regiões, né? A gente aprende muito! Saudades suas!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nine querida, tudo bem?
    Voltei com tudo amiga!!!!
    Que legal o seu relato de Punta, pelo jeito gostou né? Espero que o Viajar tenha lhe ajudado, agora é o seu que irá contribuir muito para a Blogosfera tmbém.

    Amei, amei, ótimo recordar, estou louca para voltar á Punta daí te aviso, qto ao Sabia, vá sim, e espero que goste, eu recomendo tomando pela custoXbeneficio, principalmente em altissima temporada que nada nada sai por menos de 200 dolares a diaria, naquela época!

    Vou correndo ver seu novo blog e é claro ser sua fã lá tmbém.

    Qto a policia escrota, affff, já desabafei! hehehe

    Bjokas nas 02, a Ísis está foférrima!!!!
    Ana.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Encontrei vc na net e gostaria de te apresentar meu trabalho!
    Ficarei muito feliz com a visitinha!
    Ah! E tem sorteio de convites por lá!
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino
    www.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nine, que delicia de passeio!As fotos estão linda e a Isis está uma fofa. Super companheirinha, heim!! Acho que museus e galerias são espaços que despertam os sentidos das crianças (e dos adultos tb!!)

    beijos


    Pati

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...