Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

A sua rotina do sono: do nascimento ao primeiro ano



Você dorme muito bem, filha. A mamãe não sabe se isso vem de você somente, ou se a rotina estabelecida para o seu sono desde que você nasceu fez efeito.

Até o primeiro mês você dormia muito durante o dia e acordava muito durante a noite. Noites mal dormidas fazem um mal, filha! A mamãe estava parecendo um zumbi pela casa. Então, eu comprei um livro, de uma autora inglesa, muito recomendado durante o curso de gestantes que eu e o seu pai fizemos um pouco antes de você nascer. Com muitas idéias desse livro a mamãe não concordou, mas entre as que a mamãe concordou estava a idéia de você ter uma rotina relaxante para a hora do sono e de você aprender a associar o seu berço com a hora de dormir.

Depois do primeiro mês do seu nascimento, quando as suas avós já não estavam mais com a gente, a mamãe e o papai começaram a introduzir uma rotina para a sua hora do sono. Por volta das 18:00h você tomava um banho bem demorado. Depois, se você deixasse, a mamãe fazia uma massagem em você. A casa ficava mais silenciosa e na penumbra e você era aconchegada para mamar. Normalmente você dormia logo, porém voltava acordar 15 ou 20 minutos depois. A mamãe, ou o papai, pegavam você no colo e cantavam te balançando até você dormir novamente. Essas embaladas eram feitas ao som da trilha sonora da novela "Caminho das Índias" (nacáranacáranacáranacá).

 Você acordava a cada 2,5h toda madrugada e durante o dia fazia um sono de até 4 horas. Passamos a acordar você a cada 3 horas durante o dia, para que você dormisse mais a noite. Foi assim até você completar 3 meses. Hoje eu creio que não faria mais esse negócio de te acordar, não. A verdade é que não adiantava muito, pois você acordava, eu colocava você no peito para mamar e você dormia novamente... o tal ciclo de 3 horas da Encantadora de Bebês não funcionava com você.

Depois dos 3 meses você já ficava mais tempo acordada durante o dia, cerca de 1 a 2 horas a cada ciclo de mamada. Começou a adormecer mais profundamente por volta das 22:00h, dormindo entre 4 e 6 horas direto. Com 3 meses você dormiu a noite toda pela primeira vez! Mas foi só um vislumbre. Você continuava acordando durante a madrugada, pelo menos uma vez.

Com 5 meses você passou a acordar apenas uma vez para mamar durante a madrugada, por volta das 02:00h e passou a acordar definitivamente às 07:00h toda manhã. A partir dessa idade a mamãe já podia colocar você no berço depois da mamada das 21:00h que você dormia sozinha! Uma bebê mocinha!

Foi então que eu e o seu pai percebemos que você tem algumas manias para a hora do soninho.

Quando você tinha uns 2 ou 3 meses, começou a mexer na roupa da mamãe enquanto mamava antes de dormir. Você agarrava bem forte qualquer pedaço de roupa e ficava balançando as mãozinhas ou acariciando o peito ou a camisola da mamãe. Mas na hora de dormir você não se mexia muito, então ficava enroladinha nas mantinhas a noite toda.
 
Com 5 meses você começou a segurar as suas mantinhas de algodão na hora da mamada e quando colocada no berço, virava de lado e puxava a mantinha até a altura do rosto, cobrindo-o.
 
Hoje, com 1 ano, você também gosta de abraçar suas almofadinhas, dá pequenos tapinhas nelas e faz carinho com a sua mãozinha quando o soninho vem chegando! E você se vira de um lado para o outro, segurando a sua mantinha perto do rosto, como um jacarezinho, até pegar no sono! A mamãe percebe que você está com sono porque seus olhinhos ficam mais fechadinhos e você coça o nariz e as orelhas.

Você só acorda durante a noite se tem algum problema: frio, calor, sede, caiu o bico, não encontrou a mantinha. A maioria das noites você não acorda. Você também já não mama mais de madrugada. A sua última mamada antes de dormir acontece por volta das 21:00h. Depois disso, eu fico com você no colo até que você fique sonolenta para só então colocá-la no berço, e eu ou o seu pai ficamos esperando na poltrona do seu quarto até você dormir.
Acho que você é das minhas! Adora um soninho enroladinha numa mantinha, né?

Mas nem todos os dias são assim, certinhos: tem dias que você dorme durante a mamada e logo já te coloco no berço. Já tem outros dias que você larga a mamadeira sorridente, me chamando para brincar. Finjo que não vi e te coloco no berço. Você fica lá me chamando e eu te pego no colo, te coloco no berço, te pego no colo, te coloco no berço, até você cansar!

E sobre dormir a noite toda...bem, você até dorme. A mamãe é que não dorme! Qualquer barulhinho no seu quarto eu me levanto para ver se está tudo bem, se você está coberta, se está com frio, calor, deitada direitinho, essas coisas.

Acho que depois que os filhos nascem, as mães nunca mais dormem como antes...

4 comentários:

  1. Oi NIne!! obrigada pela visita no nosso cantinho..mudei lá a configuração,depois ve se ficou mais facil pra ti! ;-)
    espero que sim, sua filha é uma fofa!! estmos te seguindo,tá??
    bjs,boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. E daqui a pouco não vamos dormir, porque os pequenos (que já são adolescentes, mas sempre serão nossos pequenos) ainda não chegou da balada. Oh ceus!! risos

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, não dormem mesmo! è duro às vezes, né? Mas o pior é q a gente vai se acostumando com essas rotinas malucas e "pobres" de sono...
    Adorei o seu blog! Voltarei sempre, viu??
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nine, obrigada pelas visitas lá no meu cantinho. Nem sempre dá tempo de eu responder, às vezes não dá tempo de ler todo o post, mas sempre quando dá, leio e participo dos debates com minhas blogueiras amigas. Vou linkar seu blog, tá? Beijocas em ti e na pequena.

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...