Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Atualizando: os males respiratórios, selinho e dia das mães


Ai, que semanas essas depois do seu aniversário, em?

Seu pai viajou no dia 26/04 e ficamos uma semana tranquilas, curtindo a nossa nova rotina, só as duas. Primeiro final de semana tranquilo, apesar de cansativo, mas nada de mais.

Segunda feira, sessão de fisioterapia respiratória com a fofa da Milena (que indico para quem precisar de fisioterapia em Joinville). Ela escuta algo diferente, diz que vai reavaliar na terça e pede para marcar com o pneumologista. Você estava bem, brincando normalmente. Dormiu logo depois da fisio.

Lá pelas 23:00h começa numa tosse que não para. Pego você no colo: respiração difícil com gemência. Ó céus! Desespero total! Ligo para o seu (agora ex) pediatra (aliás pediatras, se não quisessem ser acordados à noite por mães desesperadas deveriam ter escolhido outra profissão!) e ele me manda ir para a emergência da Unimed, sem nem perguntar nada, nem me acalmar, nem dizer para retornar depois, afinal você é paciente dele desde que nasceu, enfim...zero à esquerda!

Aí ligo para a Milena. Fofa! Faz as perguntas (está com a boca, mãos roxas, frias? está com febre?). Não estava fria, nem roxa, mas estava com febre. Melhor levar para o hospital porque poderia ser uma crise de bronquite; e ela veio nos buscar porque sabia que nós estávamos sozinhas. Ah, que diferença, né?

Aí seguiu-se mais uma semana de broncodilatadores e corticóides. Consulta com pneumo. Exames. E nada de diagnóstico ainda. Raio-X do pulmão deu tudo normal.

Desde fevereiro que você está assim, sempre com tosse, com muco escorrendo por todos os poros! Às vezes melhora um pouco, às vezes piora...e sem sabermos exatamente o que pode ser.

PAUSA

Bronquiolite, bronquite aguda, bronquite crônica (asma) ou só gripe forte. Odeio isso!

E odeio o atendimento dado às crianças e mães desesperadas nos hospitais. Os pediatras não estão preparados para lidar com crianças. Acham que falar "mãe, tira a roupa dela e deita na maca que eu vou examinar" é tudo o que se pode dizer. Sem nem tentar cativar o bebê enfiam ausculta gelada no peito e nas costas, enfiam aqueles negócios no ouvido, na garganta e depois "mãe, pode vestir". Qualé? Você fez pediatria! Pelamordedeus!

E no raio do raio-X? Tudo gelado e gente mal humorada e mal preparada para examinar bebês. Bebês não sabem que precisam ficar parados na cama e segurá-los à força não é o melhor caminho! Só uma vez encontrei um pediatra que fez os exames bem depois de ter cativado sua atenção: você não chorou, olha que maravilha? E no raio-x também. Primeiro o profissional tem que cativar a criança - e isso não demora mais que alguns poucos minutos se ele souber o que fazer - para depois a colocar deitada na máquina. Daí você fica ali deitadinha como deve ser, achando que tudo é brincadeira!

Medicina devia ser vocação mesmo, e não apenas uma profissão. E pediatra tem que gostar de crianças em primeiro lugar. Tem que saber lidar com elas! Não é óbvio isso?

DESPAUSA

Bom, agora fizemos mais uma série de exames para alergia, vamos ver se dá alguma coisa.

Você está melhor, mamãe voltou a trabalhar essa semana e a vovó Jaine veio de Criciúma dar uma ajuda. Ah...chegar ontem em casa e encontrar uma comidinha quentinha no fogão...ô coisa boa!

Nós fomos visitar o papai em Brasília. Eu fiquei entre com medo de você piorar e esperançosa de que, vendo o pai, e num clima diferente, você reagisse. E acho que deu certo! Você chegou bem melhor do que foi, segundo a avaliação da Milena.

Só o que me aborrece é não saber ao certo o que você tem. E o fato dos médicos não explicarem claramente isso, me deixa confusa. Se não sabem o que é, digam: eu não sei, vamos investigar. Mas não falem assim: pode ser, isso, ou isso, ou aquilo. E façam um consulta que dure mais de 10 minutos...ninguém avalia um bebê com cuidado em menos de 10 minutos!

Quando estava grávida, odiava os obstetras. Agora que você nasceu, os pediatras são a minha cruz! Argh!

Mas mudando de assunto: o blog da minha pequena Ísis ganhou um selinho, o seu primeiro. Foi da Mammy, do Dedinhos Lambuzados. Obrigada querida! Nós ficamos muito felizes! Ainda mais depois dessa semana difícil!



Outro assunto: dia das mães. Chegou. E passou. Rápido. Mas passamos juntas, e com o papai. Ah, e eu ganhei daquelas camisetas com foto, que antes de você nascer sempre achei ridículas, mas que agora...ah, agora está em lugar de destaque para todo mundo ver!

2 comentários:

  1. OI JANINE, TUDO BOM?? PELO Q LI NOSSA BONEQUINHA TA MEIO DODOI NEH ESPER Q MELHORE LOGO, E REALMENTE CONCORDO COM VC QUANDO DIZ Q PEDIATRA TEM Q GOSTAR DE CRIANÇA ANTES DE QLQUER COISA...MANDEM NOTICIAS... SAUDADES
    BEIJOS A VC E A NOSSA LINDA

    ResponderExcluir
  2. Ai guria, pois é...até agora não "me achei" com nenhum pediatra. Médicos bons são uma raridade, infelizmente! A Ísis está melhor, mas ainda estamos fazendo alguns exames. Saudades de vcs tb! Beijos!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...