Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O que fazer com os chocolates em demasia?

Imagem: google imagens, mas juro que o bolo fica assim mesmo!

Falei que aqui em casa confiscamos os chocolates das crianças e os nossos, né? Tudo guardado e separado. Alguns eles (e nós, ora pois!) poderão comer in natura, mas a maioria vai para receitas com chocolate.

Eu amo fazer bolos e um dos meu programas preferidos com a Ísis aos finais de semana é irmos para a cozinha fazer bolo. Ano passado fizemos quase um bolo por semana (deveria ter feito uma série de postagens no melhor estilo #umboloporsemana) e ficamos craques no negócio!

Dentre as várias receitas testadas e inventadas tem uma de bolo de cacau com crosta de açúcar mascavo e canela que a família toda ama de paixão. É fazer, assar, comer e amar! Não tem erro! O up na receita pós páscoa é incluir raspas de chocolate ou chocolate bem picado na massa antes de levar para assar. Aquilo derrete, minha gente, e mata qualquer amante do chocolate de prazer! Melhor de tudo é que não fica super doce, porque é feito com cacau em pó, e não com chocolate.

Ó, mas nada de fazer o bolo e comer sozinh@, em? A ideia é compartilhar! Faz, chama @s querid@s e vai fundo no café com bolo e bate papo.

Não vou copiar a receita toda aqui, mas vai lá na Cozinha da Duxa ou no Nosoup for You e se arrisca com as assadeiras. Aqui em casa a receita serve para uma forma média com furo no meio, ou uma forma de bolo inglês. Eu gosto mesmo das retangulares porque a camada de crosta fica mais generosa (formigão, eu?)

Fazer bolo com as crianças é uma delícia e de quebra elas aprendem uma porção de coisas! Você pode falar sobre o cacau, o açúcar mascavo (de onde vem, pra onde vai, como é que entra, como é que sai), pode melhorar a coordenação motora fina deixando eles quebrarem os ovos e mexerem a massa e ainda fazer aquele agrado cheio de carinho de deixá-los raspar a massa do bolo!

:)

E para não ficar só no papo cozinha, recomendo fortemente o novo vídeo da Ana Thomaz sobre Educação Livre. Essa mulher me inspira!





5 comentários:

  1. Nine também adoro fazer bolos com os meus filhos. Eles se divertem e aprendem um tanto de coisas sobre a cozinha, sobre os alimentos.
    Tem razão de aproveitar um tanto de chocolates para fazer algumas receitas. Ainda mais quando há uma quantidade grande e sabemos que não daremos conta de comer, comer, comer puro todos os chocolates.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa... isso logo cedo é muita maldade pra uma pessoa que diz estar de dieta... :( oh mente gorda essa minha viu? rsrs

    Eu tbm já me aventurei com a Sô na cozinha. E ela adora. Não sou amante de cozinha, muito menos cozinheira de mão cheia, mas me aventuro as vezes, e juro que vou tentar essa receita aí. E sobre raspar a massa do bolo, aqui em ksa vira briga, pq ela quer e eu tbm quero... hehehe é uma diversão garantida!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hunnn é uma boa ideia ... vou "caçar" umas receitas quem sabe né !

    A Isabela tem me ajudado muito na cozinha e vou confessar que ela é ótima como ajudante o que não é comum para uma criança de 2 quase 3 anos rsrsrs

    beijos em vc e nos filhotes

    ResponderExcluir
  4. Excelente, hein????

    Estava aqui esperando vc postar uma receita, depois do texto anterior, sobre os ovos de páscoa... eu sabia que ia rolar uma ajuda à amiga aqui que não conhece nada de cozinha!
    =)

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro fazer bolo Nine! Que cara boa a desse hein! Eu acho o máximo aproveitar as sobras da páscoa - porque apesar de adorar chocolate, enjoa comer tanto ovo rs...
    Aproveito para agradecer seu carinho de sempre lá no blog viu! Deixei uma resposta pra vc lá, mas vou dar uma passeada por aqui também. Faz tempo que estou te devendo uma visita rs!
    bjos!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...