Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aprender algo por amor a alguém

Subindo

Um dia desses, um dia comum, como outro qualquer, você vem em minha direção e me abraça. Eu retribuo. Depois, você olha bem nos meus olhos, como faz sempre, e me diz assim:

- Mamãe eu sou a sua...MUDANÇA.

Dito assim mesmo, com essa pausa antes da palavra final.

Eu não sei o motivo pelo qual você disse isso, eu não posso afirmar que você, de fato, soubesse o sentido literal dessa frase. Eu desconheço se você algum dia já me ouviu dizendo o quanto eu mudei depois que você apareceu na minha vida.

Mas você disse. Essa frase. E essas palavras fazem todo o sentido para mim. E isso dito assim, por você, olhando nos meus olhos, fez com que meu coração ficasse apertadinho, doendo mesmo, porque o amor explodiu dentro dele. Ficou apertado ali.

Certo dia eu li que a gente só aprende algo por amor a alguém. Não posso afirmar com certeza que essa frase seja aplicável em todas as situações, mas posso dizer para você que o amor é capaz de muitas coisas. E eu te afirmo, filha, que não há amor mais genuíno do que o que eu sinto por você.

Porque nós podemos amar muitas pessoas, e amamos ao longo da vida. Amamos nossos familiares, aqueles que nos precederam; amamos nossos amigos, aqueles que trouxemos para nosso convívio pela similaridade de energia e de objetivos de vida; amamos os companheiros que escolhemos para estarem ao nosso lado e a partir deles construímos um núcleo familiar nosso. Que amamos. E que amamos mais ainda quando chegam os filhos.

Eu nunca conseguirei colocar em palavras o meu sentimento por você. Você que é minha primogênita, que me acompanha e me antagoniza todos os dias, você que me fez adulta. Finalmente adulta. 

Não há espaço para infantilizações quando temos nossos próprios filhos. É chegado o momento de crescer. E crescer é mudar. Permanecer estanque em nossos conceitos juvenis, em nossas atitudes desarrazoadas, em nossa irresponsabilidade não nos é mais permitido. E nem deve ser desejado assim permanecer.

Desde que você surgiu em mim e eu fui me acostumando com o formado redondo da minha barriga que a vida parece que me mostra sempre que tudo é redondo. O ventre que gesta, o seio que alimenta, o colo que acalenta.

A vida é circular. Todos os nossos pensamentos e ações retornam para nós mesmos. É possível ficar maravilhado com esse laço mágico que são os acontecimentos de cada dia, os pensamentos que se transformam em palavras - ditas ou caladas - e essas palavras em frutificam em ações.

E é preciso estar atento, estar presente, estar preparado; porque eu não quero repetir os passos de quem me precedeu. Eu quero fazer o meu próprio caminho. Sempre quis.

E no meio do meu caminho havia você. E por você eu quis mudar. Eu quero e preciso ser coerente. Não posso repetir discursos. E é incrível como a vida volta sempre ao mesmo ponto: o do auto conhecimento. Não há mudança sem o verdadeiro reconhecimento de si mesmo.

Reconhecer-se a si mesmo não é trabalho fácil, muitas vezes nos enganamos e mentimos a nós mesmos, enxergamos com olhar cego as verdades que estão a nossa frente. Para enxergar a realidade muitas vezes precisamos de um artifício. No meu caso, eu ganhei um espelho no dia em que você nasceu.

Eu olho minha imagem refletida todos os dias e nesse novo olhar que eu dou a mim mesma eu vou crescendo sempre mais. Porque eu acredito que a existência só tem sentido se for vivida para adquirir conhecimento e através dele evoluir. Transformar o mundo.

Quando você me disse aquela frase, naquele dia comum, meu coração apertou de tanto amor. Somente a clareza de uma mente ainda livre é capaz de captar sentimentos e colocá-los de maneira tão simples e verdadeira numa frase solta assim, sem maiores arroubos linguísticos.

Você é sim minha mudança, filha querida.

3 comentários:

  1. Lindo texto, parabéns!
    A sinceridade das crianças nos desconcertam né?!?

    ResponderExcluir
  2. Nossa.... lindo texto....
    Incrível percepção que ela teve, não? Ou repetiu, não sei... Mas que é uma bela frase dita por uma criança, é.

    E vc está certa, depois que nos tornamos mães, tudo muda, a começar por nós mesmas. Passamos a nos conhecer e a nos reconhecer nas coisas, na rotina, na nossa própria casa, na nossa vida.

    Ser mãe é a melhor coisa do mundo!

    Adorei o teu texto, amei!!!

    Beijos grandes!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou emocionada com esse texto.
    Tô conhecendo seu blog agora e já amei esse espaço :))
    parabéns pelas belas palavras! por dizer/escrever isso para sua filha de uma forma tão linda e pelo pensamento também.

    tô seguindo agora, quero acompanhar seus textos mais de perto, rs

    Beijo!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...