Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Game dos Bebês: mais uma besteira no ar!

"Marcelo contou por que existe tanta resistência por parte das mamães em relação a deixar de amamentar. “A sensação é de entregar o filho ao mundo, de assumir que ele está crescendo e de saber que não é mais um corpo só, são dois corpos”, observou ele. “A amamentação, em alguns casos, não é mais para alimentar os filhos, é mais o ritual de colocar no colo para dormir. Eu acho que me sinto à vontade de dizer para desmamar quando o ato não tem a função principal, que é a alimentação. Outro caso também é quando a criança começa a precisar a tomar o leite”, explicou."

Eu ainda não havia visto esse programa, porque trabalho pela manhã, mas ontem estava no mercado da cidade, onde uma televisão estava ligada no Programa Mais Você, e fiquei estarrecida com o tal Game dos Bebês. Bizarrice pouca é bobagem!

Eu não entendi muito bem o que um pedagogo tem a ver com amamentação, pesquisando não achei nada que o abonasse para falar sobre o tema, mas dando uma googada por aí fica fácil descobrir que este homem é figurinha fácil em revistas, blogs e programas de televisão.

Quem assiste ao programa percebe que aqueles bebês tem idades inferiores aos 2 anos. O que diz a OMS? Amamentar até 2 anos OU MAIS. Claro que o pedagogo não se ateve a essa informação. Na pauta do programa havia a necessidade de falar sobre desmame (interesse de um patrocinador de fórmulas? Será?) e não se levou em consideração que todas as crianças ali presentes ainda estavam em idade para serem amamentadas.

Outra coisa que a mídia adora é colocar as mães como pessoas infantis, dependentes da relação com o filho e incapazes de promover o desmame natural, porque precisam daquele ritual. Daí falam nisso e focalizam aquela pobre mãe chorando porque, claro, ela não quer (e nem deve) desmamar a filha. Mais uma vez as mulheres são focalizadas como seres incapazes de agir, elas precisam de alguém - um homem, educador, que não sabe e nunca saberá o que é amamentação - para ensinar-lhes o que a natureza já nos ensinou em séculos e séculos de existência! Mães não precisam de orientação sobre como desmamar seus filhos. Mães precisam de apoio para amamentá-los. Mães precisam ser respeitadas e deixadas em paz com o conhecimento, o instinto, amor e o leite que lhes é natural.

Claro que a mãe de um bebê vai ser resistente em desmamar seu filho. É quase que instintivo. Você e todo seu DNA sabem que aquela criança ainda precisa de leite. Do seu leite. 

Qualquer pesquisa sobre mães que desmamam naturalmente, respeitando o tempo de seus filhos nos faz ver como se despedir deste "ritual", como disse o pedagogo, com saudade sim, afinal, quem não sente saudades do tempo em que os filhos ficavam apenas no colo, ou das engatinhadas pela casa ou das palavrinhas erradas? Apesar da saudade, isso não nos impede de incentivá-los  a sair do colo, a andar, a falar corretamente. Incentivar o desmame pode ser necessário, mas não com menos de 2 anos de idade e ainda mais quando claramente esse é o desejo da mãe e do bebê. Desmamar quando for o tempo para o desmame e não para enriquecer marcas já multimilionárias.

Toda criança desmama quando for o momento! Assim como toda criança desfralda, anda, fala, escreve! Tudo a seu tempo! Ah...mas claro  que ninguém quer ver uma criança de 3 anos sendo amamentada, não é? Coisa mais feia, tsc...tsc... Até a Ana Maria Braga não conseguiu conter a expressão de desagrado com essa cena. Por quê? Porque amamentar é algo que nos atordoa tanto? Porque a criança suga o seio? Resolvam seus problemas sexuais no analista mas não coloquem suas frustrações nas pobres crianças e suas mães, que podiam estar posando nuas, podiam estar fazendo toples numa praia do Rio, podiam estar sambando na Sapucaí com os seis desnudos ou aparecendo em programas de gosto duvidoso na TV com os seios sempre à mostra. Só que não: elas estão AMAMENTANDO!

E essa pressa em lançar os filhos no mundo? Como ficamos nós pais que somos bombardeados com informação de que precisamos estar mais presentes, estarmos atentos, darmos atenção aos nossos filhos, e de outro recebemos o dedo indicador de pessoas que sequer são especializadas em amamentação para que liberemos nossos filhos para o mundo (e para as marcas anunciantes!)?

A última frase não poderia ser mais ridícula : "...quando a criança começa a precisar tomar o leite.". De que leite estamos falando? Do leite da vaca? Daquele que é base para as latas dos anunciantes? Por que nossos filhos não precisam mais do leite humano que sai gratuito de nossos seios e precisam do leite que sai gratuito das tetas da vaca para seus bezerros e que passa por processamentos mil para ficarem "maternizados"?

Outro disparate: no cardápio das crianças aparece assim:
- Desjejum e ceia: preparações lácteas específicas.
Preparações lácteas específicas? Por que não aleitamento materno também se há crianças ali que ainda mamam? E preparação láctea na ceia? Por que pode dar mamadeira antes de dormir mas não pode amamentar?

Vocês conseguem perceber o desserviço que este tipo de programa e este tipo de orientação dada por um pseudo educador faz?

E, claro, a Ana Maria Braga teve que falar da culpa. Não, não sintamos culpa. Lutemos por mais dignidade e respeito para nós e para nossos filhos.

Ou afoguemos nossas mágoas numa lata de leite em pó maternizado.

...

Outros textos, outras visões, a mesma indignação:

Anne Super Duper
Mamíferas
Infância Livre de Consumismo
Pérolas de Alanis




7 comentários:

  1. ai, vc é foda! esse texto é foda!
    compartilhei nas redes sociais!

    sualymda.

    Peito pra fora, bebê pendurado e vamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. Não é nada pessoal, it's just business...
    Infelizmente...


    Adorei o texto, bom demais...

    Beijoca com saudades,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi este tal Game dos Bebês... Eu acabei de desmamar minha filha, pouco antes dois 8 meses e foi um processo natural. Já havia introduzido mamadeira aos cinco meses, por vontade própria, independente de médicos. achei que o leite em pó sustentava mais (e fato: ela passou a dormir bem melhor à noite). e com o tempo, ela foi pedindo mais o leite em pó e eu fui substituindo, até que senti que ela só usava o peito como acalento, para brincar, se acalmar. Foi quando decidi tirar: me incomodava saber que ela não estava usando o peito para se alimentar e sim para brincar. Mas foi um incômodo MEU e não por conselho de médico. Aliás, o pediatra dela nem sabe e com certeza, não ficará feliz com a notícia. Não é porque foi natural que foi fácil ou que eu me senti suuuper bem. Fica sim o sentimento de separação, de perda e até de incapacidade. é como se eu não fosse capaz de suprir as necessidades dela. Muito estranho. Faz só uma semana. Acho que estou me saindo bem...

    gostei do seu post.
    Bjs
    http://beibae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nine, excelente seu texto.
    Ai, mas que ódio disso tudo!
    Vou compartilhar no face, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Achei aqui alguém que também está indignada, caso queira acrescentar na lista:http://perolasdealanis.blogspot.com.br/2012/12/o-desmame-total-do-que-era-parcialrs.html.
    É mesmo um absurdo com tentam nos fazer seguir essas regras tão estranhas, ditadas por quem tem mais dinheiro, o pior é que certamente muitas mâes mais simples (e com menos dinheiro pra comprar uma formula "adequada"), e também menos informadas vão cair nessa conversa, tristeza!

    ResponderExcluir
  6. Menina,isso ta dando o que falar né?? eu ainda n vi essa marmota... :O

    Meu filho deixou de mamar aos 2 e meio,e porque quis... e teve mt pressao p eu deixar de dar o peito,mas nem dei ouvidos... gente sem noção!!
    Bjao em vcs!!

    ResponderExcluir
  7. Encontrei seu blog através do post da Carol no facebook. Simplesmente ADOREI!
    Tbém não entendo pq o povo abomina a amamentação pra crianças maiorzinhas (diga-se acima de 1 ano). Ainda amamento e sempre que alguém me pergunta respondo com orgulho. Mas percebo, na maioria das vezes, olhares de estranheza, de reprovação. Não entendo! E fico muito triste com isso. Amamentar é o ato mais lindo, é se doar!
    Bjos e parabéns pelo post. Tô te seguindo.

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...