Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sou masculino e feminino?

Imagem: arquivo pessoal


O que é ser mulher?
.
.
.
O que é feminino?
.
.
O que é da fêmea humana, mamífera, ser natural e pertencente à biosfera?
.
.
.

...

O que é ser homem?
.
.
.
O que é masculino?
.
.
.
O que é do macho humano, mamífero, ser natural e pertencente à biosfera?

...

Minha cabeça está dando voltas e mais voltas. Ao ter filhos de sexos diferentes eu pensei que meu maior desafio seria não cair na armadilha do machismo social e da falocracia; mas o desafio é bem maior que esse. Passar valores, ajudar na definição de conceitos, valorizar o masculino e o feminino em meus filhos parece ser uma tarefa hercúlea.

Vencer minha própria hiprocrisia. Libertar meu espírito das convenções. Dialogar e exemplificar.

Como? Se mal consigo responder às questões acima sem cair na falácia dos discursos pré concebidos onde valorizo o feminino e a inserção da mulher no mundo masculino, mas rechaço o contrário, salvo quando me convém, quando o masculino invade as atividades domésticas e o cuidado com os filhos?

...

A Ísis joga futebol com o pai. Usa camisa do timão. Eu sempre a incentivei a isso, o pai também. Ela não escolheu chutar a bola com os pés. Fui eu quem disse a primeira "chuta a bolinha, é gol!" Sempre digo que ela pode fazer tudo que quiser. Alguém discorda?

...

O Pedro, ainda é pequeno, mas já me deparei com situações em que coloquei à prova minha maneira de pensar. E o resultado não foi bom.

Eu o incentivarei a dançar? E quando ele balangar o bumbum, movimento prá lá de natural nas crianças (e nada vulgar nessa idade), eu vou me sentir desconfortável? Se ele quiser colocar algo no cabelo, como a irmã, eu vou achar ruim?

Eu deixarei que ele saia de casa usando tic tacs no cabelo ou saia, se ele assim desejar? Ou eu irei repetir o discurso do "menino não pode"?

Se menino não pode tantas coisas, como ele reagirá ao perceber que a irmã se insere nas atividades dele, mas ele não poderá inserir-se nas dela?

...

Por quê a barreira entre os gêneros parece estar ruindo apenas para a inserção das mulheres no mundo masculino, mas não o contrário? Temos um problema aqui...

...

E eu volto às perguntas acima:

O que é ser mulher?
O que é feminino?
O que é ser fêmea humana, mamífera, natural, pertencente à biosfera?
O que é ser homem?
O que é masculino?
O que é ser macho humano, mamífero, natural, pertencente à biosfera?

8 comentários:

  1. Compartilho do seu impasse. Também não sei. Aqui em casa, eu jamais falei que isso ou aquilo seja coisa de menino ou menina. E veja bem, até uns meses atrás, a cor preferida do Nic era ROSA. Mas há 1 mes mais ou menos, ele chega pra mim e diz que o verde é sua nova cor favorita. E eu perguntei "e o rosa? Não é mais?". Ele disse "não, rosa é cor de menina. É a preferida da Lily". Meu queixo caiu. Como assim, ele elaborou isso sozinho? Obviamente, concluiu pela dominancia de rosa no vestuario da irmã (coisa que eu tento evitar, juro! mas nem sempre é possivel, como vc deve saber). Eu disse a ele que não, que rosa pode ser de menino ou menina e tal e tal.

    MAS... até aí é facil. A pergunta que vc levantou vai alem disso. E se ele quiser usar lacinhos no cabelo ou roupas de menina pra sair na rua? Eu não sei. Isso só é permitido pra menina? Porque?

    Outro dia vi uma matéria de um pai na Alemanha, andando com o filho de 5 anos de mãos dadas, ambos usando saia. Tudo porque o menino queria usar vestido e o pai, pra apoia-lo, colocou também pra fazer companhia e combater o bullying. http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/pai-usa-saias-para-apoiar-filho-5-anos-192554815.html

    Mas não sei se teria essa coragem... Continuo pensando.

    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Uma vez você disse no blog que quando na primeira gravidez soube que era uma menina se sentiu confortável porque afinal você é mulher, já com meninos né? É diferente? Será? Porque? Me questiono todos os dias.

    O Edu tem cadeirão rosa que "herdou" da minha sobrinha, e andava também com a motoca dela da mesma cor. Um dia no passeio com minha mãe uma senhora perguntou como era o nome delA só pq a mota é rosa. Minha mãe ficou incomodada, eu disse que não compraria outra só por causa da cor. Bom ela acabou comprando uma azul, eu não gostei muito mas deixei passar.

    O Dudu adora que eu use brincos, acha lindo, diz :" binco, binco!"
    Esses dias ele achou um brinco e quis colocar, eu deixei ele brincar, não me incomodei. Mas se ele quisesse furar a orelha e usar brinco de "mulher" eu não sei como reagiria.

    ResponderExcluir
  3. axo q vou ter só uma filha mesmo então! ai meu Deus, não queria ver esse angulo! haushdasd
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb penso muito nisso, agora que vou ter um menino. Minha filha mais velha brinca de tudo sem restrições, bola, carrinho, o que for. Não sei como será com meu filho... em casa acho que não vou ter problemas, mas sair na rua de lacinho ou vestido? Não sei. Meu marido com certeza não concordaria. Difícil lidar com os próprios preconceitos, não?

    ResponderExcluir
  5. Oi Nine, tenho 2 meninos e ainda assim me deparo com perguntas como essas, dias atrás meu Nick(2anos)falou, mamãe pinta minhas unhas, respondi, menininho não pinta as unhas, depois me perguntei será que ele compreendeu?
    Acho muito dificil essas regras para as crianças, mas enfim, fazem parte da vida.
    Bjoss!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nine,

    sempre leio seu blog, nunca comento, mas hoje resolvi comentar. Não tenho filhos ainda, mas terei, espero que não daqui a muito tempo.

    Quando a gente fala que o machismo é ruim para as mulheres, mas TAMBÉM é ruim para os homens, é disso que estamos falando, né?? Mulheres lutam desde muito tempo para que o patriarcado não as pode mais, lutamos por igualdade de direitos, isso não inclui apenas o direito ao voto ou a equiparidade de salários, mas o direito a dirigir, jogar futebol, usar calça e roupa azul, etc... Enquanto isso, homens continuam "engessados" no modelo de masculinidade que o patriarcado nos vende, e muitos não percebem como esse modelo é ruim, é limitador. Seu questionamento vai de encontro a isso. Ainda hoje, o patriarcado diz ao homem que usar laço é "errado", porque laço no cabelo é "coisa de mulher". Cadê alguém lutando para que deixe de ser?? Para que meninos tenham a mesma liberdade que as meninas hoje já usufruem? (apesar do machismo e da misoginia ainda atrapalharem a nossa vida, em outras esferas, muito mais do que a dos homens)
    É essa a questão, não é?? Que nossos filhos tenham a liberdade de ser o que quiserem ser, independente do gênero. E não devemos lutar por isso apenas por nossas filhas, mas alguém precisa olhar para os meninos, para os homens. Eu gostaria MUITO que fossem outros homens, que compreendessem as limitações do sistema e lutassem contra elas... Mas se não são, que pelo menos nós, enquanto mães, pensemos a respeito e tentemos mudar o mundo. É pelos nossos filhos que faremos isso.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu! Pois é, até a cor rosaxazul é fácil demais! E todo o resto? O resto é que dói mudar, mas temos que começar de algum lugar, não é? Beijos!

    Ju, te mandei por email!

    @paulissmna, é um ângulo que deve ser visto, mesmo que só tenhas menina em casa. Afinal, sua filha vai se relacionar com homens, afetivamente ou não, e de que tipo de homens eles serão? Beijos!

    Cris, é o trabalho mais hercúleo, junto com educar os filhos, lidar com os próprios preconceitos! Beijos!

    Oi, Patricia! E pq menino não pinta as unhas? Nem em casa, numa brincadeira? Pq?? Qual a razão racional (há) para isso? Não estou dizendo que acharia tranquilo meu filho pintar as unhas, seria um trabalho de desconstrução enorme, mas eu poderia deixar e explicar que usualmente os homens não pintam as unhas com cores vibrantes. Sei lá, mas já é um começo, né? Beijos!

    Lorena, vc nunc a comentou, mas hj, trouxe uma grande contribuição! Amei seu comentário e te digo como mãe que temos ambos, pais e mães, muito trabalho pela frente e que a desconstrução do machismo pelos homens é algo muito difícil ainda! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Genial, Nine. Não tinha lido isso ainda. Estou na mesma e só tenho um filho! Como toda criança, ele copia. E ele fica comigo a maior parte do tempo. O que ele me pede? Pra passar rímel, pra usar batom e ontem tirou as presilhas do meu cabelo e colocou no dele e no do pai. Quis dormir assim. Eu deixo e trato com maior naturalidade, mas confesso que o machismo que --infelizmente também-- mora em mim, me faz desconfortável. Me faz questionar se é "bom" que eu faça isso. Me faz questionar se eu não deveria "ensinar" que certos comportamentos "são de menina", se isso não atrapalhará a formação da personalidade masculina dele. Não terei problema algum se meu filho for gay, sabe? Mas é complicado pensar que eu posso --se é que posso, admitindo leiga e preconceituosamente que possa-- interferir na formação da identidade de gênero dele. A sociedade tem um código de gênero. Devo submeter meu filho a esse código? Devo deixá-lo livre? Sabemos que usar batom não faz ninguém ser homem ou mulher. Mas como lidar com nossos próprios preconceitos? Como não questionar a afirmação que acabei de fazer? Será que os reaças estão certos e tem um jeito "certo" de se criar meninos para que eles se tornem homens e vice-versa? E porque é tão importante se tornar homem? Acho que uma boa pista pra isso --e pra resposta sobre porque tudo bem a Ísis jogar futebol, mas nem tudo tão bem assim o Pedro usar saias-- você mesma já deu: a falocracia. O valorizado é ser homem; ser homem é um valor em si. Uma mulher querendo se comportar de forma mais identificada com ações masculinas é o equivalente a uma mulher "melhorando". O mesmo vale pros meninos, só que exatamente o oposto. Já parou pra se perguntar porque "mulherzinha" é um xingamento?

    bjos e obrigada por (mais) essa reflexão

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...