Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fim da exterogestação



Exterogestção foi um termo que eu aprendi nos blogs maternos ou que falam sobre maternidade. Este período, que vai do nascimeno até os 3 meses, costuma ser o mais conturbado na vida dos recém formados progenitores (uau!).

Agora, vamos falar a verdade: não há período menos conturbado depois que você tem filhos!

Eu particularmente achei bem difícil os primeiros 3 meses da Ísis. Recém mãe naquela época, levei um bom tempo até me ajustar ao meu mais novo papel. Por consequência, não curti tanto essa fase da Ísis, preferindo o período dos 6 meses em diante.

Agora, nessa maternidade de segunda, eu gostei dos primeiros 3 meses do Pedro. Não posso afirmar que é minha fase favorita, mas eu consegui viver um dia após o outro, sem grandes expectativas, com tranquilidade relativa.

Não tivemos as famosas cólicas por aqui. Mais experiente, preferi dar um sentido mais real ao choro do meu bebê, principalmente o noturno. Normalmente ele chorava de cansaço. Os olhos vermelhos, o bocejar constante, os pais também cansados do dia cheio. A máquina de lavar louças foi uma grande aliada neste período, pois o barulho o acalmava e ele conseguia, finalmente, adormecer.

O que eu percebi é que é muito fácil chamarmos de cólica o choro insistente do bebê, darmos remédio para dor e não pensarmos mais nisso. Mas observando o recém nascido com cuidado é possível identificar quando ele sente dor real ou quando o choro tem outro sentido. E os bebês se fazem entender muito bem!

As acordadas na madrugada foram diminuindo até ficarem em apenas uma vez. Ele dormiu mais noites inteiras em 3 meses -  entenda-se por noites inteiras das 23:00h às 06:00h - do que a Ísis em 1 ano. E eu achei que seria a glória, mas faz uma semana que voltamos para a rotina de 2 a 3 acordadas na madrugada. Então não temos padrão, mas desta vez eu sei que voltarei a dormir uma noite inteira em breve, sigo cansada, mas mais tranquila.

Ainda é cedo para falarmos sobre como ele será, mas ele é muito risonho, parece ser menos curioso com o mundo a sua volta, mais contemplativo eu diria. E é um chupador de dedos, não teve jeito. Chupeta não rolou com ele também.

Como todo bebê, ele fareja a presença da mãe e quando me quer ele chora fazendo um méin-méin ou gritando mãrrã. Não é brincadeira não, ele só chora assim em colos alheios, no meu o choro é outro! Incrível, não é?

E quando está bravo ele grita tão bonitinho e histérico! Começa com um agitar de braços, depois um tremer de corpo que evolui para a cabeça e termina em gritos estridentes!

Quando mama adora ficar mexendo na minha blusa ou pegando a minha pele. Tem vezes que me olha e ri, conversa um pouco e volta a mamar.

Iniciamos a fase dos cocos explosivos. Não sei como, mas eles vão parar nas costas, debaixo do braço e até na nuca, um horror!

Ele segue a irmã com os olhos e quando ela está brincando ao lado dele fica todo nervoso querendo participar também. Agita os bracinhos e joga o corpo para frente enquanto dá gritinhos de alegria. E a mana fica olhando com aquele ar meio blasé dela, como quem diz: Ai, como os bebês são bobinhos!

Adora agarrar os cabelos do papai e dá risada quando consegue!

Já deu suas primeiras gargalhadas! Foi quando eu estava contando a ele que ele havia feito um coco explosivo. Não podia dizer essas duas palavras que ele dava gargalhada (da minha cara, o danado). Pena não termos uma câmera à mão para filmar isso!

Como mãe percebo as semelhanças e as diferenças de comportamento em relação à irmã. Incrível mesmo gerarmos seres tão parecidos fisicamente e tão diferentes desde o nascimento.

5 comentários:

  1. Aiii lindo! To tão curiosa com essa figurinha... saudaaades de todos!
    E adorei a expressão "coco explosivo", é muito a cara de vocês essas denominações... ahahhahahaha

    Beijão! Amo vocês!

    ResponderExcluir
  2. Delícia ler isso! Como são diferentes os 3 primeiros meses do primeiro e do segundo filhos, não? Tudo é muito diferente, mas estes 3 primeiros meses, meu deus, não dá nem para imaginar que somos a mesma pessoa, porque, na real, não somos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de fase!
    Eu estou louca para um segundinho!
    =D
    Meu sonho!!! Mas sei que para eu aproveitar tenho que esperar um pouco mais!

    Com certeza, o segundo deve ser mais aproveitado... a neurose é bem menor, né? hehehe

    ResponderExcluir
  4. hoje tirei para ler os blogs e comecei pelo sei. adoro relatos assim que ao mesmo tempo passam tranquilidade e conteúdo real.

    bjos

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...