Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Ferinha



Alguém, por favor, pode me dizer onde foi parar a minha filhotinha dócil, amável, obediente?

Não sei onde ela anda, só sei que desde que ela completou os 3 anos que virou uma fera! Diz não para tudo, grita, esperneia, bate, provoca, desobedece...tudo junto em poucos minutos!

Nunca havia sentido necessidade de ser mais dura com ela. Bastava conversar, explicar, e tudo se resolvia. Dá para contar nos dedos de uma mão as vezes em que eu perdi a paciência com ela nesses 3 anos, mas agora...eu perco a cada 5 minutos!

É comum ouvir que os 2 anos são terríveis, mas eu não vi disso por aqui. O caos começou agora, depois dos 3 anos. Parece que faz 2 semanas que entramos na adolescência aqui em casa.

Me abraça?

):

10 comentários:

  1. Nine vim prestar minha solidariedade e claro te dar um mega abraço .... por aqui a dolescencia começou tb mas eu estava na esperança de ser o tal terriveis 2 anos aiai é tão dificil né !

    beijos e boa sorte para nós !!!

    ResponderExcluir
  2. Abraço, Nine!

    Porque essa fase é mesmo muito sinistra. TAmbém achei pior que os terribles two.

    Enfim, uma hora há de melhorar! Né?!

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ixi!!!!!

    Se a Lara já tem um geniosinho do cão antes dos 2 anos, imagino quando ela chegar nessa fase!

    Sorte, força, e, o de sempre: paciência!

    ResponderExcluir
  4. Força Nine... Hoje eu sei o quanto é dificil... Mas não há outro jeito: paciência, paciência... Vai passar!

    Abraço forte, pq estou vivendo isso e compartilho exatamente a mesma sua carinha ):

    E olhe que estou ainda nos 2anos... Força!

    ResponderExcluir
  5. Eu identifiquei a ferinha aqui em casa aos 4 meses de idade. E tenho tentado aprender a conviver com ela, em suas fases mais ou menos críticas. Agora estamos num momento mais tranquilo, e minha tranquilidade talvez fosse o caos de outras mães. Sempre vejo nisso a manifestação de problemas nossos (meus e do pai), de mudanças na vida (como a gravidez) e picos de desenvolvimento. E quer saber? Meu filho é saudável, feliz, esperto, inteligente, argumentador. E também teimoso, mandão, ansioso, e dizem que os genes do pai e da mãe não colaboraram. Então, vamos que vamos. Vou aprendendo para tentar ensinar. Fácil não.
    Nine, você tem o livro da Laura Gutman, né? Dá uma relida nos capítulos sobre direito a verdade e limitesxcomunicação. Para mim sempre ajuda. E sempre tenho que ler, reler, reler... Fico até me sentidno burrinha, difícil apreender, assimilar, aplicar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Queridas e queridos, oi !
    Pois é no nosso curso ( que estou aguardando a sua poeira abaixar para você poder voltar) tratamos bem dessse 1º "despertar" para a individualidade- por volta dos 3 anos a criança se percebe como algo independente da mãe( sorry, querida...), algo único, individualizado, separado de tudo e de todos ( se descobre e "se acha " !!!), e a descoberta é -claro, pouco consciente - algo taõ fantástico que precisa ser exercitado, testado...e aí ela "testa" mesmo ! Mas não se desespre que "é assim mesmo", ela É NORMAL , e isso também passa ( como todas as crises). É a 1ª crise que passamos ( só que no meu tempo, o "chinelo cantava" no bumbum dos nenês...!).
    pode ter certeza que ainda teremos a crise dos 9 anos ( ao redor de), dos 12...e certa mente a adolescência é bem mais INTENSA !!!
    Você ainda vai ter saudades destes momentos...Não desamine, crescer dói !Mas o melhor remédio é paciência,carinho, mas firmeza.
    Mas o melhor é não ficar discutindo com criança ( daí a firmeza)- tem coisa que pode flexibilizar e tem coisa que não tem acordo, e ponto !
    Não se deixe levar pelo cansaço e não caia na cilada do "tá bom ! " só porque está cansada e não quer outro embate . Sim é sim. Não é não.Na dúvida eu sempre dizia ue "ia consultar meu oráculo"( pra não ter que voltar atrás o que é péssimo !). Era muito engraçado pois eles - que não são bobos nem nada, mas se fazem de bobos, quando "achavam" que eu não ia resolver na hora, mas precisava de um tempo pra pensar, já colocavam o que queriam, e arrematavam com "você vai consultar o seu oráculo ?". Não é demais ??? Mas, querida , eu sou a prova VIVA de que a gente sobrevive a esse período( e aos outros !!!), apesar do cansaço...Bjs, bjs, bjs,,,Betty

    ResponderExcluir
  7. Um forte abraço. Agora é só o que você precisa! Um aconchego de amiga. Beijos, com carinho!

    ResponderExcluir
  8. Muuuuuita paciência, é o que te desejo, pois não é fácil não. Por aqui as coisas melhoraram, mas passamos por uma fase terrível, todo dia tinha escândalo, pelos mais diversos motivos. Aprendi que ignorar às vezes funciona, em outras temos que mostrar claramente que aquele comportamento é inaceitável (quando ela bate em mim ou no pai, por exemplo), em outras só rezando mesmo rsrsrsrs.
    Mas como tudo na vida da gente, e na vida das crianças especialmente, é uma fase, que passa, mais cedo ou mais tarde.
    Muita força e boa sorte com a sua ferinha!

    ResponderExcluir
  9. É mesmo a tal adolescência dos bebês... aqui em casa passamos por um período muito difícil também, com ataques por todo e qualquer motivo. Aprendi que em alguns momentos é melhor ignorar, em outros temos que deixar claro que aquele comportamento é inaceitável (quando ela bate em mim ou no pai, por exemplo), e em outros ainda é rezar pra ter muita, mas muita paciência rsrsrsrs.
    Como na vida da gente (e das crianças especialmente) tudo é fase, vai passar, mais cedo ou mais tarde, e outras virão...
    Muita força e boa sorte aí!

    ResponderExcluir
  10. ai lindona,

    vem cá num abraço coletivo... Porque estamos passando por uma fasezinha tãão difícil... que vou te contar, viu?

    beijo grande

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...