Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O acelerador de pulmões

Ontem foi minha última consulta com a minha obstetra aqui de SVP. Dia 22 vou a POA consultar o obstetra que estará no meu parto e depois as últimas consultas seguirão com ele.

Durante nosso rápido bate papo averiguamos pressão, excelente, glicemia (de jejum e a curva) excelente. Perguntei sobre o muco, que percebi, já começou a sair. Normal, ela disse, tem mulheres em que o muco começa a sair com mais antecedência. Peso legal, 11 kg até aqui, na 34a. semana. Minha expectativa é ficar nos 14kg ganhos na gravidez da Ísis, mas sem estresse. Já tenho muito com que me preocupar, o peso não será uma neura nesse finalzinho de gravidez.

E lá pelas tantas ela me diz que vai prescrever a injeção tal. Eu não entendi, ela disse novamente o nome da injeção. Eu achei que fosse a preventiva do fator Rh, não era. A injeção era de corticóide, para acelerar o desenvolvimento dos pulmões e eu estava na semana ideal para usá-la: semana 34. É um procedimento padrão preventivo, segundo ela, usado amplamente por seus colegas obstetras. Ficou abismada de eu não ter usado na primeira gestação para prevenir qualquer problema respiratório caso a Ísis nascesse prematura.

Pensei zilhões de coisas em milésimos de segundo. A principal foi ser muito grata ao dia em que meu marido me incentivou a estudar para concurso público, ao invés de prestar novo vestibular. Meu salário me garante o poder de arcar com as minhas decisões, e uma delas foi não parir em SVP.

Argumentei educadamente que não usaria a injeção, porque faria parto normal, esperaria o momento em que meu filho estivesse pronto para nascer. Também não havia qualquer indício de possível nascimento prematuro na minha gestação e eu estava indo para POA na semana seguinte. A partir dali meu obstetra de lá tomaria as decisões.

Ela ficou sem graça, disse que não era obrigatório, claro, era uma "prevenção" padrão usada em todas as suas gestantes...

Prevenções padrão são usadas desnecessariamente todos os dias...o que não se fala é sobre os problemas causados por essas prevenções em bebês e mães saudáveis, sem necessidade delas.

"Olho vivo, ouvido aberto, prá não se deixar levar,
Por promessas mirabolantes e mentiras te enganar!"

10 comentários:

  1. Sério, que absurdo. Dessa eu ainda não sabia.

    Em PoA pelo menos tem o Ric, que é fantástico.

    Boa sorte na procura do novo médico!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine!
    Desculpe por nunca comentar... na verdade sempre te leio, mas pelo celular, raramente venço a preguiça de ligar o computador (que vergonha) :)
    Passou rápido, né? parece que foi ontem que li aquele post da imagem que falava por mil palavras, como pode?
    Que bom que vc tem condições de ir para POA, vai ficar em um hotel o mês inteiro ou tem parentes por lá?
    bem, espero ter notícias suas logo, e que o Pedro venha com muita saúde (aliás, que lindo nome)
    Quanto aos procedimentos desnecessários, eu acho uma pena que nem todas as pessoas tenham acesso a informação e o direito de escolha, quando Arthur nasceu eu tive que pedir várias vezes para que não recebesse fórmula no hospital, vê se pode...
    Arthur redescobriu a naninha que ganhou aqui no seu blog, quando vou buscá-lo no berço ele sempre traz ela junto, por isso lembro de vcs todos os dias ;)
    beijos e se não nos falarmos logo, uma boa hora pra ti ;)
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Eu fico chocada com essas coisas! Me diz se uma medica assim nao eh o próprio lobo mau vestido de vovozinha? Engana muita mulher mesmo, primeiro com sutilezas, e no final a mulher já esta lá deitada numa cama de cirurgia... E veja bem, tudo isso com uma gravidez super saudável....

    Eh uma pena. Qdo vejo os médicos daqui, q são totalmente opostos, vejo como a influencia deles eh importante nas decisões que a parturiente toma. Buscar informação eh fundamental, mas seria tão bom se os médicos brasileiros tivessem um pouco mais de fé na natureza! Mas são tão articulados pra encaminha-lãs a uma cesariana que eh realmente complicado nao cair no papo deles.

    Que bom q vc nao eh uma delas! Percebeu na hora! (tb nao digo q foi maldade da medica, eles realmente acreditam q esses procedimentos são necessários. Triste.)

    Beijos!!!!!

    Lu

    ResponderExcluir
  4. Oiii, que ansiedade né? Sabia que eu não sabia q receitavam essa injeção pra uma mãe q não corresse o risco de prematuridade, que coisa né?
    Cada uma que inventam eu nunca tomei isso e nunca me ofereceram , bjks e boa hora pro cê.Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Caramba Nine, só de ler o título já me deu aquele aperto no peito... acho essas intervenções desnecessárias de uma violência sem tamanho, tanto com a mãe quanto com o baby. Agora imagina o tanto de mulheres Brasil afora q tomam essa injeção todos os dias, sem a menor necessidade? triste... Ah, e só de ler a palavra corticóide, tenho arrepios... rs
    Muito bacana a sua atitude, o negócio é esse mesmo, confiar no seu instinto e naquilo q vc tanto estudou e escolheu para si e oara seus filhos. Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Jura que estão fazendo isso assim, com tanta displicência e cara de pau?
    E o CRM, o que diz isso? Tudo bem, né? Já para médicos que seguem as recomendações da OMS e as evidências científicas, eles estão de olho em cima.
    Sem palavras... fico revoltada e entristecida pelas muitas mulheres enganadas e que pensam que tem escolha. Sistema podre!

    ResponderExcluir
  7. Bela @#$%¨& de prevenção hein???
    Ainda bem mesmo que você reagiu, e é bem informada, e que não vai fazer o parto com essa obstetra! =D


    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  8. Nine querida
    Esta eu tbe nunca tinha ouvido...
    Cada situação, heim?!
    Querida, apesar de nao comentar sempre, leio tudo, viu?!
    Estou aqui ansiosa para a chegada do seu Pedro!
    Obrigada pelo carinho de sempre la no blog.
    Vc é uma fofa!!!!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rapha! O Ricardo já é meu obstetra, e, confiando que tudo dará certo, terei meu PD com ele, Zeza e Fabi! Beijos!

    Oi, Bia! Que legal que o Arthur gosta da naninha dele! Obrigada pelo comentário carinhoso! Beijos!

    Sim, Lu, a médica realmente estava agindo de boa fé, até onde eu pude perceber, tanto que nãoi insistiu quando eu neguei com bons argumentos. O problema é que a maioria não argumenta diante do médico...e quando algumenta pode pegar um mal caráter que vai pressionar a gestante com falsos perigos. Beijos!

    Obrigada, Cynthia! Beijos!

    Obrigada, Laila! É realmente muito ruim isso tudo...cansa muito tb...Beijos!

    Dani, revolta pouca é bobagem por aqui! Depois que cheguei ao mundo da informação só tenho feito me revoltar! Beijos!

    Maria, é revoltante isso. Concordo que procedimentos como esse são indicados em gestantes com sinais de possível nascimento prematuro - se bem que há que se comparar resultados, pois a própria obstetra disse que não se sabe bem a eficácia dessas injeção! Beijos!

    Pois é, Clau, prá vc ver...Hj em dia o natural virou crime, e nós mulheres somos uma bomba relógio prestes a explodir...Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nine não fazia ideia disso. Que bom que você soube argumentar e dizer suas reais intenções.
    E você engordou pouco, hein!? Que bom! Boa sorte nessa etapa final, tá!
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...