Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Considerações sobre o sono - 2 anos depois

Eu e Ísis: 3 semanas após o parto

Olhando para essa foto, que foi tirada pelo pai num momento de exaustão extrema, eu fico com um arrepio na espinha, porque grávida novamente, sei que terei não apenas um, mas vários repetecos desse dia em poucos meses. Louca, eu? (pergunta inspirada na Mari - viciados em colo).

Uma das coisas que mais me atormentavam antes do nascimento era o sono, porque eu sou uma pessoa que dorme, ops, dormia muito. Para mim não bastam as 8 horas diárias, eu preciso de mais. Para piorar eu sou assim, meio devagar, sabe? Não sou viciada em atividade, minha velocidade é slow motion, e eu durmo com as galinhas desde sempre. Atividades noturnas não estão entre as minhas preferidas - eu sempre fui daquelas que cansava da balada lá pelas duas da madruga, mas ficava até mais tarde só para não chatear as amigas. Sou mole, mas sou parceira!

Eu não tinha ilusões de que bebês recém nascidos não choravam à noite. Quando eu tinha 12 anos nasceu minha irmã mais nova e eu me lembro muito bem dela chorando na madrugada, então eu não era totalmente desprovida de um senso de realidade de que bebês choram, acordam à noite para mamar e madrugam pela manhã. E mesmo assim eu me vi desesperada nos primeiros meses após o nascimento da Ísis. Mais desesperada ainda depois que li o tal livro da tal enganadora Encantadora.

Porque a minha filha não agia como aquela tabelinha de intervalos de 3 em 3 horas? Por que ela não dormia ao menos 6 horas ininterruptas, mesmo depois da mamada dos sonhos? Enfim, eu azucrinei todos - leia-se marido - em casa para tentarmos estabelecer rotinas, principalmente antes de dormir, virei a general dos ciclos, montei tabelas e nada, nada parecia mudar a realidade sonífera da minha recém maternidade.

Se vocês lerem alguns textos antigos do blog, podem se deparar com esse, onde, pasmem, eu digo para minha filha que ela dorme SUPER BEM. Mas deixa eu explicar!

Depois da febre da Encantadora, que me deixou de bom apenas a rotina noturna, silêncio e penumbra para dormir, eu dei um basta! Aceitei minha condição de mãe amamentante, aceitei que tinha uma filha que acordava mesmo, estava longe de ser um bebê-anjo (na verdade eu e o pai a enquadramos como bebê-velho, hoho), que ela precisava de colo, muito colo, muito aconchego e com essa aceitação da minha filha real, e não aquela dos livros, eu relaxei! E com esse relaxamento eu passei a visualizar que minha filha dormia até que bem, ora vejam, só! Bastava eu entender as necessidades dela, mantê-la no colo tempo integral, livre demanda e...voilá! Ela acordava 2 ou 3 vezes à noite, mas já fazia um ciclo longo de 6 horas e outros menores de 3 ou 2 horas; e durante o dia fazia suas 3 ou 4 sonequinhas de 40 minutos no máximo. Dormir mais durante o dia só se estivesse no colo!

E ela dormia fácil? Nããããooooo! Quando o cansaço batia e nada mais prestava, nem o peito, ela chorava, chorava, chorava de ficar vermelha. E eu embrulhava no estilo charutinho e saía pulando - sim, o movimento tinha que ser meio brusco - pela casa no meu, literalmente, estilo mamãe canguru, até ela pegar no sono. Na maioria das vezes resolvia, em outras não. Quando não resolvia o jeito era abraçar, sussurrar, segurar no colo e esperar ela cansar de chorar. Ela sempre resistiu muito ao sono, luta contra ele ainda hoje, porém as artimanhas agora são outras!

À noite fazíamos toda a rotina estruturada: mamada antes do banho, massagem antes ou depois do banho, mamada depois o banho. Penumbra e silêncio. Quantas vezes assisti à TV no mudo! O problema é que a Ísis sempre detestou sair do banho e tem verdadeiro horror por colocar a roupa. Chorava estrondorosamente desde os 40 dias sempre que tinha que trocar/colocar a roupa. Minhas vizinhas queridas, quando me viam passeando com ela, sempre faziam aquelas perguntas bestas: ela tem muita cólica? eu escuto ela chorar taaaanto à noite, pobrezinha...

Mas mesmo assim, eu achava que ela dormia bem! Acho que passado o susto, minhas expectativas deixaram de ser tão altas, eu parei de ler as Encantadoras da vida, mas ainda não conhecia os blogs. Hoje lendo um texto da Paloma eu fiquei me perguntando se a falta de sono não teria afetado minha percepção da realidade na época, e na verdade eu estava era muito lesada de cansaço e passei a delirar que minha filha dormia bem...não sei... só sei que foi assim.

Por isso eu sempre afirmo que a fase recém nascido é de longe a mais cansativa para mim, e a pior mesmo é a famosa exterogestação - os fatídicos primeiros 3 meses. Ali eu vivi meu calvário ao mesmo tempo em que vivia um amor enorme, que não cabia em mim. Algo que tira qualquer um da sua órbita, com certeza.

Mas cá estou eu, grávida novamente, rezando diariamente para que meu segundo filho seja uma exceção e durma, durma, durma; porém já calejada pela realidade: se não dormir, ok, é o NORMAL.

Eu me lembrei disso tudo porque a Carol vem escrevendo textos sobre seu cansaço, suas noites e dias de muito choro e eu me solidarizei. Com certeza, se tivesse um blog naquela época, escreveria as mesmas coisas em busca de uma solução, alguém que me ajudasse a passar por aquilo tudo de maneira mais amena.

Dia desses falando com o marido no jantar sobre isso, o cara ri na minha cara e diz que eu estava louca naquela época! Minha resposta foi fuzilá-lo com o olhar ao mesmo tempo em que bradava o famoso fácil falar! Ele deitava às 23:00h e acordava às 07:30h, uma noite inteira de sono! Quem levantava toda madrugada? Eu, oras! Então eu tinha todo o direito de testar as teorias mais absurdas que eu encontrasse, desde que não envolvessem deixar chorar, certo? Assunto encerrado! Humpf!

Nossa realidade atual é ela dormir na caminha nova dela, comigo ou o pai deitado ao lado, e depois de tomar o delicioso tétinho de iaiate. Tem noites (como ontem) que ela acorda 1 vez e nos chama para deitar com ela, tem noites (como antes de ontem) que ela dorme a noite inteira sem chamados. E assim vamos seguindo.

A soneca do dia se resume a uma única por volta das 14:00h e com duração de 1 hora a 1,5 horas no máximo.

Minha solidariedade eterna às mamães de pequenos bebês que estão na luta por voltar a dormir bem! Não se desesperem, vocês são normais, seus bebês são mais que normais e tudo melhora com o tempo! Posso afirmar que a Ísis só dormiu bem mesmo (e isso para mim não significa a noite inteira) a partir dos 15 meses (mas ainda acordava durante a maioria das noites, adormecendo em seguida) e com mais de 2 anos passou a dormir várias noites inteiras seguidas (leia-se das 21:00h ou 22:00h às 07:00h ), mas intercaladas por noites com chamados noturnos.

Isso não quer dizer que EU não acorde mais vezes do que ela para conferir se ela está bem coberta e não sente frio, ou se não está suando, com calor, ou se ela tosse/espirra eu levanto para ver se ela não está com febre...Tenho salvação?






17 comentários:

  1. Eu nem falo sobre o assunto, porque ninguém vai achar que a experiência daqui de casa é modelo a seguir. rs

    Só posso dizer que li pouco sobre o assunto, até porque não gostei muito de nada que li. Não gosto de métodos, tabelas, planos mirabolantes.

    Quer saber o que penso? É normal bebês dormirem picado. Se eles estão bem, felizes, saudáveis, escolhi buscar me livrar de outras coisas em minha vida, que não dos cuidados com meu bebê.

    Se foi fácil? Vixe! De forma alguma! Se procurar o assunto no arquivo do meu blog, vai achar muita reclamação minha sobre sono e cansaço. Mas hoje, longe do olho do furacão, só me arrependo de não ter dito não para outras coisas.

    Mas confesso que tenho pavorzinho de RN e um medão de pensar em ter um bebê em casa com outro filho mais velho, um dos motivos que não quis engravidar logo, porque Arthur demandava demais e eu sei que não daria conta de praticar a maternagem que acredito daquela forma.

    Mas nem todo bebê tem um sono difícil e mama tanto quanto Arthur, então, eu sempre acredito que o próximo será um pouco mais dorminhoco. Amém!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Eu também amo e dormia muito, precisava de muito mais que 8 horas de novo e a Yasmin acordava muito e aos pouco fui acostumando!

    É mesmo muito dificil esta rotina nova de sono quando o bebe nasce!

    Mas pode ser que o baby novo tenha uma nova rotina e amee dormir assim como a mãe!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Nine querida !!! se te consola em ouvir isso, a minha Isabela sempre dormiu super bem a noite e o pouco tempo que ela acordava para mamar se resumia em mamar com a mamãe e arrotar com o papai (ok ok ok teve noites em que eu estava tão louca que eu acordava ele para fazer ela arrotar e depois de uns 20 minutos dele chacoalahndo ela eu me lembrava que na verdade ela ainda nem tinha mamado) mas foram poucas as vezes em que isso aconteceu .... logo a uma chance de seu proximo bebe ser um dorminhoco .... ok a Isabela acorda por volta das 5 da manha (e graças a Deus papai tb acorda com as galinhas então eu posso dizer que tive um pouco mais de sorte neste assunto) .... agora quando o assunto era o dia a dia esquece .... ela me enlouquecia o dia inteiro no colo e mesmo assim chorando e eu além de ouvir ela gritar ainda tinha que ouvir o povo vindo dar sugestões de como agir e não agir .... só por Deus ....

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Poxa essa história do sono me da medo...
    Hj ainda tenho problemas com isso...
    Davi so quer dormir com a gente...
    E meu marido e eu estamos fazendo faculdade a noite, então não tem nem como ter um rotina de sono, pq ele quer ficar um tempo com a gente ja que trabalhamos o dia todo, apesar dos nossos horarios não serem normais, muitas vezes temos tempo de ficar com ele durante o dia...
    Mas quero voltar a rotina, afinal ele mexe muito, acorda muitas vezes a noite, as vezes chora, nem sei se é pesadelo, mas precisamos de uma rotina...
    bjos e a Ísis e linda...

    ResponderExcluir
  5. Nenhuma mãe é normal! Rs
    Já li uma vez que quem dorme mal não é o bebê, mas sim a mãe.
    As vezes fico pensando nisso...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Para mim que sou nova por aqui, tudo é aprendizado e vontade de aprender mais e mais, trocar ideias, tirar dúvidas e, porque não, fazer amizade?! Tenho prazer em vir, ler e me identificar. Neste assunto que vc acaba de descrever deliciosamente, apesar das dificuldades, eu fiquei pensando na minha árdua adaptação com a maternidade nos primeiros 3 meses. Isto porque como diz vc eu sou "slow motion" e acrescento masterplus! E se servir de consolo, ainda hoje com minha filha aos 2 anos e 5 meses, eu não durmo o tanto que meu corpo requer. Afinal, a pequena "cai da cama" às 6:30 h!! E para além de tudo que nos aproxima como mães, sou parceira, sobretudo, da ideia da maternidade real que vc também expõe neste post. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara...rsss..te confesso que esse é o ponto x da questao quando se fala em ter um segundo filho.Tive uma epxeriencia meio "traumatizante" no que se refere a noites de sono do Enzo...e era mesmo fora do normal..
    Tanto que me assusto ate hj com a possibilidade de repetir a dose..
    Masssss..mãe é td guerreira mesmo,e a gente tira de letra!kkkkkkk
    Falta so convencer o marido..hihihi
    beijos e otima semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Aiaiaia... deve ser por isso que eu tenho dormido tanto! e olha que eu nunca fui dorminhoca do dia...
    quando ela nascer, acho que não dormirei mais né?! saudhsauhdsadas

    ResponderExcluir
  9. Quando a Gabi nasceu eu tamb´m achava que dormiria muito pouco, pois tenho duas irmãs mais novas e elas acordavam muito durante a noite, inclusive para brincar as três da manhã...
    Enquanto ela era RN eu dormia enquanto ela dormia. Perdi a conta de quantas visitas marido mandou embora por que eu e a Gabi estavamos dormindo e não, ele não iria nos acordar.
    Eu acho que o comecinho é sempre o mais dificil, mas a rotina ajudou um pouco aqui em casa, mas o banho também tinha que ser antes por causa da roupa...
    Enfim, cada criança é uma e tem jeitos diferentes de dormir, mas concordo com a Paloma quando ela diz que quanto mais dormem, mais dormem, hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. e os maridos insistem em nos chamar de loucas... na gravidez? louca. No puerpério? louca. Resolve todas as crises deles em relação à nossa nova personalidade pós filho. A gente fica louca mesmo, é verdade. Mas se eles procurassem entender um pouco mais essa loucura, tudo seria taãão mais fácil... Falo por mim, tá? Não sei se é o caso aí. É que Dani, por mais parceiro que seja, a qualquer surtinho meu já se sai com um "você tá louca" pra encerrar a questão. hehehe
    Mas sobre o sono... Caio dormia hiper bem quando bebê. E hoje é uma criança que dá um trabalho... não pra dormir, mas tem um sono agitado, acorda de noite, tá cansativo. E outro dia minha sogra falou que os mais velhos dela (veja bem, gêmeos, afe!) deram trabalho pra dormir até os 7 anos, enquanto que o segundo filho era um sonho (meu marido, rá!). Entrei em pânico e ontem, depois do post da paloma, fui pesquisar e comprei o livro Soluções para noites sem choro - crianças de 1 a 6 anos! rá!
    Tô ansiosa esperando chegar.
    Agora, se te anima, meu segundinho é o sonho de consumo de toda mãe (juro, que nem nos meus maiores devaneios imaginava um bebê assim): ele dorme, e ponto. Ás vezes dorme sozinho no bebê conforto, do nada. Já deixei ele um segundinho no berço e voltei e ele estava dormindo. Só espero que não piore depois, como caio... meda!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, concordo plenamente com vc sobre os primeiros 3 meses serem os mais difíceis! Aqui em casa tb foi um caos, choradeira toda noite. Tb tentei estabelecer rotinas e tals, mas nada deu certo. HOje as coisas melhoraram bastante, ela normalmente já aceita ir dormir sem escandalos e acorda bem menos, mas o peito ainda é essencial pra pegar no sono.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Nine,

    Vim agradecer o carinho e as dicas valiosas lá no blog viu? Obrigada querida!

    Ah, esse assunto sono é tão complicado e varia tanto de criança pra criança né? Quando a Sô nasceu eu ganhei o livro da encantadora e a única coisa dela que serviu pra gente foi a mamada dos sonhos. Desde os 2 meses que a Sô dorme a noite todinha e ainda hj continua. Eu me questiono algumas vezes se realmente foi efeito do livro, ou se ela seria mesmo dorminhoca por natureza... Rs! Mas já conheci mães que se enlouqueceram com a Tracy. hehehe.
    Eu sou assim como vc. Não funciono em nada a noite, sou muito do dia e durmo super cedo. Se Sophia não me ajudasse dormindo tbm, acho que hoje eu estaria já louquinha.

    Desejo sucesso!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa o nosso sono não se alterou muito! O Henrique acordou até os 11 meses uma vez na noite para mamar e depois que mamava, dormia. Sempre teve um bom soninho e é assim até os dias de hoje.
    Felizmente ele dorme as 9 da noite a acorda entre 8 e 9 horas do dia seguinte. Fora isso faz um soninho das 10:30 as 11:30, outro das 13:00 as 14:00 e outro das 18:00 as 19:00 hs. Então eu sempre pide descansar um pouco durante o dia e hoje durmo a noite toda!!!
    Sempre me falaram que um sono puxa o outro e é isso que eu sigo aqui em casa!
    Mas fique tranquila, um filho é diferente do outro e quem sabe com o segundo as rotinas de sono sejam melhores!

    Beijos!
    Lívia.

    ResponderExcluir
  14. Pensei nisto esta noite, quando acordei achando que a Luiza estava me chamando. Ela não estava e eu fiquei acordada um tempão pensando que as noites nunca mais são as mesmas porque a gente muda, fica com um cantinho sempre atento, sempre prestando atenção!

    beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  15. Nine, não é fácil essa nossa "luta constante" de fases e períodos da maternidade.
    Lesada? Eu fiquei totalmente logo após o nascimento do pimpas, mas posso confessar que ele sim é o bb anjo e dorme muito bem desde os 3 meses, hj já dorme em cama de "gente gandi", vai sozinho dormir e me dá Boa noite te amo! Acredita?
    De hj em diante, além de torcer para que a Valentina nasça com o soninho "regulado" também vou torcer para meu "sobrinho (a) virtual".

    Bjokas amiga, força na peruca!!!!

    ResponderExcluir
  16. Dani, amém mesmo! Vamos ver né? rsrsrs Beijos!

    Talitah, tô na torcida para o BB que me habita ser assim, amém! Beijos!

    Oi, Simone! Esse comecinho de vida dos BBs é a fase mais chatinha, na minha opinião, depois, para mim, só alegria, hehe Beijos!

    Oi, Rafaella! Puxa, a rotina de vcs é puxada, em? Não deve ser fácil manter a disposição! Força aí e obrigada pelo comentário! Beijos!

    Ana, acho que ninguém é normal, hahaha, afinal, o que é a normalidade?? Beijos!

    Oi, Renata! Eu também ainda não durmo tanto quanto gostaria, hehe, mas já lido bem melhor com o cansaço! Obrigada pelo carinho! Beijos!

    Pois é, Ana, eu tb fiquei traumatizada com o negócio de não dormir, se bem que bem menos do que enjoar...e cá estou eu. Beijos!

    @paulissima, cada BB é um BB e pode ser que o seu seja dos felizes dorminhocos! Boa sorte! Beijos!

    Oi, Amanda! Não há dúvidas de que cada BB é uno e cada família lida com as dificuldades dos primeiros meses de maneira diferente! Se marido, em? Merece um prêmio, o meu vinha me acordar! Beijos!

    Ai, Thais, me mata de inveja com esse seu Nuno, né? Vou ficar aqui rezando, hahaha. E os maridos são parecidos e tem o mesmo nome, afe! Beijos!

    Pois é, Kelly, para mim é terrível tb esse comecinho, aiai, ainda bem que passa, hehe Beijos!

    É, Manu, para mim a encantadora não vingou, hehe, mas sei que cada caso é um caso! Beijos!

    Ai, Lívia, que sonho, em? Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Estou passando por isso...é bem difícil...mas coloquei na cabeça aquele famoso mantra materno...tudo passa!!! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...