Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Saudades e brincadeiras

Uma noite dessas eu acordei por volta das 04:00h e não consegui mais dormir. Motivo: eu estava com saudades suas. Parece brincadeira, mas a verdade é que já não passamos mais tanto tempo juntas como antes e todos os meus mal estares desse início de gravidez fazem com que eu desmaie de tanto cansaço antes das 20:00h: eu não brinco mais com você, eu não leio mais historinhas antes de dormir, eu não te levo para o bercinho. Essas, agora, são atividades exclusivas do papai.

E essa saudade me apertou de tal jeito que eu me levantei e fui até seu quarto para te ver dormir. Eu adoro te ver dormir, pois me faz lembrar dos seus primeiros dias de vida, principalmente a primeira noite no hospital, quando eu simplesmente não consegui colocar você no bercinho ao lado da minha cama. Parecia que aquele lugar era frio e inóspito demais e eu me reclinei na cama e adormeci com você nos meus braços. Antes de adormecer completamente eu me lembro de ficar te admirando: os olhinhos puxados herdados do seu pai, o nariz batatinha mais lindo que eu já vi, as bochechas fofas e rosadas e a boca, tão formadinha, parecia um coração. E sempre que você adormece você volta a parecer aquele bebê recém nascido.

Eu aguentei uns 5 minutos ao lado do seu berço antes de ter que sair correndo dele, completamente enjoada. Ao me deitar, eu chorei filha. É que eu sou noltálgica, fazer o quê. Aos poucos vai me caindo a ficha de que nossas vidas, como vividas nesses últimos dois anos, não será mais a mesma. Vamos mudar ao receber outro membro de nossa família. E eu tenho que te confessar que sou péssima com mudanças, pois apesar de desejá-las, elas sempre me deixam saudosa do tempo que foi, ainda mais quando esse tempo foi tão bom!

...

Nós (eu e seu pai) não somos muito de pedir as coisas falando "por favor". Não sei, acho que a intimidade nos faz ficar na informalidade de um pedido feito com carinho, mas sem a famosa palavrinha mágica.

Mas pensando que você precisa aprender a pedir as coisas assim, afinal faz parte do guia da boa educação para crianças, começamos a te ensinar a dizer o "por favor" quando você nos pede alguma coisa, mas sem pressão, sem estresse. Se você quer dizer, diz, se não quer não diz.

Uma manhã dessas você acorda antes de nós sairmos para trabalhar e me chama assim assim:

Mamãe! Mamãe! Faz tetinho pui favoi!

Há! Garota esperta!

...

Eu nunca gostei muito da sessão de brinquedos para meninas. Acho tudo um saco de tão rosa/lilás. Como se não bastasse isso, parece que todos os brinquedos das meninas são voltados para serviços domésticos, é um festival de máquina de lavar louça, roupa, ferro de passar, pia e fogão que me dava um nervoso só de ver. Tudo rosa e lilás ainda por cima.

Quando não são os utensílios domésticos, são aqueles bebês que choram, fazem xixi e coco, pedem mamadeira e chupeta e tantas outras coisas que me cansava só de imaginar você numa atividade dessas. Não, você ainda terá muito tempo para aprender sobre isso, e apesar de saber e reconhecer a importância de brincar de bonecas, não acho que essas bonecas tenham que ser uma cópia de um bebê de verdade, que você saberá um dia, dá um trabalho danado! Por essas e outras nunca te dei um bebê de presente.

E, claro, ainda temos os brinquedos sessão belezinha: cosméticos, secadores de cabelo, chapinhas (!), bobs...não, nunca dei isso também.

Eu me lembro de que quando estava grávida e já sabendo que você seria menina, eu passei a me revoltar ainda mais com essas sessões de brinquedos. Por quê, eu me perguntava, os brinquedos dos meninos eram apenas para brincar (carrinhos, pistinhas de corrida, dinossauros, jogos, bolas) e a sessão das meninas sempre relacionada à trabalho ou à vaidade?

Eu acredito que os brinquedos hoje em dia tenham que ser unissex, afinal, as mulheres e homens do amanhã devem crescer sabendo que não existem serviços apenas para homens e outros apenas para mulheres.

E tudo, tudo isso só para justificar que eu comprei um joguinho de chá para você este final de semana e você amou! Passou longos minutos fazendo pizza, bolinho e dando chá e café, além de tetinhos mil para  a Panterinha, o gato rosa mimoso, a Upa e a Rosinha.

Mas que fique bem claro: se você fosse um menino e demonstrasse gostar de brincar de comidinha, eu daria um jogo de chá também, assim como tenho na minha lista de presentinhos um jogo de ferramentas para você, que adora arrumar e consertar as coisas!

E que venha o futuro!

8 comentários:

  1. Nine querida!
    Saudades de vcs!
    Ai sou muito parecida contigo,adoro mudanças, mas morro de saudade de antes!rs Vai entender!
    Boa semana para vcs!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine
    quanto coisa pra falar desse post...
    1º, vou ficar torcendo para que esses enjoos chatos passem logo, os meus passaram com 17 semanas!
    Servicinhos esses feitos ao nossos primogênitos vão mesmo ficando a cargo do papai, levar pra caminha, é só com o Guto, e o pimpas com seus 16 kilos tá bem difícil com o meu barrigón de 6 meses.
    Confesso que tmbém sou como vc, gosto de mudanças, porém a adaptação ou readaptação é algo que me deixa encucada e por vezes triste, mas garanto que essa sua nostalgia tem um pouco á ver com a gravidez e com todos esses sintomas chatos, que logo logo vão passar, afinal, de qtas semanas vc está?
    Sobre os brinquedinhos tmbém não curto essa idéia de coisinhas ´só "para trabalhar", assim que nascem as meninas já ganham ferrinho de passar e vassourinha, affffemaria! hehehe
    Então, falei né?

    Bjokas amiga, tudibom
    melhoras e uma semana iluminada pra vc e sua família.
    Ana www.anaeguto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. é o tempo ta passando, nossas meninas crescem e a gente ja saudosa...Ai ai ai!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai Nine, que eu nem tenho menina e sofro com o rosa e pink. Veja bem, euzinha não gosto, nem para meninas e nem para meninos.
    Arthur adora brincar de cozinhar, mas tudo relacionado é totalmente rosa e pink. Não que tais cores sejam proibidas, mas também não quero essa overdose nem para ele.
    Socorro, né?

    E ai, cortou meu coração imaginar você sem conseguir ficar direito com a filhota. Já estou angustiada para seu mal estar passar e você poder curtir mais a barriga e a filhota.

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nine !
    Adoro ler sua postagens, e sempre que posso venho dar uma espiadinha.
    Concordo com você sobre os brinquedos,e sei da saudade que dá ver nossos filhotes crescendo...o meu fará 21 na 4ª feira...mas também teve um boneco chamado Chiquinho ( que ele guarda para dar aos filhos, qdo os tiver...) que era seu confidente !!! Tinha ferramentas, carros e uma cama pro Chiquinho ( ao lado da cama dele !!!)onde também dormiam os bichos de pano, pelúcia, feltro....Acho que isso - ao contrário do que muitos pensam - fez dele um Homem melhor: mais sensível, mais Humano, mais Gente!
    E nem por isso deixou de gostar das meninas..mas aprendeu a respeitar os meninos que preferem outros meninos.
    Isso se aprende em casa, e não nas aulas de ed. sexual na escola .
    Bjs carinhosos na torcida que você melhore logo !
    Bjs na nossa pequena mocinha !
    Betty

    ResponderExcluir
  6. Nine, que post mais lindo, me emocionei e lhe entendo perfeitamente! vivi muito isso quando estava grávida de Alice, a minha segunda filha. E, embora não seja de alimentar qualquer tristeza, sou nostálgica, também. Acho que em alguns momentos isso faz bem, mexe, e faz a gente refletir!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Acho muito sábios os nove meses de gravidez, nos dão tempo pra mudança né?
    Eu procuro dar presentes variados pra Alice, tb não curto essa mesmice dos brinquedos de menina...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Angi, pois é eu ando ainda meio lenta nos comentários, mas estou melhorando! Beijos!

    Oi Ana! Ai, aqui está bem difícil de dar colo para a Ísis...só sentada, e eu AMO segurar ela no colo, ô coisa! Na minha primeira gravidez meus enjoos passaram com 16 semanas, estou com 12...ainda faltam 4! Beijos!

    Oi Dea! Eu sou saudosa de tudo! E frase clichê e por isso mesma verdadeira, eles crescem rápido demais! Beijos!

    Oi Dani, obrigada pelo carinho! Vou amargar mais umas semaninhas nesse limbo, mas já passei da metade do caminho! Rosa e lilás estão me dando enjoo, sabia? rsrsrs Beijos!

    Oi Betty! Meu sobrinho também brinca muito de cuidar dos bonecos e tenho certeza que isso fará dele um homem melhor, mais próximo do daquilo que nós mulheres e nossos filhos precisamos, sem que eles percam a virilidade que tanto nos agrada! Acho bobagem essa história de relacionar as brincadeiras à orientação sexual. Beijos!

    Oi Ivana, obrigada! Eu gosto da nostalgia, me ajuda a valorizar os momentos que estou vivendo hoje. Beijos!

    Ai Andrea! São tantas mudanças, né? Mesmo não sendo a primeira gravidez, são tantos os contextos diferentes, que 9 meses são até poucos para a adaptação, rsrsrs Beijos!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...