Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Maternidade pós blog

As vezes eu fico pensando e me perguntando que tipo de mãe eu seria se não tivesse o blog.

Criado no início apenas para registrar pequenos momentos, pensamentos meus, palavras minhas para a Ísis. Depois virou meio de informação sobre tantos assuntos sobre os quais nunca tinha ouvido falar. Mais recentemente como meio de troca dessas mesmas informações e experiências sobre a maternidade e toda a complexa simplicidade que a envolve.

Através de outras mães eu descobri e me identifiquei com tantas formas de pensar. Discordei de muitas, como ainda faço até hoje, mas sem embates, sempre com o pensamento de que na verdade cada família é uma família e por melhor que eu considere a maneira que eu escolhi para maternar, não posso impor esta mesma maneira a outras pessoas, pois a minha maneira não é a melhor para elas. Também eu não sou influenciada a agir diferentemente do que acredito e posso em cada momento.

De tudo, o que mais me motiva é a sensação de pertencer. Na vida real não posso falar e ouvir sobre esses assuntos com as pessoas reais com as quais eu convivo. Apesar de conversar sobre maternidade com amigos e familiares, o mundo real é tão, mas tão diferente do virtual, que por vezes cansa. Aqui aprofundamos conhecimento, debatemos teorias, as colocamos em prática, informamos nossos resultados, rejeitamos o lugar comum sem causas reais.

Eu lembro de mim quando a Ísis nasceu. Eu nunca me senti tão só na vida. Eu não conseguia explicar a ninguém o que eu estava sentindo. Eu não era mais a mesma de sempre e ao mesmo tempo eu não conseguia me espelhar nas pessoas próximas a mim. Eu me senti só numa ilha, com um bebê recém nascido nos braços e um turbilhão de sentimentos desconhecidos.

Eu me lembro que cheguei a pensar que estava em depressão. Mas recusei a idéia. Eu não me sentia deprimida, eu apenas não conseguia me encontrar mais. Eu estava pendurada num precipício, cansada, e não tinha ninguém para me dar a mão e me ajudar a subir.

No mundo dos blogs eu encontrei essas mãos. A cada texto lido eu passei a me sentir parte de um grupo e com este grupo de pessoas que eu nunca vi pessoalmente, com muitas inclusive nem troco idéias, eu me senti pertencendo novamente.

Eu não estou mais cansada, pendurada, prestes a desabar. Agora eu piso terra firme, eu ando vigorosamente pela estrada.

A todas essas famílias que se expõem na internet e que expõem nos blogs suas experiência reais, seus anseios, suas dúvidas, suas soluções, o meu agradecimento sincero.

23 comentários:

  1. Engraçado que eu nunca me senti assim, só, mas acho que entendo sua posição e a sensação de acolhimento nesse mundo virtual.

    É bacana mesmo ouvir diferentes entendimentos sobre um mesmo assunto. Faz com que ampliemos mais nossa visão do todo.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o blog é uma grande ajuda tbm.Saber que posso tirar duvidas e ver q não sou só eu que estou passando por determinado assunto.

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Olá ... eu posso dizer o mesmo, os bloguinhos e as familias me fazem ver o mundo de outra maneira (uma maneira bem mais real e proxima) .... e por falar em cantinho querido ... sinto falta de vc lá no meu ....

    beijos

    ResponderExcluir
  4. que lindo!!

    concordo totalmente com você, e uma das coisas que aprendi com a maternidade 2.0 é justamente a de observar e respeitar todas as formas de maternar.

    adorei o post!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha, me senti EXTAMENTE COMO VC! Perdida, perdida, era Eu e ao mesmo tempo Não era mais eu! Concordo contigo, me achei no mundo virtual! Obrigada por compartilhar com a gente! Eu não tenho visitado os meus blogs preferidos com a frequência q gostaria, mas adoro teus textos, e mesmo não comentando tô lendo, nem q em atraso.
    Abraços, gi

    ResponderExcluir
  6. Ah Nine, que bacana esse texto, me sentí uma super amiga, e concordo plenamente com vc.
    E a blogosfera, essa corrente de mães virtuais nos ajudam tanto que acabam fazendo parte da nossa vida real.

    Bjokas, tudibom!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei seu post Nine!! Eu me senti da mesma maneira que tu quando a Antonella nasceu, rejeitei um princípio de deprê e a solidão bateu, afinal fui morar em uma cidade que não era onde morava antes, foi duro... e blogando descobri um hobby demais!! Curto um monte, pois vivo a vida real e depois coloco os melhores momentos aqui.. e acho que um dia vai ser uma bela recordação... Beijooos

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone! Sim, acho que a possibilidade de "ouvirmos" outras mães, outras famílias nos amplia e muito a visãode mundo! Beijos!

    Isis, minha filha (rsrsrsrs) isso é um grande consolo pra mim, saber que não sou a únoca surtada com certas coisas...e que, principalmente, meus anseios e dúvidas encontram respostas! Beijos!

    Oi Simone, desculpe-me a ausência, vou lá já me atualizar nas peripécias da fofa da Isabela! Beijos!


    Oi Flavia! Obrigada! O respeito por "formas diferentes de vida" começa em casa, né? E nos blog aprendemos isso também! Beijos!


    Oi Gi! Você disse tudo! Eu me senti assim: era e não era eu! Então quem eu era??? A loucaaa! Ou a mããe! Beijos!

    Oi Ana! E todos vcs são amigos mesmo! Quando preciso referir algo que li am algum blog sempre digo "eu li no blog de uma amiga..." E não é assim mesmo? Beijos!

    Oi Paola! Pois é, eu não conseguia me limitar ao veredicto da depressão...era uma coisa tão, mas tão diferente o que eu estava sentindo, uma doideira! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nine, que texto bacana. É boa essa sensação de pertencer à essa tribo materna, né? Conforta...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Fantástico esse post. Quando descobri a mothersfera, desobri um mundo a parte!
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse mesmo sentimento que você! E eu acho que o que favorece mais é o respeito que existe para expor nossas opiniões! O ambiente dos blogs é 100% democrático, ou seja, falamos o que queremos, lemos o que queremos, se não gostamos paciência, se não gostaram paciência também! E ninguém pára por isso e a troca continua!

    Eu, particularmente as vezes tenho a sensação de estar me tornando outra pessoa, bem melhor do que eu era, depois que entrei na mommysfera!

    Abraços

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi! Cheguei aqui pela primeira vez! Parabens pelo blog e pelo texto deste post, tb me senti assim! Mas so achei a blogosfera bem depois, risos! Beijos mariana www. Maricandi. Blogspot. Com

    ResponderExcluir
  13. Oi Nine,

    O blog nos proporciona participar da vida de outras mães, e nos conforta quando nos deparamos com situações tão iguais ou parecidas que a nossa da vida real. Pelo menos eu, me sinto aliviada em saber que não sou a unica no mundo que tenho medos e anseios... e etc. E no fundo no fundo estamos todas no mesmo barco.

    Uma delícia tudo isso!

    BJs e aparece lá no blog.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nine! Minha história é um pouco diferente, pois participei ativamente de listas de discussão por causa do parto e depois da amamentação e lá aprendi demais demais demais. E daí eu mudei, já na gravidez. E daí o meu mundo real já não ecoava mais em mim, também me senti sozinha demais na vida real, mas encontrava alento na vida virtual e eventualmente nos encontros com as maternas. E meu blog se transformou num blog de mãe, e a leitura dos blogs aumentou o contato com diferentes experiências, que eu também gosto muito muito muito.
    No momento, estou buscando mudar o movimento e me aproximar das pessoas reais que conheci graças ao mundo virtual, porque a vida real é ainda mais intensa e colorida, sem contudo abandonar as leituras e escritas blogueiras, tão boas!
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  15. Que lindo texto! Super me identifiquei porque assim como você, comecei o meu blog com um objetivo e hoje me vejo integrada a um delicioso fórum.

    Também me senti um peixe fora dágua quando a Manuela nasceu. Sabia que não era depressão, mas teve gente que pensou que fosse. Ou seja, mudei! A maternidade transforma e tudo é uma questão de adaptação.

    Obrigada pelo recado lá no blog. Espero que realmente sirva para outras mamães entenderem que amamentar não é (sempre)fácil, simples e instintivo, mas pode ser sim maravilhoso!

    ResponderExcluir
  16. Post lindíssimo e que expressa claramente em forma de palavras o sentimento que muitas de nós, mães blogueiras de 1ª viagem ou não, sentimos! Acho que procuramos e encontramos nossa tribo! Pessoas com quem possamos falar a mesma língua sem julgamentos ou recriminações. Entendemos que cada ser humano é único e que cada família é um universo e aprendemos com cada um deles, tanto com os erros, qto com os acertos!

    Super beijos em vcs! =))

    ResponderExcluir
  17. Nossa, me identifiquei basntante com a sua postagem. Quando meu filho nasceu, só não me senti mais perdida porque quando comecei a planeja-lo, já comecei a ler os blogs maternos. Lia aqui e ali, me descobri em alguns pensamentos, tomei asco de outros comportamentos e assim fui descobrindo o meu jeito de maternar.
    Hoje, também agradeço profundamente a algumas mamães que, na maioria das vezes, sem saber, me orientaram e me inspiraram nesta difícil tarefa que é a maternidade.

    Vivi, da www.mamaeatomica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ai Nine... primeiro você posta aquele comentário lá no blog... depois escreve esse texto (vc escreveu antes, mas eu só vi agora - meu blogger esta doido!)!
    Aff.. acho que quem tem q agradecer sou eu sabia!

    Sobre o comentário.. vc me ajudou bastante sabia... principalmente a ver que o q esta me deixando preocupada a meses, pode não ser assim tão critico quanto eu acho! Obrigado de verdade pelas dicas viu!

    Sobre seu post e seus sentimentos.. fui lendo e (mais uma vez) senti que podia ter escrito cada palavra... tbm me senti muito sozinha assim q Laís nasceu... e tbm me sinto parte de "uma turma" com cada blog dessa rede. as vezes fico em casa pensando nas historias, nas pessoas, no pequenos... já fazem parte da minha vida.. e me ajudaram a ser uma mãe muito melhor!

    Obrigado novamente, viu!
    Bjnhos em vc!

    ResponderExcluir
  19. Oi Dany! Essa sensação de pertencer é uma das coisas que mais gosto! Beijos!

    Oi Pri! Sim, isso aqui é um mundo a parte mesmo! Bom seria se fosse assim tb no mundo real, né? Beijos!

    Oi Luciana! Seja bem vinda, obrigada pelo comentário! Eu com certeza me transformei muito depois de conhecer os blogs! Beijos!

    Oi Mariana! Obrigada pela visita! Vou passar no seu blog! Beijos!

    Oi Manu! É verdade, quando estou surtada com alguma coisa, sempre recorro aos blogs e sempre me acalmo e acho soluções viáveis depois de uma pesquisa! Beijos!

    Oi Dani! Pois é, eu fico me perguntando quanta coisa teria feito diferente se tivesse despertado antes. A segunda gravidez vai me proporcionar isso. Eu ainda acho bem difícil trazer as idéias do mundo virtual para o real, por vezes me sinto em outro mundo mesmo, mas eu tento! Beijos!

    Oi Dê! A maternidade me transformou tanto, mas tanto...foi difícil no começo, mas acho estou bem melhor que antes! Beijos!

    Oi Mari! Verdade absoluta! Aprendo muito e sempre com as experiências alheias, seja nos erros, seja nos acertos! Beijos!

    Oi Vivi! Obrigada pelo carinho! Vou conhecer seu blog já, já! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. nossa vim p retribuir o carinho la no blog pela viagem e me deparo c este post. Amei!
    Sabe estes dois dias longe me fizeram muito bem mas desde q cheguei em casa a ideia de acabar c o blog me perturba bastante.
    Pq tenho lido cada merda por ai q me faz pensar se vale a pena expor minha filha a pessoas q pensam completamente diferente de mim.
    Mesmo antes da viagem eu ja tava desanimando.
    Questoes e opinioes a respeito de parto normal, amamentaçao e alimentaçao das crianças me assustam, apavoram.
    Dai vc escreve este post mais q demais e me quebra as pernas.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  21. Nineee!!! Que saudades!!! Sou uma anta, salvei seus blogs no meus favoritos, pois gosto muito de acompanhar suas postagens, mas ele salvou o mês de agosto de 2010 e eu fiquei preocupada, me perguntando: o que aconteceu com a Nine, que não escreveu mais...então resolvi dar uma alô no orkut e vi que tb não estava muito atualizado...aí resolvi abrir o link deste blog no teu orkut, e para surpresa minha, vim para aqui, no dia 13/07/2011, fiquei quase um ano distante, kkkk. Pois bem, dei uma olhada rápida e vi muitas notícias novas, a Ísis cada dia mais fofa né? e vc grávida novamente, Parabéns!!! fico muito feliz por vcs. Bom, acho que era isso, agora voltarei acompanhar-te, Bjs amiga

    ResponderExcluir
  22. Nine querida
    Saudades de vcs...
    Estou sumida por conta da correria. Amiga, te entendo perfeitamente, ja disse varias vezes que seria maravilhoso se ja tivesse meu blog quando as crianças nasceram.
    Lindo o post.
    Grande beijo e um otimo domingo

    ResponderExcluir
  23. Nine,

    por aqui aconteceu exatamente a mesma coisa que aconteceu com você.

    Como disse a Dani Garbelini, mudei muito já na gravidez. E ficou difícil de acompanhar o mundo real. E pior é que as pessoas não entendem ou não querem entender nosso momento (tem um pouco de ressentimento aqui...) e nos deixam muito sós.

    E a blogosfera entrou na minha vida com tudo, ainda na gravidez, e não saiu mais.

    Quando o pequeno estava com um ano (e eu acompanhando tudo há mais de ano e meio) tomei coragem e criei meu próprio blog.

    Agora são minhas amigas, com quem corpartilho minhas ideias, angústias, de quem recebo e dou apoio.

    Uma rede danada de boa!

    Adoro!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...