Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Frases



Imagem da internet

"Você é uma mulher que tinha 95% de chances de fazer uma cesariana, eletiva ou não. Como você saiu dessa situação e passou a fazer parte da minoria?"

"Você teve um parto ou fez cesariana?"

"Somos mais ou menos 15 profissionais no Brasil engajados na luta pela humanização do parto. Ter dois deles no Rio Grande do Sul é uma maravilha!"

"Eu posso garantir que você vai ter suas vontades respeitadas durante o trabalho de parto, mesmo que ele seja hospitalar, pois o Hospital já sabe que quando a parturiente está conosco não acontecerão procedimentos desnecessários. Mas eu não posso garantir o mesmo para o seu bebê. No Brasil todo são apenas 5 pediatras humanizados, e nenhum deles atende no Rio Grande do Sul."

"Não faz parte da minha rotina solicitar transnucência nucal, salvo se a paciente fizer questão. Por quê? Porque caso o exame da transnucência indique alguma anormalidade nós só poderíamos confirmar o diagnóstico com uma amniocentese, que só pode ser feita após 15 semanas de gestação. A chance de você ter um exame positivo para trissomia do 21 é infinitamente menor do que a chance de você perder a gravidez com uma amniocentese, que é de 1/200. E prá quê? Se o filho que você está esperando tiver a trissomia do 21 não há nada que você possa fazer. Abortar? Nenhum aborteiro de POA tira um bebê com mais de 12 semanas."

"Eu recebo pacientes de várias cidades do RS que precisam se deslocar, muitas vezes em trabalho de parto por horas dentro de um carro, porque essas mulheres não conseguiriam ter um parto normal em suas cidades. Isso é um absurdo! Teve uma família que se deslocou de Santa Maria num dia chuvoso, com a esposa em trabalho de parto. Eles me ligaram transtornados porque não conseguiriam um parto normal por lá. Quando eles chegaram ao hospital a equipe já estava à postos e o bebê nasceu poucos minutos depois, naturalmente como eles queriam. Isso não deveria acontecer."

"Uma paciente minha veio de Lageado com o marido e o filho de 2 anos no banco de traz. Quando ela chegou estava visivelmente cansada, com dois olhos arregalados. Ela veio se controlando durante 5 horas para não assustar o marido, que estava dirigindo, e o filho pequeno. Só deu tempo de levá-la para o quarto, apagar as luzes e o bebê nasceu. Eu fiquei até sem jeito de cobrar pelo parto, que seria particular, mas a família estava tão agradecida, eles me disseram que tinha valido a pena, pois tudo que eles queriam era alguém que fizesse o parto normal."

"Então você deseja um parto domiciliar sem ter um domicílio em Porto Alegre?"

"Mesmo que o parto extra hospitalar não seja possível, eu posso te garantir que você terá uma experiência muito diferente da do primeiro parto em Joinville."

"A episio não é necessária, o problema é que a mulher fica deitada numa maca, com as pernas para cima, sem apoio, sem força para expulsar o bebê. Numa posição mais verticalizada são raras as lacerações, e quando acontece, na maioria das vezes são superficiais, nem levam pontos."

"Menos de 10% das parturientes em parto domiciliar precisam ser transferidas ao hospital."

"Em 22 anos de obstetrícia eu precisei fazer poucas cesarianas de emergência após início do trabalho de parto."

"No seu primeiro parto a cabeça da sua filha estava acinclítica. A obstetra não fez grande coisa ao corrigir isso, isso não é grave, é até comum, mas eu entendo que você fique agradecida por ela não ter te encaminhado para uma cesariana de emergência, como o médico da sua amiga."

"Essas histórias são revoltantes. Você estava lá na sala de parto para cesariana, mesmo estando num parto normal, fazendo força, com uma mulher montada sobre sua barriga (manobra de Kristeller), uma baita episio, gente gritando e um obstetra pedindo para acelerar o parto que ele tinha uma cesariana para fazer."

"Seu sangue é O negativo? É mais um complicador para o parto extra hospitalar, pois se o seu bebê tiver Rh positivo você precisa receber a vacina em até 72 horas após o parto e essa vacina só existe nos hospitais. É raro as clínicas de vacina terem ali para vender. Se for mesmo um parto extra hospitalar, nós teremos que conseguir essa vacina de alguma maneira."

"Tá, você me explicou de maneira racional o que te fez sair de uma cesariana eletiva no começo da gravidez para um parto normal, mas eu não acredito que seja só isso. Você tem menos de 10% de chance de ter um parto normal no Brasil, natural então é menos ainda. Se eu te encontrasse com um bebê no colo eu apostaria que você fez uma cesariana. Por quê? Porque você é da classe média, tem formação, acesso a plano de saúde. Você não tem histórico de partos naturais na família, suas amigas ganharam os filhos em cesarianas eletivas ou na maioria desnecessárias...por isso eu te pergunto: o que te motivou a primeiro escolher o parto normal e agora um parto natural, ainda mais extra hospitalar?"

Essa foi a pergunta que ficou na minha cabeça desde a consulta. Como eu, nascida de um parto frank hospitalar com todas as intervenções, de fórceps, que me quebrou a clavícula no nascimento, ouvindo minha mãe contar de forma traumatizada sobre seus partos normais e bendizer a cesariana do nascimento da minha irmã mais nova, cujas amigas e conhecidas marcam as cesarianas às segundas feiras pela manhã para que o marido possa gozar de 5 dias úteis de licença paternidade, escolhi e lutei por um parto normal na primeira gravidez e agora luto por um parto natural humanizado?

Essas frases foram ditas durante as duas consultas com os dois profissionais humanizados do RS e com a doula que eu escolhi para acompanhar meu parto. Ambas as consultas foram pela UNIMED, duraram uma hora. A doula não cobrou a hora que ficamos conversando. Os partos hospitalares serão cobertos pelo convênio. Se for extra hospitalar (não domiciliar, porque eu ainda não tenho um domicílio em POA) eu pagarei pela equipe (obstetra, parteira e doula).

7 comentários:

  1. me faz um favor?

    dá proxima vez que você a tua equipe, dá um beijo em cada um deles por mim?

    ResponderExcluir
  2. "Em 22 anos de obstetrícia eu precisei fazer poucas cesarianas de emergência após início do trabalho de parto."

    Nine, essa frase me fez pensar que minha experiência poderia ter sido diferente!!!

    Essas frases podem ajudar que as coisas sejam diferentes da próxima vez!

    Bjnhos em vcs!

    ResponderExcluir
  3. Oiii...
    parabéns pelo blog! estou curtindo bastante!... e ja estou te seguindo, quando puder faz me uma visitinha tbm! beijos!
    http://coisasdegravidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quer vir parir aqui em casa? Tenho um quarto extra que a família pode ficar hospedada esperando o TP, não cobro diária.
    :)

    Uma das pediatras neonatologistas mais humanizadas do mundo mora há cinco minutos de carro daqui. E tem uma pediatra back up na cidade.

    Nine, toda mulher merece um parto digno. Todo bebê merece ser recebido com carinho, amor e dignidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavia! O beijo será dado com certeza! Eles merecem mesmo, pois fazem um trabalho excelente e não são nem um pouco estrelas por causa disso. Beijos!

    Oi Martha! Concordo com você! Informação é tudo e estar amparada por profissionais que respeitam a sua vontade é mais ainda! Uma próxima vez com certeza poderá ser diferente! Beijos!

    Oi @paulississima! Obrigada! Vou passar no seu para conhecer! Beijos!

    Ai Dani! Te juro que se você morasse em POA a sua proposta já estaria aceita! Eu ainda tenho algumas semanas para conseguir um domicílio em POA, torça por mim! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. SENSACIONAL esta é a palavra !!!! o meu parto normal veio depois de muita busca e me sinto privilegiada por ter vivido junto ao maridão este momento .... estou feliz por vc, pelo bb, pela Isis e pelo maridão ... todos vocês só tem a ganhar

    Deus abençõe grandemente toda a sua familia....

    beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone, obrigada, sempre, pelo carinho!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...