Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

O melhor da viagem



As férias acabaram e estamos de volta aos Pampas Gaúchos, a esse pedacinho de sul que aprendemos a chamar de lar. Bom viajar e conhecer novos lugares, formas diferentes de viver e conviver, mas muito bom também reconhecer aquele pedaço de lugar que é seu, que tem seu jeito, seu cheiro, suas coisas, seus momentos de todo dia.

Nestas férias ficamos uma semana em Porto de Galinhas e adoramos. A praia é perfeita para famílias com crianças, pois as pessoas são super hospitaleiras e simpáticas com os pequenos, a praia é calma, com água morna e azul turquesa e tem um centrinho super bem equipado com lojinhas, tapiocarias, barraquinhas, restaurantes e...as galinhas, claro! As galinhas gangola (galinhas da angola em isês) fizeram sucesso. Ficamos na Pousada Aldeia dos Ventos que está super recomendada para famílias: todos muito atenciosos, com serviço de restaurante para aqueles dias sem muita disposição para sair e jantar ou almoçar, com uma área para as crianças brincarem (ajudou muito nos dias de chuva), uma piscina deliciosa e galinhas gangola, que não podem faltar!

Mas de tudo o que vivemos e vimos o que mais ficou marcado na minha memória não foram as belezas das piscinas naturais, nem a aventura no passeio de bugue, nem o aroma e o paladar das castanhas de caju caramelizadas com gergelim, ou da tapioca de carne seca depois da praia. O que fica sempre são aqueles pequenos momentos corriqueiros, repetidos, normais mesmo, sem nada de especiais...

- Acordar juntinho tudo mundo zunto papai e mamãe e isis todos os dias e ouvir um bom dia arreganhado e logo em seguida: piscina?

- Dormir todas as noites juntinhas, ouvindo um bá nôte, vamu tudo mundo naná, receber um cafuné, uma apertadinha nas minhas bochechas seguida de um mamãe godinha, mimosa.

- Escutar você conversar com as galinhas gangola, ouvir você dizer pisinatulais, tapioca, suco de cazá (cajá), fazer castelos na areia bem gandes.

- Tomar banho junto e te ouvir falando que a mamãe tem um cabelinho cumpido, cumpido, enquanto você levanta o meu cabelo e faz um nó daqueles neles.

- Ouvir você gritar a mamãe caiu a piscina sempre que eu pulava (eu pulo desengonçadamente, pois tenho um medo danado de tentar entrar no melhor estilo "ponta" e acabar dando uma barrigada vergonhosa!).

- Ouvir você falar gugulhar (mergulhar), a minha mais nova palavra preferida, ou dizer que está vuando a piscina, quando queria dizer que estava nadando na piscina, ou que tínhamos que cucular (procurar) alguma coisa...

- Nunca pensei que fosse morrer de orgulho ao ouvir um verbo sendo conjugado erroneamente:  a mamãe fazeu me fez dar beijos e mais beijos em sua bochecha!

- Ver a sua faceirice quando encontrava outras crianças na praça ou na praia, a sua simpatia com todos, distribuindo sorrisos e beijinhos por onde passava.

- Ouvir você dizer que a antena de TV/Celular/Rádio próxima da pousada palece o bogô (parece um bongô), ouvir seu bá nôte para as galinhas, para a lua, para a piscina sempre seguido de um até amanhã.

- Ouvir você agradecendo quando recebia alguma coisa de um estranho (bigada) me fez acreditar ainda mais que as crianças aprendem o que ouvem e vêem, com exemplos e não com blá, blá, blá.

- Ouvir você falar pixina no lugar de piscina depois de ouvir as crianças portuguesas falarem.

E eu sempre saio de uma viagem pensando que não importa a idade, elas sempre trazem muita alegria e aprendizado e fazem com que as crianças desenvolvam habilidades que no dia a dia não podem ser exploradas.

Em uma semana foram tantas novas situações, convívios, palavras, paladares! E um tempinho só nosso, sem muitas regras, sem muito horário, sem pressa!

13 comentários:

  1. Oiii..que bom que o passeio foi bem legal,einh!!Morro de vontade de conhecer,deve ser mesmo lindo lá!Acho um amor o jeito que eles falam...é tão bonitinho,née??
    Olha,partilho de uma mesma paixão que a Isis..adoro galinhas "gangolas",hehehe..acho muito bonitinho!!!
    Beijos e uma otima semana p vcs!!!
    ;-D

    ResponderExcluir
  2. E delicia! Mal vejo a hora de ir viajar com a Bia!

    ps: mudei o endereço do blog!

    ResponderExcluir
  3. Oiee... Bem vinda de volta!!! Com muitas novidades da pequena.. que otimo heim.. !!
    Sabe que eu estava falando a mesma coisa.. não importa para onde vamos, nesse momentos percebemos coisas que são corriqueiras mas que passariam batido no meio da rotina!!
    Fico feliz que tenha aproveitado e que a pequena esta mais fofa e tagarela!!!
    Muitos beijinhos em vcs!!!

    ResponderExcluir
  4. Aiii que delícia, nada melhor né?

    O que mais gosto é a parte de domir todo mundo junto no mesmo quarto ficar agarradinho com babye maridão!!
    Ai ai ai...

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nine! Que delícia, heim?
    Mais uma mãe viajante a me encher de vontades. E você foi com a pequena, o que me anima ainda mais...

    Já escrevi isso hoje, mas... vou ali assaltar um banco e já volto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olha q viagem bacana né? Conheço porto de galinhas, fomos pra lá na lua de mel e pretendo voltar com Sophia. Realmente um lugar maravilhoso.
    Fui lendo seu post e pensando: Mãe é mesmo boba de amor pelos nossos pequenos né? Com tanta beleza da natureza, os momentos mais especiais foram os mais simples e com certeza os inesquecíveis.

    Fiquei muito feliz por vc´s! De verdade.

    BJs

    ResponderExcluir
  7. Nine!
    que maravilha de viagem!
    deve ter sido um sonho!
    e que bom que aproveitaram!
    saudades d vc já!
    Bá noitee!!
    hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  8. A delicia das férias é isso né? Estar livre de horários, de rotinas,poder só curtir o filhote e mais nada, muito bom!
    E em Porto de Galinhas imagino ser maravilhoso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que legal Nine! Deve ter sido uma viagem inesquecível!!! E não tem nada melhor do que viajar com a família! Estou doida por uma viagem assim com as crianças!

    Adorei tudo!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia ! esta lembranças ficarão para sempre...mas também ébom voltar pro nosso ninho! Bjs e ótimo retorno !

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Ana! Se você gosta de galinhas gangola tem que conhecer o Porto de Galinhas! Tem de tudo que é tipo! Umas graças! Beijos!

    Oi Mariana! Viajar com os filhos é muito legal, recomendo! Beijos!

    Oi Martha! Voltamos! E você tem razão, a rotina nos atrapalha um pouco e sair dela nos faz poder contemplar melhor os momentos! Beijos!

    Oi Talitah! Eu também amo esta parte, porque em casa, no dia a dia acabo não gostando muito de compartilhar a cama não, mas nas viagens, que são mais relaxantes, eu libero! Beijos!

    Oi Dani! Assim que puderes, passeia com o filhote! Recomendo! E nem precisa ser grandes viagens não, em? Até conhecer um lugar diferente da sua cidade tá valendo! Um dia diferente, esta é a idéia! Beijos!

    Oi Manu! Conhecemos alguns casais em lua de mel lá! A praia é maravilhosa mesmo para as duas coisas! E mãe e bobeira andam juntas, né? Beijos!

    Oi Angi! Obrigada pelo carinho! Beijos!

    Oi Ana! Férias é bom demais! Todos precisam de um tempo de quebra de rotina, né? Recarrega as baterias e faz um bem danado! Beijos!

    Oi Ivana! Foi uma viagem maravilhosa mesmo. Saímos de lá dizendo que foi a melhor que fizemos com a Ísis, proque nesta fase em que ela está é tudo muito gostoso e divertido e ela aproveitou bastante! Viajar com os filhos é preciso! Beijos!

    Betty! Voltei e estu em dívida com você...já te mando um email! Beijos! Nine

    ResponderExcluir
  12. Já falei que se eu pego a Ísis eu esmago ela te tanto apertar????
    Morri de rir!Muito figura!

    ResponderExcluir
  13. olá tudo bem? achei seu Blog muito Lindo e sua bebe tb!!
    vou te seguir e ficarei muito feliz se me seguir tb!
    BjOO

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...