Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

2013: o ano em que eu parei!

Havia rumores de que o mundo acabaria em 2012, mas ele não acabou. E como a Terra continuou girando feito bola lá no céu, eu escrevi um texto de resoluções, sabem?

O interessante em textos e listas de resoluções é que a gente pode visitar as ideias que teve um dia, quando o hoje era ainda o futuro inesperado. E quantas surpresas os desejos revelados podem nos trazer!

Em 27 de dezembro de 2012 eu estava em clima de encerramento de ano com muita esperança pelo 2013 que já se anunciava. Muitas vontades! A maioria eu consegui realizar, vejam só que coisa boa! Outras ainda estão em processo, mas já estão seguindo o rumo certo, o caminho estreito dos sonhos que se tornam realidade! Querem ver?

No final de 2012 eu queria me REENCONTRAR! Quando escrevi isso não sabia bem o que significava. Era um desejo forte, difícil de traduzir em palavras. E em 2013 eu me reencontrei! Creio que somente o período puerperal das minhas duas gravidezes foi tão intenso no encontro comigo mesma, com minhas sombras e luzes! 2013 foi mágico, foi difícil, foi longo, foi solitário, dolorido. Foi verde, cinza e termina multicor!

Eu andei mais, consumi muito menos, mas não consegui manter minha horta no apartamento. A horta vai ficar para 2014!

Continuo ótima em bolos, mas, apesar de fazer algumas receitas de pão, apenas um pão de centeio ficou bom. Os outros ficaram passáveis...Ainda há muito que aprender! Biscoitos ficaram horríveis, devo dizer, e eu descobri que não tenho saco para moldá-los. Ano que vem comprarei forminhas, vamos ver se ajuda!

Eu deixei de consumir refrigerantes, suco de caixinha, vegetais enlatados. Aumentei o consumo de frutas e vegetais orgânicos. Ainda tenho potes de plástico na cozinha, mas eles são poucos e servem para levar o lanche frio nos passeios. Potes de vidro de geleia e molho de tomate são meu novo vício. Só para eu morder mais uma vez a minha língua! (Eu costumava reclamar que a minha mãe guardava esses potes sem nunca usá-los. A diferença é que eu os uso em casa e para presentear! A vida é um eterno retorno com melhorias.)

Aprendi a fazer geleia, requeijão, ricota. Voltei a fazer maionese caseira. Abolimos o leite de vaca de caixinha, mas consumimos iogurte, manteiga e queijo.

Orgulhosamente diminuímos a quantidade de carne consumida e a maioria dos dias da semana já são vegetarianos! Consumimos muito menos industrializados e eu virei expert em refeições completas em 30 minutos! Se cuida Jamie Oliver!

Abri mão da empregada e desisti da babá depois de algumas tentativas frustradas. Mantive o Pedro fora da escola e a Ísis em meio período. Ano que vem, a Ísis sairá da escola (eles querem alfabetizá-la com 5 anos!) e o Pedro se manterá fora dela por mais um ano.

Eu não mudei muito o blog. Descobri que gosto mais de tatuagens na pele do que de brincos na orelha. Descobri também que gosto mais de piercing no nariz do que de colar no pescoço. Preciso recolocar o meu, que caiu quando o Pedro ainda era recém nascido.

Faz 1 mês que voltei a fazer atividade física regular! E que bem ela me fez! Melhorou a dor nas costas, a disposição!

Não revi a família tanto quanto gostaria, mas reencontrei amigas queridas.

2013 foi o ao de sair da teoria e de dar o primeiro passo rumo à mudança de realidade. Foi o ano de dar valor ao menos, ao silêncio. Dar valor ao hoje. Hoje é o que eu tenho, o resto, ou é passado, ou ainda não chegou, é ilusão!

E em 2014? O que será que ele me reserva?

Eu só tenho 1 desejo para 2014: a cada dia, em cada ato, em cada palavra, fazer com que o meu tempo aqui valha à pena!

E vocês? Já pensaram qual a realidade que vocês querem para o próximo ano?




8 comentários:

  1. Menina, preciso dessas receitas completas de 3 minutos.
    Também tive a sensação de parar em 2013. Parei para embalar, alimentar e fazer crescer a minha pequena abehinha que chegou em Março deste ano. Fiz algumas mudanças do tipo eliminar os plásticos, as caixinhas e enlatados e pagar a língua usando potes de geléia e molhos - e tb sempre critiquei a minha mãe por fazê-lo. É... o amadurecimento e a maternidade nos faz perceber como elas são sábias!
    Adorei o post e me identifiquei em muitos aspectos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Opi Matoaka! Seja bem vinda! As receitas de 30 minutos vou ficar devendo por enquanto, quem sabe no ano que vem? Parar para embalar, ai que delícia que é! E que encontro cnsigo mesma vc deve ter tido neste ano que está chegando ao fim! Beijos para vc e sua família!

      Excluir
  2. (Não comentei nos post anteriores, mas li e me cocei para comentar, mas to lendo sempre correndo ou do celular.. desculpa!!!)
    Mas... &*¨%¨%$ Juro que a vontade foi de dizer um palavrão (e eu disse) no tanto que seu post mexeu comigo.. no tanto que sinto, que grito, que quero mudar, que quero fazer diferente para sentir diferente... Mas não me mexo!
    E ver que da certo, que a gente muda o mundo sim, pelo menos o que está a nossa volta, se começarmos pela mudança em nós mesmos, em nossa família e no que nos cerca.
    Percebi que eu realmente vivo num mundo paralelo aos que vivem do meu lado (principalmente no período comercial, saca?!), pq eu acredito em coisas completamente diferentes.. acredito que a gente possa ser feliz, que a gente não precisa de metade das coisas que a gente achar que acredita e que fazer tudo igual a todo mundo é um saco...
    ... Só preciso colocar em pratica! E é tão difícil. É tão mais comodo deixar como está e ir levando... e ir vendo a vida passar.
    Mas ver que pode ser diferente, que dá certo, é uma esperança que eu precisava muito nesse fim de ano em que conto os dias para ver 2013 pelas costas...
    Falei um monte... mas fiquei muito, muito orgulhosa por suas mudanças e pelas mudanças que vc provoca em quem esta a sua volta, mesmo que a muitos bytes de distancia. E que 2014 seja de consolidação de tudo isso e de muita, muita felicidade!!!

    Ah.. e por favor.. compartilha essa coisa de refeição completa em 30 minutos.. pq ó... ta aí por onde quero começar... rsrsrsrs

    Bj muito, muito grande em vcs!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martha! Sua fofa! O querer, o desejar é sempre o primeiro passo rumo a uma nova realidade! Espero que vc consiga mudar ao menos um pouquinho da sua, para que ela seja o mais próxima possível do seu ideal! Olha, 2 pedidos de receitas em 30 minutos! Vamos ver se consigo organizar alguma postagem no ano que vem. Obrigada pelo carinho de sempre, vc foi muito importante para mim neste ano turbulento que passei (passamos). Grande beijo em vc e na sua família linda!

      Excluir
  3. Nine é muito bom ler relatos onde a vida caminhou exatamente para o rumo que gostaríamos, eu ainda me sinto reflexiva com o rumo daqui ....

    linda a foto ! linda família !

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Si! Mas ó, a vida não seguiu exatamente para o rumo que eu gostaria, e foi justamente por isso que eu fiquei muito reflexiva, também, sobre o sentido da vida neste ano. E mudanças são necessárias sempre que algo nos deixa pouco a vontade com a vida que levamos. E esse trilhar - sair de onde se está para onde se (acha que) quer chegar é bem difícil, né? Obrigada pelo carinho! Beijos em vcs tb!

      Excluir
  4. Nine, dar o primeiro passo em direção à prática, tendo em mente uma teoria tão libertadora e potente (como eu sei que é) é muito, muito mesmo! Acho lindo o movimento que você está fazendo e isso me inspira muito também. Sei que não é nada fácil, pelo contrário. Mas é genial quando uma pessoa se permite SER, né? Se já não fosse bacana por tudo isso, seria ainda um belo exemplo pros seus filhos (sobre o que vale a pena nessa vida) e um atestado inconteste de amor incondicional por eles.

    Pena estarmos tão longe fisicamente. ! ;)

    Amei essa foto da família.

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Natalie! Sem dúvida é um caminho tortuoso, mas é um caminho potente, real, como vc disse. E um atestado de amor a mim mesma, para além do atestado de amor aos filhos. Acho que ensiná-los a SEREM é o melhor que eu posso fazer como mãe, mas para isso EU preciso SER tb, né? Beijos, lindona!

      Excluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...