Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tu és Pedro...



Eu não sou uma pessoa religiosa, já fui mais há uma década atrás. Desde que entrei para as aulas de catecismo que meu santo não bateu com os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana...muitos dogmas e tradições que remontam um tempo que não existe mais. Mas eu acredito em Deus e durante muito tempo me considerei cristã, espírita. Hoje não sou uma coisa nem outra, apesar das duas denominações e todos os bons ensinamentos que elas trazem serem muito importantes no meu dia a dia.

Aos vinte e poucos anos eu li um livro maravilhoso chamado "Paulo e Estevão", de Emmanuel, psicografado pelo maravilhoso Chico Xavier. Durante a leitura um personagem, que não era o principal, me chamou a atenção: ele era Pedro, o apóstolo. Eu me lembrei das palavras do catecismo: tu és Pedro e sobre esta pedra erguirei minha Igreja. Como eu disse, não era católica (o livro também não é!), mas havia feito catecismo e tem coisas que ficam guardadas na nossa mente. Depois desse livro, esse nome, Pedro, não me saiu do pensamento e registrei que se tivesse um filho um dia colocaria este nome nele.

Mais de dez anos depois cá estou eu com meu Pedro...

E Pedro me ensinou muitas coisas e de certa forma tem sido a pedra fundamental sobre a qual eu estou construindo uma maternidade mais tranquila, ainda mais consciente do que da primeira vez, muito mais cheia de contemplação e instinto e muito menos carregada de preocupações.

Li no Super Duper algo parecido e repito aqui a idéia da Anne: não sei se o Pedro é mais tranquilo porque eu sou mais tranquila, sigo mais meus instintos maternos e busco informação em fontes que falam diretamente ao meu coração e a minha razão, ou se eu sou tudo isso porque ele, meu filhote de recém completados dois meses, nasceu assim: risonho, contemplativo, calmo. É como na história da galinha e do ovo.

E alguém me perguntou se é a mesma coisa o primeiro e o segundo filho e eu me vejo obrigada a citar a Anne novamente: a intensidade do amor é a mesma, porém são amores diferentes. Eu jamais poderia dizer se amo mais um que outro, para mim isso não existe, mas cada um tem sua especialidade dentro do meu coração, sem que qualquer deles seja mais do que outro.

A minha primogênita (e creio que todos são assim) sempre vai ser especial para mim porque foi a primeira, com ela eu vivi tudo de maneira mais intensa e foi ela a grande responsável por eu ter me tornado a mãe que sou hoje. E eu me orgulho muito da mãe que me tornei, pois houve um tempo em que não saberia dizer se seria ou não uma mãe da qual me orgulharia.

E o meu caçula  (e creio que todos são assim) veio com a especialidade de me permitir maternar com mais tranquilidade, com menos medo de errar, além de ser um instrumento de segunda chance em vários aspectos! O parto foi um deles, a amamentação está sendo outro momento revivido com mais sabedoria (mas não menos cansaço, há!).

E a junção dos dois tem me feito exercitar o desprendimento, a paciência em graus nunca antes vividos, a sabedoria, a resiliência, a honestidade e a generosidade. E o famoso "se vira nos 30!".

- Pedro não conhece a Xuxa mas é chegado numa festa do "estica e puxa" nos meus peitos!
- Pedro é amamentado a livre demanda, o que para ele pode ser a cada 2 horas ou 2 minutos. Só tomou leite materno desde que nasceu (e lambeu o dedo indicador da irmã todo lambuzado de chocolate no domingo e Páscoa, sem que eu visse!) e engorda a olhos vistos.
- Pedro, assim como Ísis, tem seu momento "loucurinha" a noite. Fica irritado e não segue o mesmo padrão do dia. Para acalmar rola de tudo: banho, massagem, máquina de lavar louças (não o ponho lá dentro, que fique claro!), secador de cabelos, balanço, barulho, silêncio e colo, sempre colo, de preferência o meu.
- ele tomou suas primeiras vacinas ontem, atrasadas, segundo a atendente do posto de saúde, que me fez fazer um escândalo porque não queria deixar furarem meu pequeno 3 vezes de uma vez só! Consegui que furassem duas e devo voltar em 15 dias para aplica a outra... Quem inventou esse calendário de vacinação não teve que levar os filhos para vacinar, né? Por que colocar duas injeções juntas, me explica?
- ele ainda está no esquema mama e faz coco...
- ele é bem molinho, não gosta de firmar as pernas e o pescoço, e se colocado de bruços nem tenta erguê-lo, o que gera brincadeiras internas sobre o fato dele ter nascido de 41 semanas.
- ele odeia roupas, chora sentido sempre que precisa colocá-las, o que somado ao item anterior gera brincadeiras inernas sobre o fato dele não ser gaúcho, mas sim natural de um certo estado do nordeste, do qual gosto muito!
- ele adora ver a irmã, mas se irrita quando ela fala muito alto, logo faz beicinho e chora.
- ele ri para tudo e para todos e ama o trocador, é o lugar onde ele mais tempo fica sozinho sem chorar.
- ele acorda de madrugada e em pelo menos um das 3 acordadas ele não quer dormir, o que me permite ver e rever capítulos de séries como Law & Order, Grim, House, Mestres Cervejeiros...
- ele baba, faz o gugu dadá e dá gargalhadas enquanto dorme!
- ele tem sensor de altidude, de balanço e reconhece o som que as tábuas fazem ao nos dirigirmos ao seu quarto, porque sempre que tentamos colocar ele no berço, ao chegarmos no corredor, abre os olhos!

13 comentários:

  1. Nine.... morri aqui...de amor, claro!!!
    Com a foto (fofo é pouco!) e com a descrição do pequeno caçula da familia!
    Imagino a intensidade dessa relação e desse amor que envolve ser mãe de dois... não, na verdade não imagino... mas senti muito bem nas suas palavras, viu!!!
    Bj grande em vcs!
    (segredo: ai que vontade de ter outro logo!!!! rsrsrsr)

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo! Olha que quase dá vontade de ter outro (quase, que fique claro). Saudade dá sim, que delícia essa fase né?! E quanto a amamentar, nessa época as conchas me ajudaram muito, e livre demanda é isso aí mesmo, mas logo se estabiliza. Beijos e tudo de bom para essa familia linda! Bia

    ResponderExcluir
  3. Quero ser mãe pela segunda vez para ver como é!
    Sem dúvida deve ser mais tranquilo!
    Brincadeiras internas toda familia tem! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pedro é lindo demais! Já estou com muita vontade ter outro filho (a louca!:-D) e teu relato me deu mais vontade ainda. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Mais como ja esta lindão este menino !!!!

    Sabe que minha mãe sempre disse isso sobre amar filhos de forma diferente ... confesso que só vou entender quando tiver o segundinho !!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Amado demais!!! Fofo, querido! Parabéns! Força!!! O André começou a dormir a noite toda agora que está com 7 meses...antes também ligava a TV para assistir um pouquinho e tentar não dormir em pé! Hehehehe!!! Quero foto dos maninhos juntinhos hehehehe!!!! A Ísis deve estar enorme! beijos, com carinho!

    ResponderExcluir
  7. Que delicia de texto!
    Mas mais gostoso é o Pedro com essa carinha de bravo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. janine q coisa mais linda q é o pedro.... parabens pra vc o dani e a isis q está uma moçinha neh... q coisa mais linda tb, e q grandona q está.
    qndo vieram pra cá me da uma avisadinha adoraria ve-los... beijos e todos saudades

    ResponderExcluir
  9. Oi, Queridos !
    Vim matar a saudade desse quarteto fantástico- a insônia ás vezes é uma bênção !!!
    Adorei ver a carinha do Pedro, um príncipe !
    Bjs carinhosos , Betty

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de convidá-la a participar de uma blogagem coletiva que estou propondo em meu blog em homenagem ao dia das mães. Passe por lá e confira. Adoraria ter você participando dessa blogagem!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  11. Coisa fofa!!! =D
    Quero tanto ter outro filho (e que seja planejado, para começar), porque tenho certeza que muitas e muitas coisas mesmo serão diferentes!!!

    Fala sério, tem coisa mais gostosa que ver esse desenvolvimento de pessoas que a gente ama tanto?
    Não é à toa que ser mãe vicia!

    ResponderExcluir
  12. Ai Nine, que lindo o Pedro!! Parabéns flor!!
    Beijõessss
    http://antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nhóin...que fofo!!!!! Demorei, mas cheguei por aqui! Quanta coisa linda, quantos escritos perdi! Saudade daqui e muito feliz por você querida, família linda!

    bjo grande!

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...