Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mais, menos, melhor, pior, culpa, não culpa



Estou gostando muito dos textos que estou lendo esta semana. O que eu acho uma pena é que não possamos sentar num boteco animado, pedir umas biritas (quem bebe), uns sucos naturais (quem não bebe), umas guloseimas de boteco e colocar tudo no diálogo, sem os meandros e mal entendidos da palavra escrita. Porque ao vivo, se a pessoa não te entendeu, você tem a chance de explicar logo.

O problema de textos sobre maneiras de se cuidar dos filhos é que tendemos a polarizar tudo que está escrito e a ver quem escreve como um juiz de nossos próprios atos, ainda mais se o que a pessoa descreve como melhor, mais, não é bem o que fazemos em casa. Problema maior é se esse texto vem de outra mãe. Desastre na certa se temos uma culpinha ali, um assunto mal resolvido acolá.

Quando comecei a ler os blogs sobre maternidade eu era bem mãezinha, tadinha de mim! Na minha ingenuidade eu achava que tinha que ser cuidada na gravidez, que os outros decidissem por mim porque eu já estava ocupada demais em gerar o meu bebê. Eu entraria fácil fácil para o esquema cesárea agendada, leite artificial, chorar até dormir, colo não, embalo não (tá, esses eu ainda fiz um pouquinho), esquema militar de rotina para um bebê recém nascido (esse eu entrei de cabeça).

Daí eu comecei a ler sobre partos, não partos. Nossa! Que ridículo! As pessoas brigam por isso? Cada um na sua, vai. Amamentar, leite artificial? Nossa, nunca mamei e tô aqui, viva e saudável. Sobrevivi! :) E assim por diante.

Mas os textos borbulhavam em mim, linkavam, mostravam artigos, livros, depoimentos. E a informação abriu o véu sobre meus olhos. E um maravilhoso mundo novo, apesar de solitário, ao menos na vida real, se abriu para mim. E eu cresci, e mudei, e aprendi e tenho a chance de trabalhar culpas, sombras e aspectos da minha vida pessoal que teriam ficado largados enquanto eu sorriria para o mundo que me chamava de mãezinha!

E a filha nasceu, mamou, cresceu e vieram outros aspectos para se trabalhar. O cuidado, a alimentação, a atenção, o apego, a disciplina. Mas agora eu já estava sem o véu. E tudo ficou mais DIFÍCIL. E eu concluí no início da minha maternidade de dois que ser mãe é a coisa mais difícil da vida toda, de toda vida (já disse isso antes, eu sei)!

Não raras vezes eu quis bater a porta da responsabilidade às minhas costas e sair correndo, de preferência com marido, para uma praia deserta e que alguém, por favor, me desse aquela pílula que faz a gente esquecer tudo! Porque ir para uma praia deserta só com marido mas lembrando que os filhos ficaram em algum lugar, não é divertimento, né? Não nessa minha fase atual. Um dia será, mas não hoje.

Ter sob sua responsabilidade seres em formação é de uma carga tamanha que com certeza faz fraquejar qualquer um. Eu fraquejo todo dia! E é aí, nessa fraqueza, que mora o perigo, o perigo de delegar a outros uma responsabilidade que é minha (e do pai).

(Só a frase acima já me faz pensar muito e há pouco tempo ela vem ganhando variações. A responsabilidade da criação dos filhos é sim, em primeira instância, dos pais, mas também existe, ou deveria existir, uma responsabilidade que é da coletividade, tenha essa coletividade filhos ou não, queira-os essa coletividade, ou não. Mas isso fica para depois, outro momento, se um dia conseguir tempo para escrever.)

Obviamente não estou falando que não podemos aliviar a carga com a ajuda de outras pessoas, mas não podemos nos iludir: a responsabilidade de toda e qualquer coisa que aconteça com seu filho, é sua, é da mãe E do pai dos bacuri. Ainda mais se o resultado esperado não for satisfatório. Todos perguntarão: e onde estava a mãe desse menino/menina? Quase ninguém pergunta pelo pai, avó, tio, pediatra, professora, aiai.

Então, arregacemos as mangas, respiremos fundo e sigamos juntas, ainda que por caminhos diferentes!





8 comentários:

  1. To sumidinha... total, né?!
    Mas, cara.. adoro esses textos.. esses que mexem comigo... esses que me tiram do lugar comum e que me fazem deixar de ser mãezinha (juro que odeio quem me chama assim!!!) e tbm dou grande credito disso a blogsfera e a blogs e pessoas como vc...
    Acho que a discussão, re-discussão, tre-discussão... é tão valida... mesmo se não é 100% para mim, ou se não consigo aplicar 100%... e principalmente se não vivo dessa forma... que me fazem pensar e refletir, pegar o que é bom, o que me cabe, tentar digerir o resto e melhorar como mãe e pessoa.
    Acho que é um período tão intenso.. e ao mesmo tempo tão curto que temos que dedicar a essa condição.. que temos que fazer da melhor forma que pudermos.. e se pudermos viver isso junto e não com toda a carga por cima dos ombros da 'mãezinha' seria uma grande evolução!!!
    Mesmo não "discutindo" os temas mais complexos da maternidade no blog ultimamente, eles continuam latejando na cabeça a cada texto que leio.. e vou quebrando meus paradigmas e conceitos... quem dera a coletividade fizesse isso tbm!!!
    (saudades de blogar de verdade rsrsrs)

    Bj grande em vcs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Martha, temos todos que repensar essa forma de lidarmos com os assuntos relacionados com a maternidade, rever nossa perspectiva diante de temas importantes e controversos! Bjos!

      Excluir
  2. Oi, Nine !
    Já disse Antonio Jacinto Mathias "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança"...tem um texto super legal, não sei se você já leu ...
    .http://www.fundacaoitausocial.org.br/_arquivosestaticos/FIS/pdf/preciso_uma_aldeia_inteira_para_educar_uma_crianca.pdf.Bjs ! Betty

    ResponderExcluir
  3. Oi, Betty! Não conheço esse texto, mas conheço bem essa frase. Ela tem feito muito sentido para mim. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que disse quase a mesma coisa que você em meu blog , só que você soube explicar melhor rsrs :P
    Eu adorei seu blog, estou acompanhando Ok (:
    Grande Beijo , fiquem bem :*

    Rebeccaabordo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kaah! Muito obrigada pelo carinho! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nine quanto tempo ! espero que vc apesar de atarefada nunca perca a vontade de escrever pq seus textos são incríveis.

    Eu topo a gelada no boteco com muito aperitivo pq o assunto vai longe rsrsrs

    Sobre "delegar" eu também acho que o caminho não é por aí, mas eu confesso que acho sim que as crianças são responsabilidade de "todos" .... se você olhar o histórico das famílias ao longo dos anos exemplo numa tribo indígena, as crianças era responsabilidades de uma comunidade .... parei uma porção de vez enquanto escrevia este comentário e nem sei se consegui passar o que tentei .... mas é mais ou menos isso aí rsrsrsrs

    bju em vc e nos pimpolhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Si! Vc é sempre muito carinhosa! Eu concordo com vc sobre o delegar, ando pensando muito nesse compromisso da coletividade com a educação das crianças, suas e alheias. Antes dizíamos que não nos interessava como o outro educava os filhos, agora isso é uma falácia, já que todos vivemos em sociedade, e em realidade eu me importo - e muito - sobre como os outros educam os seus, quase tanto quanto eu me importo com a educação dos meus! Beijos!

      Excluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...