Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

E o desfralde?

Obrigada mais uma vez por todo o carinho na postagem anterior. Não foi fácil não, mas passamos por aquilo sem maiores sequelas. Foi muito bom receber a ajuda de vocês. Ainda quero escrever sobre isso, porque algumas mães se mostraram preocupadas no caso de decidirem ter o segundo filho, e, apesar de sabermos que cada criança reage de maneira diferente, sei que posso ajudar algumas com um pouco do que passei e aprendi com esse processo.

Mas agora, vamos ao desfralde!

...

Primeiro: repararam no tamanho dela? A minha pequena Ísis já não é mais tão pequena assim...nem completou 3 anos ainda mas já tem altura e corpo de 4-5 anos...Isso não ajudou nas fraldas, já que ela chegou ao último número já no ano passado!

Eu sempre tive receio do desfralde e a Ísis sempre amou as fraldas dela, então a minha tática foi ler tudo que podia sobre o assunto e esperar que ela desse os famosos sinais de que estava pronta para o desfralde. Mas, ela só começou a demonstrar que estava pronta para mais este passo no final do ano passado, em dezembro, quando esquentou aqui no sul do sul...e nesta fase eu estava imensa da gravidez do Pedro e tendo pesadelos de que a qualquer esforço poderia tê-lo ali no quintal da minha casa...achei melhor esperar.

Então fomos para POA aguardar o Pedro e lá, no calor e no AP de piso frio nos empolgamos para comprar um redutor de assento e fazermos um test drive. Tal teste se mostrou improdutivo...ela pedia para ir ao banheiro, mas era só de brincadeira, pilantragem das grandes, ficava lá rindo e conversando, cantando até que dizia que já tinha feito, queria dar a descarga e lavar as mãos. Não rolou nenhum xixi.

Depois disso veio o nascimento do irmão, o retorno para SVP, a difícil adaptação inicial...deixamos de lado o desfralde e eu já estava conformada em passar mais um ano com troca de fraldas em linha de produção.

Até que, no final de fevereiro, percebemos que ela estava pronta para ser desfraldada pelas próprias fraldas dela, que já não seguravam mais o xixi e o coco. Procuramos um pinico que se parecesse com o vaso sanitário, mas que não fosse uma escola de samba ambulante, cheio de luzes, brilhos, fantasias e músicas (nada contra, mas não faz o meu tipo gastar mais de 200 dinheiros num negócio que vai armazenar xixi e coco por pouco tempo).

Por sorte a Ísis está apaixonada pelos smurfs (apresentei os desenhos antigos a ela) e foi fácil escolher um pinico azul e branco, que ela disse que era da smurfete!

Aguardamos uma semana pela chegada do troninho. Enquanto isso compramos calcinhas e fomos conversando sobre quando o pinico chegasse.

No dia em que ele chegou ela ficou muito empolgada! Faceira que só! Tiramos a fralda, colocamos a calcinha, tirei muitas fotos dela e o primeiro xixi saiu no pinico no mesmo dia! Um orgulho, uma emoção! Mas...

Sempe tem um mas...os dois dias seguintes ela não usou o pinico, se recusou veementemente a sentar ali, e também não queria mais usar a fralda! Foi um horror! Ela ficou muito nervosa porque sentia vontade de fazer xixi e coco mas não fazia no pinico, nem na calcinha, nem na grama e nem na fralda! Fiquei com receio de que tivesse forçando uma situação, dentre todas as outras que já estávamos vivenciando, e voltei atrás. Voltamos com as fraldas durante o dia por 4 dias e depois passamos a retirar as fraldas apenas na parte da tarde, depois que ela fazia coco nas fraldas (tinha medo de que ela ficasse constipada porque eu sofri muito na infância e adolescência com isso!). Ficamos nessa fase por mais ou menos uma semana depois da chegada do pinico.

E um belo dia ela me pediu para tirar as fraldas após o almoço (antes do coco) porque estava machucando. Eu concordei entre surpresa e receosa, mas disse que ela só poderia ficar sem as fraldas se usasse o pinico e me avisasse quando quisesse fazer xixi e coco. Ela concordou e desde aquele dia passamos a deixá-la sem fraldas durante todo o dia (usamos apenas a noite para ela dormir).

O coco no pinico veio no dia seguinte. Ela estranhou um pouco a posição sentada (porque ela fazia de pé), mas logo relaxou e conseguiu fazer. Mais um orgulho para a mamãe aqui!

Desde então estamos com total sucesso com o pinico. Agora ela já pede para a gente sair quando ela vai fazer coco e adora ficar lá sentadinha lendo um livrinho! Ela também está apaixonada pelas suas obras! Sempre olha o "xixi amarelinho do piu piu" e o "coco marrom de chocolate". E faz festa (a gente também), dá tchau, descarga e lava as mãos. Sucesso total!

 O porém ainda está quando saimos de casa por períodos longos, porque ela não faz no vaso sanitário nem de casa, quanto mais na rua! Então, se vamos passar um bom período fora colocamos fralda nela, o que gera alguma confusão de vez em quando, pois ao ter vontade ela quase sempre pergunta "eu tô de fraldinha?"

E o que foi feito?

- Nunca, jamais (ao menos não sob as minhas vistas!) foi dito que ela precisava deixar as fraldas porque já estava "grande", "mocinha", que não era mais bebê, etc... Sempre conversei com ela explicando que era a evolução natural das coisas: quando nascemos usamos fraldas, depois aprendemos a usar o pinico para então passarmos ao vaso sanitário. Claro que isso chama-se crescer, mas nunca enfatizei tal fato, procurei falar das calcinhas, que ela passaria a usar como a mamãe. Um dia o pediatra disse exatamente o que eu não queria que fosse dito e levou um cortaço meu! Coitado! Mas sou assim mesmo, defendo com unhas e dentes o que eu acredito ser o melhor para os meus filhos!
- Voltei atrás quando percebi problemas a vista! Não tive medo e não me arrependi, foi o melhor no momento.
- Não tirei totalmente a fralda, ela ainda usa para sair e dormir. Pode gerar alguma confusão, é verdade, mas evita um monte de vazamentos desnecessários e cansativos. Para mim está muito bem.
-  E o mais importante: só funciona se a criança quer...se ela não quer ou não está pronta, melhor esquecer porque vai ser estressante e talvez traumatizante. Só quando ela me pediu para ficar sem fraldas foi que ela se comprometeu de fato com o pinico.

E vazamentos acontecem? Sim, mas são raros, e normalmente ocorrem um pouco na calcinha e o restante no pinico, porque tem vezes que ela se segura (quando está brincando e a gente esquece de lembrá-la de que ela está de calcinhas e precisa avisar para ir ao pinico). Coco foram todos no pinico!

Para quem está na minha situação atual, chegada de um irmão e possível desfralde do mais velho, acho que vale a pena não criar expectativas. Vale a pena tentar sim, mas meu conselho é de voltar atrás se necessário. Sempre!

8 comentários:

  1. estava pensando nisso hoje! desfraldar meus dois filhos foi mais fácil do que imaginei... e eu super preocupada. o segredo é esperar a hora certa mesmo e estar atenta aos sinais...
    beijoca

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine... bom saber de vcs.. e melhor com uma noticia tão boa!!!
    Fiquei enlouquecida com o tamanho da Ísis...ai ai... tah muito linda!!!

    Então... já pensamos em começar o processo do desfralde algumas vezes lá em casa, Laís deu alguns sinais.. poucos... mas estou indo com calma tbm!!! Ela já tem o penico, basiquinho e rosa, e tentamos estimular a coisa toda... mas por enquanto só como foi aí.. com brincadeiras... Como mes q vem estou de ferias, quero tentar de novo.. estimular, ver qual vai ser a aceitação dela, se não der.. esperar.... vou pegar cada dica, pq tenho real pânico da coisa!!

    No final vc disse sobre os cuidados com o pequeno e o processo de desfralde juntos..cheguei a rir.. pq um dos motivos para eu esperar mais um pouco, foi justamente esses.. !!!

    Bj grande em vcs!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que está ocorrendo tudo dentro da normalidade!!!
    Por aqui ainda estamos entrando no processo de tirar o bico e a mamadeira... depois pensaremos na fralda!
    Por enquanto ela já está familiarizada com o vaso, dá tchau e até pede para sentar, mas fazer o xixi mesmo, não!

    Ela começou a sentar para fazer o cocô, o que eu achei ótimo! E bom,ela nunca gostou da fralda! hehe

    =D

    ResponderExcluir
  4. ta no caminho certo! vai com calma. quando tiver de ser, será. om eu filho tambem passou por esse processo de perguntar se ta de fralda ou de cueca, mas deu tudo certo, NO TEMPO DELE. agora nem usa mais o penico, faz tudo no vaso com redutor. Compramos um acolchoado sem alças ou anteparos pra pipi e deu super certo. O problema eh que a outra ta querendo desfraldar tambem, me faz tirar a roupa toda dela pra sentar no penico e nao faz nada... safada, e eu no meio da gravidez, mereço, ne?

    ResponderExcluir
  5. Oieeee.tudo bom??? O desfralde aqui foi rapidinho...mas tivemos que lidar com um xixi fujão no meio da noite por longos meses..kkkkkkkkkk..Ainda bem que depois deu tudo certo,faz parte..rss..Quer dizer que vcs vão a Colonia com as malinhas??vão amar a cidade,é divina...Tem mais posts sobre a cidade,espero que as dicas sejam uteis!!Bjão e otima semana!! :)

    ResponderExcluir
  6. Acho que o desfralde é uma fase bem engraçada. Eu comecei toda a preparação com a Bia, quando ela tinha por volta de 1 ano e 6 meses, apresentar o penico, avisar quando EU ia fazer xixi explicando o que estava acontecendo, para ela ficar familiarizada com todo aquele ambiente. Com 2 anos comecei a desfraldar para valer, e foi tão rápido tanto diuno quanto noturno que hoje ela está totalmente desfraldada e eu sinto SAUDADES! haha

    Sabe que concordo plenamente com o lance do penico. Sei lá, penico é penico, fim. Não importa o valor a função será a mesma, então pra que gastar absurdos com um? Não será as luzinhas e a música que fará seu filho usar! rs


    Beijos

    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine,
    que bom ler esse post! Ísis está realmente enorme e linda.
    Que bom que está tudo correndo bem no desfralde. Você tem bastante sensibilidade, e a Ísis já já larga a fralda de vez.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ísis, é a vovó. Hoje é seu aniversário, 3 aninhos. Como você está linda de calcinha, cresceu e agora já usa calcinha igual a mamãe.
    Amanhã nós vamos te ligar para cantar Parabéns a Você...hoje já está tarde e a vovö se perdeu no dia achando que hoje seria 27. Mas quis escrever no seu Blog para ficar registrado para quando souberes ler ou a mamãe lerá pra ti.
    Feliz Aniversário. Você é uma menina muito linda e muito amada por todos. Beijos da vovó, do vovô, da tia Ari, da tia Mari e do priminho Vini.

    ResponderExcluir

Fale sobre você...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...